publicidade
11/01/2010 12:21

EXCLUSIVO: Gatti, presidente da CNK, revela novidades e calendários de 2010

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


Foto: Beepress

Gatti e Cleyton Pinteiro, presidente da CBA


A última sexta-feira (8) foi de importante conversa com o presidente da CNK, o paranaense Rubens Gatti. Em entrevista concedida ao Kart Gaúcho, Gatti nos contou a respeito de como será a temporada 2010 no kartismo brasileiro e revelou uma aguardada novidade.

CALENDÁRIO 2010
Um dos assuntos mais importantes residia nas competições nacionais da atual temporada. O Sul-Brasileiro, que falava-se nos kartódromos que não seria reconhecido pela entidade máxima em 2010, confirmou-se como sendo evento da CBA.

A competição, que chega a sua 13ª temporada, começa em Farroupilha, passa por Florianópolis (SC), na pista nova, e termina em Pato Branco (PR).

O Brasileiro terá, como já se sabia, suas fases disputadas em Florianópolis (SC), também na pista nova, e Volta Redonda (RJ). Porém, ao contrário do que era esperado, a capital catarinense recebe as categorias menores e a cidade carioca as maiores. As duas pistas, porém, são consideradas ainda como candidatas, ou seja, precisam passar por vistorias finais para serem confirmadas.

A Copa Brasil este ano irá até Palmas (TO), assim como em 2003. Palmas recebe o mesmo tratamento de Florianópolis e Volta Redonda, ou seja, precisa ser vistoriada.

Confira o calendário:
Sul-Brasileiro
1ª etapa – 18 a 21 de março – Farroupilha (RS)
2ª etapa – 22 a 25 de abril – Arena Sapiens / Florianópolis (SC)
3ª etapa – 3 a 6 de junho – Pato Branco (PR)

Brasileiro
1ª fase – 13 a 18 de julho – Arena Sapiens / Florianópolis (SC)
2ª fase – 27 de julho a 1º de agosto – Volta Redonda (RJ)

Copa Brasil
12 a 17 de outubro – Palmas (TO)

MAIS COMPETIÇÕES CBA
Além do Sul-Brasileiro, Brasileiro e Copa Brasil, mais três competições – uma já por demais conhecida – recebe o “selo” CBA em 2010. A Copa Centro-Oeste continua supervisionada pela CBA, que repetirá em 2010 a Copa Sudeste e deverá inaugurar a Copa Nordeste. O calendário dos três campeonatos deverá ser definido brevemente.

As três competições deverão seguir o molde do Sul-Brasileiro, com três etapas, exceção feita à Copa Sudeste, integrada pelos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, e deverá ter quatro etapas. A Copa Nordeste, ainda em estudos finais, deverá ter provas em Pernambuco, Bahia e Ceará.

SUPER CADETE
A Super Cadete chega como uma das novidades de 2010 e utilizará o mesmo chassi da Cadete com motores da Júnior Menor, porém menos potente. A idéia é amortizar um degrau de custo, segundo Gatti, já que no ano seguinte o pai do piloto teria que comprar apenas o chassi da Júnior Menor.

Esta categoria foi anunciada em 2009, mas foi recebida com frieza pelos kartistas. A diferença agora é que ela não se torna obrigatória na carreira de um piloto e sim opcional. “2010 será um ano de testes e se a Super Cadete funcionar bem continuará em 2011. Caso contrário, não a teremos no próximo ano”, diz Gatti, que confirma a participação da categoria nos nacionais.

A idade para poder competir na Super Cadete é entre 10 anos completos e 12 anos.

MOTORES À ÁGUA
O projeto da CBA para 2010 é com relação a implantação dos motores refrigerados à água e quatro deles farão parte do mercado: KTT Jimenez, PPK Raptor, Iame Parilla e Vortex.

Internamente estes motores terão que ter o mesmo diagrama, desenho e dimensões e será permitido o intercâmbio de peças. Para baixar custos, os motores serão originais, com gasolina como combustível. "Dará mais durabilidade aos motores", aposta o dirigente.

Quem utilizará estes motores serão os pilotos da categorias Novatos, Graduados, Sênior A e Super Sênior. A Sênior B ainda ficará com os motores à ar e a Júnior Menor e Júnior permanecem com motores que utilizavam em 2009.

GRADUADOS
Aqui reside talvez a principal novidade de 2010. Atendendo o anseio de muita gente dentro do kartismo brasileiro, a CBA decidiu que as categorias Graduados A e B agora passam a ser uma só.

“Temos tido grids muito pequenos nos estaduais e até mesmo nos nacionais e essa medida visa termos grids maiores na Graduados”, revela Gatti. “Além disso, os pilotos da B poderão aprender ainda mais”, emenda.

RNK E REGULAMENTOS 2010
Ainda esta semana o RNK 2010 deverá ser divulgado pela CBA. Os regulamentos dos nacionais deverão ser conhecidos até o final do mês.

