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23/12/2010 13:49

ENTREVISTA: Rubens Gatti dá as diretrizes do kartismo brasileiro para 2011

Fonte: Portal Kart Gaúcho/ Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Orlei Silva

Rubens Gatti


Para fechar a temporada 2010, conversamos nesta manhã com Rubens Gatti, Presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) e da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) a respeito do próximo ano.

Na conversa tratamos de assuntos como regulamentos, Sul-Americano, Sul-Brasileiro, Copa das Federações, dentre outros.

RNK 2011 – O Regulamento Nacional de Kart para a próxima temporada já está 99% pronto, segundo Gatti, e deverá ser divulgado na próxima semana, antes da virada do ano.

O que apuramos em um primeiro momento foi:

Super Cadete – está sendo feito um teste de escape e a ideia é baixar a potência via escape e outras restrições.
Graduados - pneu amarelo e motor sem centralina.
Senior B - motores refrigerados à água e pneus vermelhos. Centralina está sendo testada
Senior A – pneus estão sendo decididos, assim como o uso ou não da centralina.
Super Senior – motor com centralina e pneus vermelhos.

O RNK, de acordo com o dirigente, está sendo elaborado baseado em sugestões de preparadores, pais, pilotos e fabricantes.

Brasileiro – A primeira fase do Brasileiro será em Interlagos, que, no entanto, terá que passar por adequações para ser confirmado. O “plano B” seria realizar o Brasileiro na Granja Viana. “A volta do Brasileiro para Interlagos é muito importante, trata-se de um ‘templo sagrado’ para o kartismo”, explicou Gatti.

A segunda fase do Brasileiro será no RBC Racing, em Vespasiano (MG), e a Copa Brasil em Imperatriz, no Maranhão.

“Os Brasileiros deverão, a partir de 2011, ser sempre nas praças que tenham o maior número de kartistas em atividade, enquanto que a Copa Brasil será um evento flutuante, que passará por todos os Estados”, disse Gatti, declaração da qual se deduz que os Brasileiros passarão a ser disputados unicamente nos Estados do Sudeste e Sul do Brasil.

Sudam e Sudam Júnior – Estas duas categorias voltarão a correr no kartismo brasileiro em 2011. Ao mesmo tempo em que a CBA pretende dar uma “segurada” nas classes de base, tem a intenção de deixar duas categorias livres para os pilotos, para que possam se adequar ao kartismo que encontrarão em uma participação nas provas européias.

“O regulamento será, basicamente, o que usamos no Sul-Americano do ano passado e o que usaremos na 1ª Copa Codasur em 2011. Pretendemos, também e ao mesmo tempo, fortalecer a Copa Codasur”, explica Gatti.

Sul-Americano – Com novo nome em 2011, o Sul-Americano já está confirmado para o Velopark. Agora chamado de 1ª Copa Codasur – mas com o status de Sul-Americano – o evento deverá ser disputado no início do ano, abril ou maio.

Inicialmente Gatti confirmou que as categorias Cadete, Pré-Júnior e Sênior utilizarão motores sorteados e a Sudam e Sudam Júnior correrão com motores próprios. O evento terá um regulamento será mais abrangente para que se tenha a participação de pilotos dos outros países da América do Sul.

O regulamento da 1ª Copa Codasur terá que ser divulgado até metade de janeiro.

Sul-Brasileiro – A sugestão de Gatti, agora na condição de Presidente da FPrA, é que cada etapa do Sul-Brasileiro valha também como uma etapa do campeonato estadual local. Como o Sul-Brasileiro é realizado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a etapa em cada Estado valeria como Gaúcho, Catarinense e Paranaense.

No começo de 2011 os presidentes das três federações deverão se reunir para tratar do campeonato, mas Gatti já adianta que o Sul-Brasileiro deverá ser mais atraente para os pilotos e equipes.

Copa das Federações – Em 2012 a CBA realizará a Copa das Federações, que nada mais é que um campeonato que reunirá os campeões e vices de cada uma das categorias de cada campeonato estadual em 2011.

Será uma prova única, no começo de 2012, e para Gatti, isto deverá ser “o começo da padronização nacional dos regulamentos estaduais, o que deverá reduzir custos. A Copa das Federações deverá substituir a Copa Brasil”, adiantou.

2011 – O próximo ano empolga o dirigente. “Estamos todos empolgados em fazer um bom kartismo em 2011. Os próprios fabricantes e demais envolvidos estão muito empolgados e o caminho para isto já está traçado”, finaliza Rubens Gatti.

