A Copa Integração de Kart, um novo e atraente campeonato será disputado no kartismo gaúcho na próxima temporada e promete desde já uma grande adesão dos kartistas do Rio Grande do Sul.
Previsto para ser disputado em sete etapas, divididas entre três kartódromos, a Copa Integração terá a participação das categorias Cadete, 125cc, Speed Kart e Pró 400, e terá como grande objetivo oferecer aos participantes um campeonato com baixo custo.
Seis das sete etapas previstas terão duas baterias para cada categoria e a ultima e decisiva etapa será em sistema de rodada dupla, ou seja, serão disputadas quatro baterias para cada categoria. A competição será dividida em três turnos, com pontuação diferenciada em cada um deles.
A inscrição custará R$ 50,00 (incluído o combustível) para a categoria Cadete e R$ 150,00 para as demais, nas quais não está incluído o combustível.
Para baratear o custo para os pilotos, poderão ser utilizados pneus novos ou usados a cada etapa, desde que devidamente homologados. Com isto, espera-se facilitar a participação de mais pilotos, uma vez que serão eles que decidirão o momento em que devem comprar pneus novos, de acordo com seu orçamento. Novos ou usados, os pneus serão lacrados sempre antes da tomada de tempos, o que exigirá que apenas um jogo possa ser usado em cada etapa.
As categorias Cadete, Pró 400 e 125cc utilizarão motores fornecidos pelos organizadores em sistema de sorteio, todos equalizados e entregues pela renomada Mittag Competições. A taxa de aluguel de motores já está definida e os pilotos da Cadete pagarão R$ 150,00, os da Pró 400 R$ 250,00 e os 125cc custarão R$ 570,00. Para a última etapa, a que será realizada em sistema de rodada dupla, a taxa de motores aumentará em 60%. Já a motorização da categoria Speed Kart será própria.
Uma das novidades será a criação da categoria Pró 400 Sênior, para pilotos com mais de 40 anos, que utilizarão equipamentos totalmente fornecidos pela organização do evento, também em sistema de sorteio, o que permitirá que os pilotos cheguem ao kartódromo apenas com sua vestimenta pessoal. Esta categoria contará apenas com pilotos que estão inativos, ficando proibida a participação de pilotos que competem atualmente.
Ainda dentro da Pró 400, deverá ser criada ainda uma categoria Júnior, que privilegiará os pilotos saídos da Cadete e que não podem arcar com os altos custos de uma categoria Júnior Menor. Ainda em fase de estudos, a categoria deverá ser lançada no início de janeiro.
Outra novidade será a divulgação de todas as atividades do campeonato na imprensa, através de um serviço de Assessoria de Imprensa, para dar maior visibilidade ao evento e aos que dele participam.
Ainda em fase de finalização, o Regulamento da Copa Integração deverá ser homologado diretamente na Federação Gaúcha de Automobilismo e divulgado ainda no mês de janeiro.
Maiores informações poderão ser obtidas pelos fones (51) 8408.2593, com Erno, ou (51) 3587.5670 com Franklin, ou ainda pelo e-mail erno@kartgaucho.com.br.
Os organizadores estão abertos para sugestões, que podem ser encaminhadas pelos contatos acima.
Confira o calendário da 1a Copa Integração de Kart:
2a etapa – 08 de abril – Farroupilha
3a etapa – 06 de maio – Pelotas
4a etapa – 17 de junho – Paverama
5a etapa – 19 de agosto – Farroupilha
6a etapa – 16 de setembro – Paverama
7a etapa – 18 de novembro – Farroupilha (quatro baterias)