Já sabemos que a CBA apoiará e bancará um piloto brasileiro em um novo campeonato mundial, aberto para pilotos com idade entre 13 e 15 anos e que terá três etapas, na Alemanha (25/7), Espanha (29/8) e França (3/10). A notícia foi publicada no último dia 13 e pode ser acessada clicando aqui.
Hoje pela manhã conversamos com Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, que nos contou alguns detalhes sobre esta grande novidade para os kartistas brasileiros.
Quem irá?
O piloto indicado para competir nas três etapas sairá da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, a ser disputada de 13 a 16 de maio em Florianópolis (SC). E será um piloto da Graduados. Em 2011 o classificado sairá no Brasileiro.
A opção por um Graduado – poderia ser um Júnior – se deu pela experiência que este piloto levaria para a disputa.
O formato para conhecer o classificado não está definido, mas deverá ser pela classificação obtida pela soma de pontos das duas baterias, ou seja, o vencedor da etapa. Ou ainda poderíamos ter uma terceira bateria, que não contaria pontos para o Sul-Brasileiro. As duas baterias serviriam como classificatória para uma Final, que definiria o classificado.
“Pensamos em outras opções para definir o piloto, como uma prova extra, mas isto geraria um custo a mais para os pilotos. E como temos que inscrever o piloto até o dia 30 de maio, nos restou apenas conhecê-lo na 2ª etapa do Sul-Brasileiro. É a única prova realmente com caráter nacional até esta data”, disse Pinteiro, que esclareceu que é a CBA quem está oportunizando esta vaga ao piloto indicado. “O Sul-Brasileiro está apenas sendo a ponte para esta indicação”, disse.
Despesas
Todas as despesas do piloto classificado serão pagas pela CBA, tais como alimentação, hospedagem e passagem, e até mesmo a carteira internacional, sempre exigida pela CIK/FIA para competições deste vulto. E lá, o piloto terá todo o equipamento à sua disposição, sem custos.
Equipe
E como será definida a equipe onde o brasileiro classificado competirá neste evento? Rubens Gatti, presidente da CNK, viajará em maio para uma reunião da CIK/FIA, onde será discutido este e outros assuntos. Mas já podemos adiantar alguns detalhes.
- Pneus Dunlop e motor FIM serão sorteados.
- Diversas marcas de chassi estarão à disposição dos pilotos, que poderão escolher um.
Passaporte
A CBA aconselha aos pilotos que pretendem buscar esta vaga que – caso ainda não o tenham – providenciem seu passaporte logo, já que sempre demanda um bom tempo para que ele fique pronto na Polícia Federal.
Indicados
Dentre as muitas ASNs (autoridades esportivas nacionais, como a CBA) filiadas a CIK/ FIA, apenas 34 foram solicitadas a indicar um piloto. E apenas um piloto por ASN poderá competir.
“Penso que este é ou será futuramente um campeonato mais importante que o próprio Mundial atual, porque reúne exatamente um representante de cada País, é uma verdadeira Copa do Mundo. Precisamos fazer um bom papel nesta primeira edição e seguramente teremos um ótimo representante. O Brasil tem história no automobilismo mundial e certamente queremos manter esta tradição. Não decepcionaremos”, garante o presidente.
Prestígio
Por outro lado, ter sido solicitada a indicar um piloto dentre as mais de 130 ASNs filiadas à CIK/FIA é motivo de muita honra e a confirmação do prestígio que a CBA tem dentro da entidade máxima do kartismo/ automobilismo mundial.
“Estamos dentre as confederações mais bem situadas dentro da FIA e este convite não veio de graça. Fomos convidados graças a um trabalho muito sério que temos feito”, comemora Cleyton Pinteiro.
Olho na base
Segundo Cleyton Pinteiro, este apoio ao um brasileiro no campeonato comprova a preocupação da CBA com a categoria de base do automobilismo brasileiro.
“Já mudamos a motorização para propulsores refrigerados à água, acompanhando a tendência mundial e temos nos preocupado bastante em reduzir custos. Agora conseguimos oferecer esta oportunidade a um piloto brasileiro, kartista”, comemora Pinteiro.
“Menina dos meus olhos”
Na próxima semana Cleyton Pinteiro deverá ter uma novidade, também dirigida aos kartistas brasileiros. “Será minha ‘menina dos olhos’, uma grande novidade para o segundo semestre”, diz um reservado presidente da CBA. “Precisamos fazer o automobilismo andar e esta novidade virá ao encontro de nossas aspirações”, adianta.