  • 23/12/2010 14:20 Jaraújo

    Sr. Gatti, pedimos ver com urgência a situação do campeonato capixaba de kart suspenso pela federação local sem qualquer justificativa que também acabou com a etapa capixaba da copa sudeste. Ficamos dez anos sem federação e agora veja o que está ocorrendo no ES. Uma fau sem prestígio com apenas três clubes filiados e que supendeu o maior deles, justamente promove o kartismo no ES, e que não consegue trazer outros clubes para dentro. Aqui a coisa não vai bem Sr. Presidente.

  • 26/12/2010 18:25 Jayme Barbarisi

    A questão das centralinas é um absurdo.
    O mundo anda para frente e a CBA anda para atrás.
    Se querem diminuição de custos, tem que ter a centralina. Sem centralina os custos de manutenção vão aumentar.
    De quem são os interesses em tal situação?

  • 27/12/2010 11:01 Wilson Malenza

    Gostaria de saber se o presidente da CNK recebe cópia dos comentários que estão sendo feitos aqui.
    será que o Sr. Presidente da CNK sabe o que está acontecendo aqui no Espírito Santo?
    será que ele sabe que o Campeonato capixaba pelo segundo ano consecutivo foi melado pela faees?
    será que ele sabe que a copa sudeste, evento de sucesso em 2009 foi impedida de ser realizda pela faees e que em 2009 já havia tentado isso?
    que por conta disso os pilotos não mais conseguem patrocínio, o que já era difícil, pois não há seriedade no órgão gestor? Wilson

  • 28/12/2010 12:33 Guildner Carvalho (gmc Racing Kart)

    BOA TARDE PESSOAL.
    1) EM RELAÇÃO À CENTRALINA: A RETIRADA DAS CENTRALINAS NÃO IRÁ AUMENTAR OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DOS MOTORES. O PROBLEMA SE RESOLVE COM A LIMITAÇÃO DA RELAÇÃO:COROA/PINHÃO. O QUE NÃO PODE É A CONTINUIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS CENTRALINAS, QUE DÃO PROBLEMA CONSTANTEMENTE E O CUSTO DE SUBSTITUIÇÃO DE CADA UMA GIRA EM TORNO DE R$ 600,00. E MAIS, ACREDITO QUE AS CENTRALINAS NÃO SÃO CONFIÁVEIS, POIS AS MESMAS PODEM SER REPROGRAMADAS. PARTICIPEI DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART - 2010, EM FLORIANÓPOLIS E O QUE SE VIU FOI A UTILIZAÇÃO DE ALGUNS MOTORES, COM CENTRALINA,QUE TEORICAMENTE DEVERIAM ESTAR LIMITADOS PELA REALÇÃO COROA/PINHÃO E QUE GIRAVAM MAIS DO QUE OS DOS DEMAIS CONCORRENTES. A IDÉIS INICIAL DA CENTRALINA ERA BOA,MAS, NA PRÁTICA NÃO FUNCIONA!!!
    2) EM RELAÇÃO AOS PNEUS: A UTILIZAÇÃO DOS PNEUS VERMELHOS PARA ALGUMAS CATEGORIAS É INADMISÍVEL. O PNEU É DURO E DE MÁ QUALIDADE. SUA UTILIZAÇÃO ENRIGESSE MUITO OS CHASSIS E O QUE ACONTECE É A QUEBRA DOS TUBOS. ORA, SE OCORRE A QUEBRA OS TUBOS O CUSTO É DOS PILOTOS E NÃO DO FABRICANTE DO PNEU OU DO CHASSIS. POR OUTRO LADO, OS CHASSIS FORAM DESENVOLVIDOS PARA ANDAR EM PISTAS EMBORRACHADAS, OU SEJA, UTILIZANDO OS PNEUS AMARELOS, MAIS MACIOS. ADEMAIS, OS CUSTO DO PNEU AMARELO É CERCA DE R$ 20,00 MAIS CARO DO QUE O VERMELHO.
    A PERGUNTA QUE EU FAÇO A TODOS É A SEGUINTE: POR QUE OS PILOTOS DAS CATEGORIAS SENIOR "B" E SUPER-SENIOR SÃO OBRIGADOS A UTILIZAR OS MOTORES COM CENTRALINA E PNEUS VERMELHOS. OS PILOTOS FORAM CONSULTADOS? QUAL O CRITÉRIO OU FUNDAMENTO TÉCNICO QUE ESTÁ SE BASEANDO O SR. RUBENS GATTI PARA DETERMINAR ISSO OU AQUILO. SERÁ QUE OS PILOTOS DESTAS CATEGORIAS NÃO CONSEGUEM PILOTAR OS SEUS KARTS, UTILIZANDO OS PNEUS AMARELOS E AS MALDITAS CENTRALINAS? NA PRÁTICA, O QUE SE TEM VISTO NAS PISTAS É A CATEGORIA SUPER-SENIOR E SENIOR "B" ANDANDO ATÉ MAIS QUE ALGUNS PILOTOS SENIOR "A".
    SENHORES PILOTOS, NÃO PODEMOS ADMITIR QUE DIRIGENTES, SEM QUAISQUER ENVOLVIMENTO COM O KART, FIQUEM DITANDO AS REGRAS DO ESPORTE SEM CONSULTAR OS PILOTOS!!!
    VAMOS FAZER UMA PESQUISA DE OPINIÃO JUNTO AOS PILOTOS A RESPEITO DESSAS PRETENÇÕES DA CBA. CHEGA DE ARBITRARIEDADES.
    NA MINHA OPINIÃO OS PNEUS PARA TODAS AS CTEGORIAS DEVEM SER OS "AMARELOS" E OS MOTORES SEM A UTILIZAÇÃO DA FAMOSA CENTRALINA E COM A LIMITAÇÃO DO GIRO, SE FOR O CASO, NA RELAÇÃO COROA/PINHÃO.
    3) EM RELAÇÃO À COPA BRASIL - 2011: MAIS UMA VEZ O EVENTO ESTÁ FADADO A NÃO DAR CERTO. O LOCAL ESCOLHIDO É MUITO DISTANTE. ACREDITO QUE NÃO HAVERÁ ADESÃO DA MAIORIA DOS PILOTOS.
    FEITAS ESSAS CONSIDERÇÃOES, ABRAÇOS A TODOS E FELIZ ANO NOVO.
    GUILDNER.

