Talvez pouca gente no kartismo conheça Claudionor Gonçalves dos Santos, mas se perguntarem pelo preparador Claudinho, certamente todos sabem quem é.
Aos 46 anos, 23 deles dedicados ao kartismo, Claudinho é proprietário e chefe da equipe Claudinho Racing, e neste ano vem mostrando todo o potencial que a equipe tem para oferecer aos pilotos.
O principal componente da equipe, o paulista Matheus Jacques, da categoria Cadete, acaba de ser consagrado campeão do primeiro turno da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, e parte em busca do título do certame. Além disso, é terceiro colocado no Campeonato Nova Schin, e foi o pole-position do 44º Campeonato Brasileiro de Kart.
O libanês Rubens Bouchabke, da Mirim, vem ao Brasil poucas vezes por ano, mas sempre realiza as provas sob a tutela de Claudinho. Em 2008, foi quarto colocado no GP Brasil de Kart, e recentemente, em sua mais recente passagem por pistas brasileiras, venceu a quinta etapa do Campeonato Nova Schin.
Lucas Annuza, o mais novo integrante da equipe, já vem mostrando grande evolução, com boas apresentações na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e Campeonato Nova Schin.
Ao lado de outras tradicionais equipes do kartismo nacional, a Claudinho Racing vem se tornando uma especialista no acerto dos chamados “chassis pequenos”, onde os ajustes mecânicos são muito limitados, e vale muito a experiência do preparador. Além disso, a forte parceria com a fábrica Kart Mini também gera resultados importantes.
Mas quem pensa que a Claudinho Racing trabalha apenas com Cadetes e Mirins, está enganado. Claudinho tem em seu currículo nada menos que seis títulos paulistas, cinco brasileiros e um sul-americano com um dos maiores ídolos do automobilismo brasileiro, Rubens Barrichello.
E o próprio Barrichello fez questão de atestar isso através de um depoimento: “Claudinho, você foi peça fundamental no meu desenvolvimento como piloto. Trabalhamos juntos desde muito cedo, e éramos somente eu e você em 1988. Ainda éramos muito novos, mas conseguimos tanto o Campeonato Brasileiro quanto o Paulista naquele ano. Parabéns por tudo que vem fazendo e pelos pilotos novos que você vem ensinando. O Brasil precisa desta sua ajuda. Do seu sempre piloto, Rubinho.”
Além de Barrichello, outros grandes pilotos passaram pelas mãos de Claudinho, o que comprova sua competência também com os karts “grandes” e motores de 125 cilindradas.
A equipe Claudinho Racing está sediada dentro do Kartódromo Internacional Granja Viana, e em breve lançará um site para mostrar toda a história da equipe e do preparador.