DIÁLOGO
Muitas das novas medidas, segundo Gatti, vieram através da postura que a CBA está tendo. “Queremos ter e temos tido um diálogo aberto com preparadores, pilotos e dirigentes. Alguns dos pedidos encaminhados à CNK estão sendo atendidos agora e outros poderão vir a ser atendidos”, finaliza Rubens Gatti.

  • 11/01/2010 14:55 Pedro Francisco Zimmermann

    Parabéns para a CNK, por fazer o Brasileiro nas férias escolares, visto que os pequenos perdem muitas aulas nos campeonatos que disputam. Certa a medida de continuar o Sul-Brasileiro com o reconhecimento da CBA, e ainda fazer a Copa Nordeste, e sugiro como próximas medidas nas categorias menores o piloto passar por uma escola antes de ingressar em competições, principalmente nas de nível alto, pois melhora o grid e da menos dor de cabeça, pois quando um piloto sem experiência enfrenta um grid grande sempre tem encrenca. Parabéns pelas medidasPedro Zimmermann

  • 11/01/2010 16:13 Geovane Gonçalves

    QUERO PARABENIZAR PRIMEIRAMENTE O ZIMMERMANN PELA COLOCAÇÃO REFERENTE AOS INICIANTES ,SERIA COM CERTEZA UMA GRANDE MEDIDA EM PROL DA SEGURANÇA NO ESPORTE.ESPERAMOS QUE SEJA DIVULGADO OS CALENDÁRIOS CNK DEFINITIVOS DO KARTISMO REGIONAL E NACIONAL O MAIS BREVE POSSÍVEL PARA QUE POSSAMOS DEFINIR NOSSAS PARTICIPAÇÕES NOS DIVERSOS IMPORTANTES CAMPEONATOS...AINDA BEM QUE CONTAMOS COM O KART GAUCHO,SEM ESTE INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO FICARÍAMOS NA MÃO.

  • 11/01/2010 17:49 Pedro Francisco Zimmermann

    Caro Geovane, já vi muito pai comprar um Kart para o fiho e em poucos dias colocá-lo em uma corrida. Isto sempre foi meu grande temor, tanto que primeiramente coloquei meu filho na escola do Kartclube de Indaial, que inclusive é gratuita (talvez a única do Brasil) e somente depois de aprovado (iniciaram 15 alunos e somente 3 foram até o fim) foi que comprei um Kart para ele, iniciando numa competição sabendo o que significam todas as bandeiras e procedimentos que envolvem uma corrida minimizando os riscos tanto para ele como para os outros, inclusive em algumas de suas primeiras corridas ele foi prejudicado por pilotos sem experiência e informação pois queriam passar por ele de qualquer jeito e acabavam batendo. Sugiro a CBA e federações que façam uma avaliação criteriosa de cada inscrição nas provas pois assim poderemos ver principalmente nos grids dos pequenos disputas bonitas e sem problemas. SdsPedro

  • 11/01/2010 18:42 Renato Russo

    Boas mudanças são sempre bem vindas,mas já que mudaramos motores de quase todas as categorias,porque manter a Senior B com motores a Ar?Porque mudar o combustivel alcool para gasolina,se o preço do alcool já é um absurdo,imaginem o da gasolina!!!No Paulista Light o alcool já é um custo simplesmente ridiculo de caro,à gasolina será mias caro ainda!!!

  • 11/01/2010 20:41 Mauricio Diegues

    As datas dos eventos ainda precisam ser melhor pensadas, pois de 11 a 14/03 será o GP Brasil em BH, depois de 18 a 21/03 o Sul Brasileiro, mas no dia 20/03 será a 2a. etapa do Light, são 3 competições importantes em apenas dois finais de semana. Como fazer?Quem começou o Light em fevereiro, perde a 2a. etapa?Entre o GP Brasil e o Sul Brasileiro as crinaças já perderam 1 semana de aula, precisamos melhorar os calendarios. A CBA tem que soltar seu calendário com mais antecedência e ser a primeira a divulgar para que as federações estaduais pensem melhor sua datas.

  • 11/01/2010 20:42 Mauricio Luz Gallinari

    Parabens !!Cadê a copa Sudeste??Rio - Minas - São PauloVamos ter Shifter nas copas tambem??

  • 11/01/2010 22:13 Jaime "carioca" Campos

    ESTOU SATISFEITO COM A NOVA POSTURA DA CNK.MUDAR A FASE DAS CATEGORIAS DE BASE PARA FLORIANÓPOLIS NÃO SERÁ UM PROBLEMA??? PORQUE EM 2007 PEQUENOS PILOTOS TREINARAM A -1 GRAUS C° NO QUAL PARALIZARAM O TREINO E OS MESMOS TIVERAM QUE TER O APOIO DOS PAIS PARA AQUECER SUAS PEQUENINAS MÃOS COM SECADOR DE CABELOS; IRRITANDO OS MESMOS. SENHORES DIRIGENTES; POR FAVOR, PENSE BEM !!!ABRAÇO. JAIME CAMPOS.

