O gaúcho César Ramos (BMP Proar), destaque no início da temporada do Campeonato Italiano de Fórmula Renault, confirmou hoje sua participação em duas rodadas do Campeonato Europeu da categoria. As datas, porém, ainda não estão confirmadas, mas o entusiasmo do piloto de Novo Hamburgo é crescente. “Serão quatro corridas, já que o Europeu é disputado no mesmo formato do Italiano, ou seja, em rodadas duplas. Já será uma aclimatação ao campeonato que eu pretendo disputar em 2008”, vibrou César Ramos.
Neste final de semana, César Ramos estará acompanhando sua equipe na abertura do Europeu, que está acontecendo no famoso Autódromo de Zolder, na Bélgica. Felipe Lapenna, o outro brasileiro da equipe, está disputando a prova e Ramos foi convidado a acompanhar de perto as atividades. “Por razões internas na equipe, ainda não sei quais etapas eu disputarei, mas estou desde já bastante ansioso. Se o Italiano já é um evento extremamente disputado, imaginem o Europeu?”, exclama César Ramos, que em sua primeira prova na categoria obteve um 8º lugar entre 38 competidores.
Além da extrema satisfação em acompanhar sua equipe na Bélgica, César Ramos foi apontado pela prestigiada revista italiana Autosprint, uma das melhores publicações de automobilismo do mundo, como um dos 10 pilotos em atividade na Itália a serem observados nesta temporada. “Só aparecer na Autosprint já é algo fantástico. Ter sido apontado nesta lista era inimaginável para mim, que estou apenas em meu primeiro ano no automobilismo”, festejou o piloto BMP Proar, que até o ano passado competia no kartismo do Brasil, onde foi duas vezes Campeão Brasileiro.
E como a semana foi cheia de boas novidades, o gaúcho recebeu mais uma. Através de sua equipe, a BMV Minardi, César Ramos obteve uma vaga na Formula Medicine, uma clínica italiana que atende pilotos de Fórmula 1 desde 1989. A Formula Medicine tem um departamento especializado em preparar fisicamente pilotos de competições automobilísticas e dentre seus clientes atuais constam Fernando Alonso, Alexander Wurz e Giancarlo Fisichella. “Cada piloto é analisado por cinco dias e, de acordo com seu tipo físico, recebe um programa de condicionamento para melhorar ainda mais sua preparação. Durante o ano o piloto ainda faz outras duas avaliações para ver se esta preparação está sendo feita de acordo com o cronograma”, contou César Ramos. Obter uma vaga nesta academia é algo extremamente difícil, dado o enorme número de pilotos atendidos atualmente, cerca de 350 de todos os segmentos do automobilismo mundial, representantes de 30 diferentes países. Dentre seus clientes também constaram ou constam as equipes March, Ferrari e Minardi em um passado recente e Toyota, Renault e Super Aguri atualmente.