Imagine uma daquelas provas tradicionais do automobilismo brasileiro. Pode ser a Fórmula Truck em Interlagos. Ou então a Fórmula Renault e a Copa Clio nas ruas de Vitória. Boas disputas na pista, arquibancadas lotadas, personalidades nos boxes, convidados deslumbrados com a beleza do evento desfrutando tudo o que o automobilismo pode oferecer nos centros de hospitalidade, os chamados “HCs”. Guardadas as proporções, é exatamente esse tipo de festa que oferece a 1a. Copa Nordeste de Kart, que será realizada em Aracaju, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2005.
O evento deverá ser alternado anualmente entre as principais cidades do Nordeste. Nesta temporada, Aracaju terá o privilégio de receber a corrida.
O Kartódromo Emerson Fittipaldi, construído na orla, com 1360 mts de comprimento, oito de largura, pista de alta velocidade, com curvas de alta para a direita e esquerda, 36 box fechados, 40 box aberto, será inaugurado oficialmente nos dias 10 e 11 de dezembro, recebendo os pilotos a partir do dia 8 de dezembro quando a pista será aberta para treinos.
A Copa Nordeste de Kart será um evento organizado pelas Federações do Nordeste do Brasil, idéia do vice-presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e prontamente aceita pelos presidentes das federações. “Esta copa deverá ser incluída no calendário nacional do kartismo, por isso Aracaju tem o dever de organizar uma bela prova para que no ano que vem qualquer outra cidade do nordeste realize a segunda Copa Nordeste de Kart”, disse Pinteiro.
Será a grande oportunidade para os pilotos nordestinos mostrarem talento, já que com seis categorias, esta Copa promete emoção para todas as idades. Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprint, Sênior e F4, disputarão no sábado dia 10 e domingo dia 11 quem é o melhor do nordeste em cada categoria.
“É um evento que tem grande importância para o esporte no Estado de Sergipe e se tornará referencia para o kartismo nacional”, disse José Roberto Mellara, Presidente da Associação Sergipana de Kart.
Neste ano, a prova disputada no final de dezembro deverá ter um grande publico nas arquibancadas. A Copa Nordeste de Kart é a apresentação do kartodromo Internacional Emerson Fittipaldi para o Brasil, e desta depende a vinda de um Brasileiro de kart em um futuro próximo para Aracaju.
O Nordeste inteiro festeja e "aplaude de pé" a iniciativa do Governo do Estado de Sergipe, em cooperação com a associação Sergipana de kart, pelo exemplo que está dando aos demais Estados da região. Investindo em um equipamento esportivo que trará para Sergipe, divisas e a formação de uma gama de profissionais ligados ao kart. Isso tudo graças à construção do Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi.
Muito se fala que o kart é "esporte de elite". Mas o que não se sabe ou não se quer saber, é que com bons administradores, um kartódromo do nível que está sendo construído em Aracajú, gera empregos, forma esportistas e ainda pode ser usado como berço de cursos profissionalizantes, como a formação de mecânicos. Além de trazer para a cidade competições que elevam a receita do Município e do Estado, com a circulação de centenas de competidores de todas as partes do país e um público que é apaixonado pela velocidade. Público que não é pequeno.
Atenção senhores mirem-se no exemplo de Aracajú – SE. Construam kartódromos e autódromos bem estruturados. Seus municípios, seus estados poderão ser os próximos centros do automobilismo nacional e ainda realizar uma obra que não é só "diversão", é trabalho e tem um imenso valor social. Pensem nisso.