A última sexta-feira (8) foi de importante conversa com o presidente da CNK, o paranaense Rubens Gatti. Em entrevista concedida ao Kart Gaúcho, Gatti nos contou a respeito de como será a temporada 2010 no kartismo brasileiro e revelou uma aguardada novidade.
CALENDÁRIO 2010
Um dos assuntos mais importantes residia nas competições nacionais da atual temporada. O Sul-Brasileiro, que falava-se nos kartódromos que não seria reconhecido pela entidade máxima em 2010, confirmou-se como sendo evento da CBA.
A competição, que chega a sua 13ª temporada, começa em Farroupilha, passa por Florianópolis (SC), na pista nova, e termina em Pato Branco (PR).
O Brasileiro terá, como já se sabia, suas fases disputadas em Florianópolis (SC), também na pista nova, e Volta Redonda (RJ). Porém, ao contrário do que era esperado, a capital catarinense recebe as categorias menores e a cidade carioca as maiores. As duas pistas, porém, são consideradas ainda como candidatas, ou seja, precisam passar por vistorias finais para serem confirmadas.
A Copa Brasil este ano irá até Palmas (TO), assim como em 2003. Palmas recebe o mesmo tratamento de Florianópolis e Volta Redonda, ou seja, precisa ser vistoriada.
Confira o calendário:
Sul-Brasileiro
1ª etapa – 18 a 21 de março – Farroupilha (RS)
2ª etapa – 22 a 25 de abril – Arena Sapiens / Florianópolis (SC)
3ª etapa – 3 a 6 de junho – Pato Branco (PR)
Brasileiro
1ª fase – 13 a 18 de julho – Arena Sapiens / Florianópolis (SC)
2ª fase – 27 de julho a 1º de agosto – Volta Redonda (RJ)
Copa Brasil
12 a 17 de outubro – Palmas (TO)
MAIS COMPETIÇÕES CBA
Além do Sul-Brasileiro, Brasileiro e Copa Brasil, mais três competições – uma já por demais conhecida – recebe o “selo” CBA em 2010. A Copa Centro-Oeste continua supervisionada pela CBA, que repetirá em 2010 a Copa Sudeste e deverá inaugurar a Copa Nordeste. O calendário dos três campeonatos deverá ser definido brevemente.
As três competições deverão seguir o molde do Sul-Brasileiro, com três etapas, exceção feita à Copa Sudeste, integrada pelos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, e deverá ter quatro etapas. A Copa Nordeste, ainda em estudos finais, deverá ter provas em Pernambuco, Bahia e Ceará.
SUPER CADETE
A Super Cadete chega como uma das novidades de 2010 e utilizará o mesmo chassi da Cadete com motores da Júnior Menor, porém menos potente. A idéia é amortizar um degrau de custo, segundo Gatti, já que no ano seguinte o pai do piloto teria que comprar apenas o chassi da Júnior Menor.
Esta categoria foi anunciada em 2009, mas foi recebida com frieza pelos kartistas. A diferença agora é que ela não se torna obrigatória na carreira de um piloto e sim opcional. “2010 será um ano de testes e se a Super Cadete funcionar bem continuará em 2011. Caso contrário, não a teremos no próximo ano”, diz Gatti, que confirma a participação da categoria nos nacionais.
A idade para poder competir na Super Cadete é entre 10 anos completos e 12 anos.
MOTORES À ÁGUA
O projeto da CBA para 2010 é com relação a implantação dos motores refrigerados à água e quatro deles farão parte do mercado: KTT Jimenez, PPK Raptor, Iame Parilla e Vortex.
Internamente estes motores terão que ter o mesmo diagrama, desenho e dimensões e será permitido o intercâmbio de peças. Para baixar custos, os motores serão originais, com gasolina como combustível. "Dará mais durabilidade aos motores", aposta o dirigente.
Quem utilizará estes motores serão os pilotos da categorias Novatos, Graduados, Sênior A e Super Sênior. A Sênior B ainda ficará com os motores à ar e a Júnior Menor e Júnior permanecem com motores que utilizavam em 2009.
GRADUADOS
Aqui reside talvez a principal novidade de 2010. Atendendo o anseio de muita gente dentro do kartismo brasileiro, a CBA decidiu que as categorias Graduados A e B agora passam a ser uma só.
“Temos tido grids muito pequenos nos estaduais e até mesmo nos nacionais e essa medida visa termos grids maiores na Graduados”, revela Gatti. “Além disso, os pilotos da B poderão aprender ainda mais”, emenda.
RNK E REGULAMENTOS 2010
Ainda esta semana o RNK 2010 deverá ser divulgado pela CBA. Os regulamentos dos nacionais deverão ser conhecidos até o final do mês.
DIÁLOGO
Muitas das novas medidas, segundo Gatti, vieram através da postura que a CBA está tendo. “Queremos ter e temos tido um diálogo aberto com preparadores, pilotos e dirigentes. Alguns dos pedidos encaminhados à CNK estão sendo atendidos agora e outros poderão vir a ser atendidos”, finaliza Rubens Gatti.