  • 29/12/2010 09:42 Gustavo Ferreira

    Prezado Gatti,
    Estive com você em 02 copas do Brasil, Salvador e Palmas.Não sei se você se lembra que conversamos a respeito da falta de estrutura nos dois locais. Só para exemplificar em Salvador tivemos problemas sérios com infra estrutura a começar pelos banheiros, que mais pareciam pocilgas,já em Palmas faltou agua nos banheiros, não havia instalações adequadas para imprensa, faltou ambulância, lanchonete sem Higiene alguma e por ai vai.....
    Veja bem , não conheço o Kartódromo de Imperatriz, mas gostaria de sugerir a vocês mais rigor nas vistorias destes Kartódromos, pois àqueles que realmente fazem e financiam este esporte devem ser tratados, no minimo, com algum respeito, e isso não vimos nas ultimas duas edições da Copa. Deixem a politica e os interesses financeiros e pessoais de lado e demonstrem ao meio (pilotos , chefes de equipe, mecanicos, patrocinadores, pais e amigos do Kart)que a CNK está realmente interessada em promover provas de alto nível, organizadas, seguras e com instalações pelo menos razoáveis. Um forte abraço e um feliz 2011. Grato, Gustavo Ferreira

  • 30/12/2010 10:00 Mauro

    Moro proximo de imperatriz no maranhão, gostaria muito que a copa do brasil fose aqui, mas o kartodromo encontra em estado de abandono, sem condiçoes de receber um evento da importancia da copa do brasil. A pista até que é boa, mas os box sem condições, outro problema são os hoteis, que são poucos e vivem lotados. Quanto aos pneus vermelhos parece piada, deve ser interese do fabricante em vender o produto, pois piloto nem um que vai para a copa do brasil ta pensando em poupar pneus

  • 30/12/2010 13:39 Gustavo Ferreira

    Senhores Dirigentes, Vejam só o depoimento do nosso amigo Mauro, sobre o estado do Kartódromo de Imperatriz e sobre a infra estrutura local. Necessitamos de comissões organizadoras preparadas e comprometidas com o bem do esporte. Está na hora de acabar com este mercado de "barganhas" de interesses visando a perpetuação de poder nas entidades, as quais estão sendo muitas vezes usadas para fins completamente diversos àqueles para os quais foram criadas. Um abraço e um feliz 2011 a todos. Gustavo Ferreira

