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16/04/2009 17:01

CNK, com Felipe Giaffone, testou novos pneus da MG. Objetivo é baixar custos

Fonte: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA/ CNK


Foto: Divulgação

Novo pneu após 25 voltas no circuito número 4 da Granja Viana


A Comissão Nacional de Kart já avaliou a primeira proposta da empresa MG Pneus em busca de soluções mais econômicas para a prática do kartismo. Felipe Giaffone, um dos conselheiros da CNK, comparou dois compostos da marca gaúcha em longo teste realizado recentemente no Kartódromo Internacional da Granja Vianna, ambos com especificação voltada para os karts equipados com motores de 13 HP. Na opinião do piloto, que já competiu na F-Indy e atualmente lidera o Campeonato Brasileiro de F-Truck, o resultado inicial dessa experiência foi bastante proveitoso.

“Na comparação entre um composto mais mole e outro mais duro, o segundo (identificado pelo selo azul), saiu-se melhor por manter um rendimento mais consistente. Além disso, por durar mais, o pneu acaba custando menos para o piloto. Tão importante quanto a disposição do fabricante em colaborar com a nova CNK é o fato que estamos trabalhando efetivamente para baixar os custos da prática do kartismo”, disse Giaffone.

Segundo Giaffone, em um kart com acerto padrão, o pneu com composto mais duro mostrou-se mais eficiente por proporcionar uma pilotagem mais confortável e com tempos constantes. Em condição de pneu novo, a diferença de tempo foi de apenas três décimos, aumentando para cerca de sete após 20 voltas. Giaffone solicitou a Marcello Ventre, da MG Pneus, um pneu traseiro com composto ligeiramente mais duro em relação ao dianteiro, solução que visa compensar a tendência de sair de frente típica dos karts equipados com motor de 13 HP, cujo peso é concentrado no eixo traseiro.

  • 16/04/2009 20:54 Roberto Marlangeon

    Felipe, parabéns pela iniciativa.O Ideal seria termos mais marcas participando desse desenvolvimento, assim como acontece nos chassis.Porque não homologar outra marca?Mas enquanto isso não aocntece, a solução já ajuda.Grande abraço e desejo de muito sucesso nessa nova empreitada.Confiamos em voce, não nos decepcione.Roberto Margeon

  • 17/04/2009 11:17 Márcio Eduardo

    Muito proveitosa essa ideia de baratear o kartismo...E isso começando pelos pneus, pois são responsáveis por maior parte do custo, principalmente do honda 13. Já existe como comprar esse pneu tarja Azul e branca? Pois quero testar aqui na Bahia. Se todos que fornecem os equipamentos se preocupasse com esse assunto de economia, o nosso esporte seria muito mais difundido e assim ganhariamos muito mais patrocinios, pois teria um outra visibilidade!!!Obrigado pela oportinidade de espor minha ideiaMárcio Eduardo.

  • 20/04/2009 09:46 Veber

    meus sinceros parabens ao Felipe,,, até que enfim um dirigente que senta no kart e acelera,,, desta forma sabe o que deve ser feito para melhorar o nosso esporte,,, as primicias devem ser sempre baixar os custos,,, desta forma o nosso esporte poderá aumentar em 100% o número de participantes no campeonato ou seja,,, com mais pilotos certamente teremos mais novos talentos no automobilismo,,, um jogo de pneus MG vermelhos precisa custar aos pilotos no máximo 390,00..... mas o ideal é termos pelo menos 02 marcas.