Recebemos dos kartistas de Guapimirim, no Rio de Janeiro, uma carta-desabafo, onde eles reclamam de algumas coisas que têm acontecido no kartismo carioca.
Como o Kart Gaúcho é um site democrático, publicamos na íntegra o texto, abrindo, ao mesmo tempo, o devido espaço para as manifestações de apoio ou contra.
Confira:
"Durante oito anos vivemos o sonho de construir uma pista de kart digna dos kartistas do nosso Estado. Trabalho, dedicação, horas à fio debaixo de sol quente, projetando e executando uma obra que nos parecia sem fim. A cada obstáculo vencido, maior era a nossa vontade de ver os karts rasgando a reta, entortando nas curvas, subindo nas zebras....
Enfim chegou o dia e pudemos realizar o sonho. Como é bom realizar um sonho.
Mas algumas pessoas influentes no nosso meio e com interesses diferentes do que norteia o esporte, parecem não entender o que significa o Kartódromo Internacional de Guapimirim. Alguns até desdenham: "kartódromo internacional". Mas a nossa idéia quando batizamos a pista era audaciosa: poder colocar a pista dentro do cenário do kartismo nacional e sul-americano, sendo uma opção no Rio de Janeiro, tão abandonado na cena automobilística do nosso país.
O kart é o primeiro passo para quem quer um dia competir no automobilismo e, com tão poucos pilotos e preços tão altos, nos preocupa o futuro do esporte por aqui. Nem vou comparar com São Paulo, até porque lá é um "país à parte" no que tange ao esporte à motor, mas outros estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até oTocantins, têm grids em todas as categorias, com o dobro de pilotos que temos aqui. Então eis a pergunta que surge: o que fazer?
Elementar meu caro Watson, diria o mestre Sherlock. E não precisa ser mestre para responder a pergunta.
Todos vocês sabem muito bem a receita: UNIÃO.
Sem isso o esporte tende a desaparecer. Se nós não nos unirmos em todos os sentidos o barco vai afundar, ou melhor o motor vai quebrar e no meio da curva.
No nosso segundo campeonato, chegando à oitava etapa que vai ser realizada dia 23 de outubro, constatamos com tristeza um esvaziamento dos grids. Pilotos que começaram o ano disputando o Serrano migraram para outros campeonatos por influência de preparadores que, sem motivo aparente, não têm interesse que Guapimirim se firme como a melhor pista de kart do Rio de Janeiro. Existe explicação para os organizadores do Campeonato Carioca mudarem as suas datas para as mesmas em que realizamos o nosso Campeonato? Desde fevereiro deste ano divulgamos o nosso calendário em nível nacional e agora as datas coincidem.
Ora, façam o favor. Se não querem participar tudo bem, mas boicotar é golpe baixo. Aliciar pilotos para provas PIRATAS realizadas em kartódromos ou circuitos de rua sem a mínima segurança ou responsabilidade dos organizadores, isso é esporte???
Pilotos, pais e responsáveis: o KIG oferece um campeonato disputado sob a supervisão e organização da FAERJ com segurança e custo baixo para atrair cada vez mais participantes e levantar o nosso kartismo, que para quem não sabe teve o primeiro brasileiro campeão mundial de kart, Augusto "Guga" Ribas.
Aguardamos respostas, idéias sugestões e críticas. O desabafo é em prol do esporte e acreditamos que todos os que trabalham com o kart apóiam.
Esperamos vocês em Guapimirim. Um grande abraço à todos."