  • 01/01/2011 15:50 Edison Caliman

    Para alguns se respeita a opinião e para outros não, assim se faz do espaço COMENTAR NOTÍCIA, e que o resultado seja sem dúvida o melhor para o KARTISMO BRASILEIRO.
    Com respeito a centralina, tem que ter sim, e com respeito a quem duvide a eficiência da mesma, ela existe e tem sua caracteristica de preservar o motor, quanto a reprogramação da mesma, existe equipamento para medir sua impedância e capacidade de RPM minimo e máximo, então não é o que impdede o uso, e sim má vontade de organização, pois a hora que começar trabalhar com seriedade no kartismo BRASILEIRO, tenho a certeza que os MANDRAQUES vão acabar.
    Não fica só na centralina, temos escapamentos tambem Homologados, só que nas provas o que se vê não é bem assim, quadê o decibelimetro nas retas de box, como é que fica isso se levarmos para o lado das reclamações gerais, então não é que temos que reclamar, temos é que ver o que é certo, o problema é que só olhamos para nós mesmos, e não olhamos o que está sendo feito como certo, sem contar com as COROAS de numeração estampada mas com raio de circunferencia de diametro maior, cadê o GABARITO de coroa, lógico vai dar muito trabalho no final das provas não é?, quanto aos CARBURADORES, cadê o GABARITO de vias de regras para cada categoria para vistoriar o diametro do VENTURI, ainda é feito com GRAMINHO e PAQUIMETRO que vergonha, quer dizer, o carburador está dentro ou fora, depende do bom humor no dia em que o fiscal estiver, então dá para perceber que tudo que se faz para melhorar o KARTISMO no BRASIL é complicado sim, basta ver as homologações de componentes, chassis, e muito mais, campeonatos com muitos interesses, bom e aí vai,agora o que vejo é quando é que vamos olhar de forma profissional e tentar dizer algo que util será, para o kart BRASILEIRO.
    Temos que participar sim com opiniões como estas aqui no site, mas temos que ser realistas e profissionais a ponto de saber que tambem temos que acabar com o JEITINHO, esse de fazer campeões, burlar regras com favorecimento para alguns, criar situações melhores, tanto técnicas como de formas de regulamentos, visando melhorar a cada problema que surgir, mas o que temos que entender é que cada vez mais longe está ficando o nosso KARTISMO do mundo do Kart que é a EUROPA, onde temos que ver o que fazem e procurar adequar se possivel para o Brasil for, e este ano já começamos a caminhar em busca do tempo perdido, mas temos que ter muito cuidado com atitudes que possam ser duvidosas, por isso sempre falo que, se todos os envolvidos dividirem opiniões e os dirigentes acatarem de forma positiva, claro que vai levar um bom tempo, mas com certeza vamos chegar lá.
    Outro fator importante em nosso kartismo, já faz muito tempo que não temos pilotos disputando um mundial, e são varios os fatores que levaram há isso ao longo do tempo, fatores esses que todos sabem, mas nada foi feito, sabe lá o porque, mas hoje estamos sentindo na pele e pagamos por isso, então é fundamental o Senhor Rubens Gatti ficar atento, pela situação que envolve os seus atos, é sem dúvida um marco Histórico no kart Brasileiro, e tenho a certeza que será de grande valia ao nosso esporte (Kartismo), agora não basta só CRITICAR, temos que ser parceiros junto a nova CNK, só assim vai ser um kartismo melhor no futuro, eu vejo desta forma, pois sou pai de piloto e sei das dificuldades que encontro, meu filho está buscando seu espaço no kartismo, e quem sabe no automobilismo, agora precisamos tambem lembrar que temos garotos chegando e vão precisar de um kartismo melhor, aí pergunto, como vai ser as gerações futuras, vamos continuar no que se diz, EU TENDO O MEU O RESTO QUE SE DANE, não podemos seguir essa regra, precisamos ver de forma PROFISSIONAL de todas as formas, assim todos no futuro, seja pilotos, preparadores, fábricas, enfim todos vão sair ganhando, basta se organizar, e se organizar com regras e participar.
    Bem, não esqueçam, começamos a melhorar, estamos nos organizando, estamos com mais gente envolvidas no processo de fabricação de componentes, e o mais importante empresas BRASILEIRAS e somos capazes, basta apoiar e se relacionar melhor, tanto kartistas e CNK, mas não esquecer que o futuro a um só pertence, então faremos do hoje melhor para o amanhã existir.
    Parabéns a todos que opinão, e podem ter uma certeza só assim é que vamos saber onde erramos e acertamos, e o kart no Brasil agradece.
    Um feliz ano novo 2011 cheio de vitórias à todos.

  • 03/01/2011 10:28 Gustavo Ferreira

    Caliman, Tive o prazer de ser apresentado a você em Florianópolis, pelo amigo Fávaro. Quero parabenizá-lo pelos esclarecimentos técnicos, e por levar ao conhecimento dos leitores parte do que acontece nos "bastidores das vistorias". A união de todos é realmente necessária, mas precisamos mais do que isso. O Sr. Gatti, vem lutando sozinho,e pelo que me parece vai continuar assim, pois os dirigentes atuais não demonstram estarem preocupados com Kart, e sim com outras modalidades digamos "TOP" do nosso automobilismo, esquecendo de dar a justa e necessária atenção à "maternidade" de pilotos, que é o Kart.Um abraço para você.