publicidade
25/07/2008 09:18

Delegação brasileira embarca hoje para o Mundial de Kart Indoor na Bélgica

Fonte: Ed Cordeiro


Foto: Divulgação

Nessa sexta feira a delegação que representará o nosso país no IV Campeonato Mundial de Kart Indoor 2008 - IKWC - embarca para a Europa. Dessa vez o Brasil terá a maior delegação já enviada a uma edição do IKWC desde que o campeonato foi criado em 2005. A delegação brasileira, que é composta de 30 pessoas, das quais 20 pilotos divididos em cinco equipes, competirá esse ano entre os dias 4 e 8 de agosto, na cidade de Kortrijk, na Bélgica. Após desembarcar em Paris a delegação desfrutará de um final de semana de descanso visitando os principais pontos turísticos da Cidade Luz.

 

A programação prevê que na segunda-feira a delegação irá para a sede do mundial participar de treinos não-oficiais. Na quinta feira, dia 31 de julho, acontecerá um evento preliminar que é a Copa do Mundo de Endurance (NATION´S CUP) e no dia 4 de agosto, segunda feira, a competição começa para valer. Serão treinos livres e tomada de tempo para a formação do grid de largada das primeiras provas de terça-feira (5 de agosto). Nesse dia então cada piloto correrá duas baterias de trinta minutos. Na quarta-feira, dia 6, mais duas baterias de meia-hora cada e na quinta, dia 7, as corridas classificatórias serão encerradas com etapa única com duração de uma hora. E na sexta-feira, dia 8, será o dia da finalíssima nas duas categorias. Tanto a categoria pesados, para pilotos acima de 90Kg, quanto na leves, abaixo de 70kg, serão de uma hora e meia de duração cada.

 

Retrospecto das participações do Brasil

O Brasil possui grande tradição internacional nessa modalidade esportiva, pois desde a primeira edição do IKWC fez uma bela figura. Em 2005 a equipe TOP KART do Brasil foi campeã mundial e no individual emplacou dois pilotos entre os três primeiros colocados. Thiago Costa foi vice-campeão mundial e Pedro Washington, prejudicado pela quebra do kart, ficou em terceiro. Em 2006 o título escapou por uma sucessão de eventos fortuitos desfavoráveis, mas a equipe TOP KART foi vice-campeã mundial e individualmente o melhor resultado foi de Ed Cordeiro em quarto lugar geral. Já no ano passado tivemos um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos. Foram quase 90 pilotos em confronto direto e os resultados foram definidos pela estreita margem de meio ponto dado ao piloto que conferisse a volta mais rápida em sua classificatória num total de 180 pontos disputados. O Brasil fez bonito, obtendo como resultado final duas equipes nas três primeiras posições, o título mundial individual e simplesmente 9 pilotos entre os 25 melhores do mundo.

 

Como será o campeonato -

O peso dos pilotos é equalizado por um sistema de lastros que dá a chance de um piloto correr em plenas condições de igualdade. Os karts são fornecidos pelo kartódromo local que hospeda o campeonato e isso reduz brutalmente os custos de realização, tornando-o muito mais acessível a todos que quiserem correr. Como em cada corrida os karts são sorteados momentos antes dos pilotos entrarem na pista - somado ao fato do elevado nível técnico dos participantes - a competição é duríssima. No entanto, nem por isso deixa de ter seus favoritos. É o caso dos brasileiros Rodrigo Faulhaber, atual campeão mundial, e Pedro Washington atual número 2 do ranking. Temos também os austríacos Alex Gumpemberger, campeão em 2006, e Werner Truegler, campeão em 2005.

 

Esse ano 120 pilotos estarão em confronto direto divididos em iguais partes em duas categorias lastreados em 70 kg e 90 kg. Apesar da delegação brasileira viajar desfalcada dos pilotos Thiago Costa (4º no ranking) e Ed Cordeiro (número 9 do ranking), está revigorada por nomes da nova geração como Lucas Motta de 16 anos e Fábio Konrad de apenas 15. Na categoria Pesados os nomes de Poul Hornemann, Pablo Marlangeon e Francisco Inglês são muito cotados. Além dos garotos e pilotos consagrados temos na categoria leve o piloto Humberto Rubim e o campeão brasileiro de kart Luir Miranda. 

 

As equipes brasileiras esse ano são:

EQUIPE: Topkart - BV

PILOTOS: Francisco Inglês, Leo Guedes, Slow Assis e Otacílio Oliveira.

 

EQUIPE Topkart - C&C

PILOTOS: Pedro Washington, Laerte Miranda, Luir Miranda e Lucas Motta.

 

EQUIPE: Topkart – Raceland - Granja Viana

PILOTOS Pablo Marlangeon, Beto Rossi, Carlos Nadaes e Renato Pinna.

 

EQUIPE Point Kart - Speed Racer

PILOTOS: Rodrigo Faulhaber, Fabio Konrad, Poul Hornemann e Otto Vannier.

 

EQUIPE: Point Kart - KR

PILOTOS: Alexandre Moriya, Wilson Oliveira, Humberto Rubin e Miguel Quartin.

  • 25/07/2008 09:56 Manoel De Queiroz Neto

    Apavoooora Pablito!!Boa sorte para você e para todas as equipes brasileiras. Tenho certeza que estaremos muito bem representados.Grande abraço e boa sorte! Manoel.