publicidade
24/11/2011 16:56

Empresa do Reino Unido procura piloto para a Fórmula 1. Entenda

Fonte: Accelerate Driver Development


Foto: Divulgação

Rodrigo Contin, da Hitech


A empresa britânica Accelerate Driver Development – ADD –, em associação com a Hitech Racing Brazil e com a Revista RACING, lançou uma competição com a intenção de encontrar um jovem piloto brasileiro e levá-lo até a Fórmula 1. É a primeira iniciativa do tipo no Brasil, tendo sido apresentada à imprensa do setor e potenciais patrocinadores brasileiros antes do GP Brasil 2012 em Interlagos, no dia de hoje. Essa iniciativa contou com o apoio dos Consulados Britânicos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O Brasil tem um histórico comprovado na criação de talentos no automobilismo, tais como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e, claro, o grande Ayrton Senna, além de muitos outros pilotos que continuam trilhando seus caminhos para as pistas na Europa, sonhando alcançar o tão desejado sucesso em suas carreiras.

Com vasta experiência no segmento, a ADD está apta a percorrer este caminho junto aos pilotos, desde o kart até a Fórmula 1. Assim comenta Graeme Glew, principal responsável por essa equipe. "Tendo estado envolvido com automobilismo em diferentes níveis há tanto tempo e, percebendo a determinação e a habilidade da maioria dos pilotos brasileiros que vêm para a Europa, está claro que a Fórmula 1 está pronta para o próximo talento brasileiro. Acreditamos que temos a experiência e os contatos para ‘acelerar’ a carreira de um piloto brasileiro do kart à Formula 1, até o ano 2015”, disse. “A cada temporada, os pilotos chegam à Fórmula 1 mais jovens do que no ano anterior e, tendo exatamente isso em mente, a ADD desenvolveu um programa objetivo: encontrar, gerenciar e desenvolver a nova estrela brasileira”, complementou.

Esse é um projeto lançado em associação com a Hitech Racing Brazil e a Revista RACING. A Hitech é uma das melhores equipes de Fórmula 3 do Brasil, dirigida pelo respeitado engenheiro de corrida, Rodrigo Contin. "Trabalhei na Fórmula 3 no Reino Unido e, mais recentemente, aqui no Brasil, e é óbvio que qualquer piloto que queira fazer uma carreira no automobilismo tem que competir na Inglaterra em algum momento de sua carreira. Este é o lugar onde Emerson, Nelson, Ayrton, Rubens e muitos outros pilotos velozes desenvolveram suas habilidades. Tenho o prazer de estar envolvido neste projeto novo e excitante e estamos muito ansiosos para trabalhar com talentos emergentes do kart brasileiro”, declarou Contin.

O processo de seleção será realizado no autódromo de Curitiba, em fevereiro de 2012, com jovens pilotos entre 14 e 18 anos de idade, selecionados para participar da competição.  Os candidatos passarão por vários testes rigorosos, incluindo pilotagem, aptidão física, reflexos/reações e testes de personalidade. Os 12 finalistas participarão de um 'shoot out' e, ao final dessa etapa, um único piloto irá a ganhar a oportunidade de uma vida – a gestão eficaz de sua carreira, apresentação ao automobilismo mundial e será direcionado de forma profissional rumo ao objetivo final: a Fórmula 1.

Este processo vai oferecer ao piloto selecionado um contrato de gestão de carreira pela ADD, programado nas seguintes categorias: Fórmula 3 Sudamericana na equipe Hitech Racing Brazil, Fórmula 3 Inglesa, GP2 e um teste na Formula 1. O piloto selecionado também será convidado para ir à Suécia em março, para treinar em uma pista no gelo e desenvolver habilidades específicas visando sua preparação para as condições típicas das pistas de corrida existentes no Reino Unido.

A ADD está ativamente à procura de patrocinadores adequados tanto no Brasil, quanto no Reino Unido e em todo o resto do mundo. O Consulado Britânico no Brasil está apoiando o programa criando uma série de oportunidades de negócios entre o Brasil e o Reino Unido.  Marcelo Tavares, do Consulado Britânico no Rio de Janeiro disse: "O Reino Unido e o Brasil têm uma paixão comum pelo automobilismo e estamos muito satisfeitos em apoiar esta iniciativa excitante".

A Revista RACING, parceira da ADD também se encontra muito animada com o envolvimento nessa fantástica iniciativa. Venício Zambelli, editor da revista, declarou: "Estamos muito satisfeitos por estarmos envolvidos nesta iniciativa, pois nossa revista aborda todas as categorias do automobilismo, inclusive cobrindo o segmento do kart, onde claro, a maioria dos pilotos iniciam suas carreiras. Muitos pilotos ficam pelo caminho por falta de recursos, patrocínio e acima de tudo, por uma gestão ineficaz de suas carreiras. Qualquer piloto que queira ter sucesso deve considerar este programa altamente profissional".

Os pilotos interessados em participar da competição, podem se cadastrar acessando o site www.racemanagers.com ( Inglês e Português). Patrocinadores interessados serão atendidos pela empresa associada da ADD, F1.co.uk,  acessando o site www.f1.co.uk.

Ice Driving na Suécia (Treinamento no Gelo) pode ser visto em www.icedriving.net.

Contatos:
Graeme Glew
Accelerate Driver Development
Graeme@racemangers.co.uk
+44 (0)7894 980911
+55 (21) 7281 9167

Rodrigo Contin
Hitech Racing Brazil
Rodrigo@hitechracing.com.br
+55 (41) 9820 1999
+55 (41) 3033 5269

Claudia Rabstein
F1.co.uk
Claudia@f1.co.uk
+55 (21) 9280 3352

  • 24/11/2011 22:26 Andre Gatto

    PARABENS E SUCESSO PELA INICIATIVA