George Russell (Mercedes), Lando Norris (McLaren), Pierre
Gasly (AlphaTauri), Lance Stroll (Aston Martin), Mick Schumacher (Haas), Yuki
Tsunoda (AlphaTauri) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) têm pelo menos dois fatos em
comum. Todos são pilotos da atual temporada do Mundial de Fórmula 1. E também
começaram suas trajetórias competindo na Fórmula 4, categoria idealizada pela
FIA que neste final de semana estreia no Brasil, no Autódromo Velocitta, no
interior de São Paulo.
Se o automobilismo brasileiro pode se orgulhar de ter
pilotos campeões e vencedores na Fórmula 1, Fórmula Indy e alguns dos maiores
nomes da história da Stock Car, muito se deve à força das categorias nacionais
de base, que revelaram centenas de talentos ao longo de décadas.
As Fórmulas Vê, Super Vê, Ford, Renault e Chevrolet deixaram
um inestimável legado. Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello,
Felipe Massa, Gil de Ferran, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Ingo Hoffmann e
Lucas Di Grassi, entre tantos outros laureados nomes, foram forjados pelas
categorias de base outrora instaladas no Brasil.
Contudo, se antigamente os talentos apareciam em profusão
por aqui, nos últimos anos a revelação de pilotos ficou bastante comprometida
em razão da falta de uma categoria-escola — primeiro passo nos monopostos
depois do kartismo — em âmbito nacional. A última delas, a Fórmula Futuro,
deixou de existir há exatos dez anos, período grande demais em se tratando da
manutenção de novas gerações com potencial para competir em alto nível.
O BRB Fórmula 4 Brasil certificado pela FIA está sendo
implantado no país graças à iniciativa e investimento da Vicar, empresa que
também promove e organiza a Stock Car Pro, Stock Series e Turismo Nacional. A
meta é oferecer por aqui um campeonato com o mesmo nível do encontrado em
vários países, como Itália, Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos, México,
Dinamarca e Japão, por exemplo.
Confira abaixo as principais categorias de base da história
do automobilismo brasileiro:
FÓRMULA VÊ (1967 a 1970)
O grande incentivador da criação da categoria foi o jornalista Matthias
Petrich, brasileiro de origem alemã que escrevia para a revista Autoesporte e
defendia a criação de uma categoria no país nos mesmos moldes do que era
sucesso nos Estados Unidos e na Europa. A Fórmula Vê tinha mecânica baseada nos
carros Volkswagen, mas não contava com apoio da montadora de Wolfsburg. Sem
suporte de fábrica e com o palco da maior parte das corridas da categoria,
Interlagos, em reformas no fim dos anos 1960, a Fórmula Vê encerrou as
atividades em 1970.
Pilotos revelados e destaques: Emerson Fittipaldi, Wilson
Fittipaldi, Luís Pereira Bueno, José Carlos Pace, Chico Serra
FÓRMULA FORD (1971 a 1996)
Luiz Antônio Greco, chefe da lendária equipe Willys, foi o responsável por
estabelecer as bases da Fórmula Ford no Brasil. Com apoio da montadora
norte-americana, a categoria foi a mais longeva entre as formadoras de talentos
no país e resistiu até meados dos anos 1990.
Pilotos revelados e destaques: Alex Dias Ribeiro, Maurizio
Sala, Gil de Ferran, Cristiano da Matta, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello,
Christian Fittipaldi, Luciano Burti
FÓRMULA SUPER VÊ (1974 a 1980)
Se a primeira versão da Fórmula Vê não teve o apoio da Volkswagen, o cenário
foi bem diferente em meados dos anos 1970. Pelas mãos do executivo Wolfgang
Sauer, o chamado ‘Homem Volkswagen’ e presidente da divisão da montadora no
Brasil entre 1973 e 1989, nasceu a Fórmula Super Vê, responsável por ter
revelado alguns dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro e mundial.
Pilotos revelados e destaques: Nelson Piquet, Ingo Hoffmann
FÓRMULA CHEVROLET (1992 a 2001)
Os anos de sucesso na Europa com a Fórmula Opel incentivaram a Chevrolet a
trabalhar no automobilismo de base no Brasil. Com amplo investimento em
marketing esportivo, a montadora se fortaleceu na Stock Car e trouxe a Fórmula
Chevrolet, que integrou o projeto chamado Chevrolet Challenge.
Pilotos revelados e destaques: Felipe Giaffone, Felipe
Massa, Tony Kanaan, Tarso Marques, Ricardo Zonta, Max Wilson, Helio Castroneves
FÓRMULA RENAULT (2002 a 2006)
O ex-F1 Pedro Paulo Diniz e o saudoso André Ribeiro, vencedor de corridas na
Fórmula Indy, uniram forças e, em acordo com a montadora francesa, trouxeram a
Fórmula Renault para o Brasil. A categoria foi a responsável por formar alguns
dos nomes que brilham hoje na Stock Car, mas encerrou as atividades no país
após retirada de apoio da fábrica.
Pilotos revelados e destaques: Lucas Di Grassi, Daniel Serra, Sergio
Jimenez, Allam Khodair, Marcos Gomes, Bia Figueiredo, Júlio Campos, Galid
Osman, Diego Nunes