  • 11/01/2010 22:18 Antonio Canedo

    Estou gostando da postura da nossa CNK.... mudanças pra melhor devem ser pensadas sempre!!! Porque ficar na mesmice que esta minguando os grids!!! E porque não parar com essa ideia de se fazer com intervalo de uma semana dois campeonatos em lugares diferentes??? Teríamos menos gastos com transporte de equipamentos das equipes e consequente diminuição de custos.. Fora que poderíamos ter um maior intercâmbio entre as categorias menores e maiores!!! Por que fazer isso para contentar os clubes??

  • 12/01/2010 08:16 Sinder Bitton

    Acho que todas as mudanças serão de grande valia para o kartismo brasileiro, mas penso que se deveria pensar nas datas, pois alguns campeonatos, irão concidir no mesmo final de semana, e também na divulgação dos calendários definitivos, para que venhamos a nos estruturar e não investir em treinamentos nos kartódromos errados, como aconteceu em Volta Redonda, de retiraram o Brasileiro nas categorias de base. O mais importante que a CNK, coloque comissários, diretores de prova que tenham profundo conhecimento, e que penalizem aqueles que realmente precisem ser penalizados, não deixando acontecer verdadeiras batalhas e atitudes maldosas dentro da pista, para que ao final de cada etapa, nossos filhos possam voltar aos nossos lares, ilezos sem nehum problema nas sério. Lembram de Goiania ?

  • 12/01/2010 09:54 Vanio Tomaselli

    Sr. Jaime Campos, a primeira fase do brasileiro de 2007 foi realizado em Farroupilha na serra Gaúcha, este ano será em Florianópolis, litoral catarinense onde a diferença de temperatura no mês de julho é de no mínimo 10°C. Em Farroupilha a categoria mirin treinou as 7:30 Hs. Neste ano em Florianópolis é só repetir os horários de treinos de Goiania onde as categorias mirin e cadete foram as últimas a treinar.Portanto Sr. Jaime não precisa se preocupar pois nem um piloto vai "congelar".

  • 12/01/2010 11:42 Geovane Diniz Gonçalves

    ME PARECE QUE A NOVA PISTA RECENTEMENTE INAUGURADA " ARENA SAPIENS " É DE ALTA QUALIDADE,SENDO OBSERVADO OS HORÁRIOS COMO DITO PELO SR.VANIO TOMASELLI,TEREMOS UM GRANDE BRASILEIRO PARA OS MAIS JOVENS EM SANTA CATARINA,.DEVEMOS LEMBRAR QUE POR SE TRATAR DE FERIAS ESCOLARES MUITOS LEVAM CONSIGO IRMÃOS,PRIMOS OU SEJA FAMÍLIA TODA,E NESSA HORA NADA COMO UMA CIDADE COM LAZER DIVERSO E BOA HOTELARIA ALEM DE FÁCIL ACESSO.

  • 12/01/2010 12:48 Glauber Senna

    Parabéns Gatti e toda CNK em trazer o Brasileiro para Florianópolis nas categorias de base. Volta Redonda tem uma excelente pista mas nenhuma estrutura fora dela. A nossa ARENA SAPIENS é junto com o Velopark uma das melhores pistas do Brasil. Convidamos todos os pilotos de categorias de base a participarem da nossa Copa Santa Catarina de Kart que será o OPEN do Brasileiro. Abraço a todos!!!

  • 12/01/2010 19:57 Renato Russo

    O QUE O CANEDO DISSE É UMA GRANDE VERDADE,AS DUAS FASES SEREM EM FLORIANÓPOLIS,LEMBRO QUANDO FIZERAM ISSO NA ALDEIA DA SERRA E TODOS FICARAM SATISFEITOS,POIS OS CUSTOS DIMINUIRAM BASTANTE.É UMA FORMA DE BARATEAR PARA AS EQUIPES E PARA OS PAIS,NÃO PODEMOS ESQUECER QUE TEM PILOTOS JOVENS E MAIS VELHOS DA MESMA FAMÍLIA,ISSO SERIA DE BOM AGRADO!!!

  • 12/01/2010 21:30 Nilton Amaral (nil Racing)

    Nésta hora nada melhor do que ouvir a vós da experiençia,RUSSO

  • 13/01/2010 02:40 Renato Klein

    Após a primeira edição, quando vim como jornalista para cobrir o evento, posso garantir que a cidade está preparada para receber os melhores pilotos do país.

  • 13/01/2010 15:23 Doglas Pierosan

    ESTOU APOINDO O CANEDO E O RUSSO, JÁ QUE AS NOVAS REGRAS SÃO PARA TRAZER UMA CERTA ECONOMIA NOS CUSTOS DO KARTISMO VAMOS VOTAR A FAVOR DE QUE AS DUAS ETAPAS DO BRASILEIRO SEJAM NA CIDADE DE FLORIANOPOLIS ( ARENA SAPIENS ) .O COMBUSTIVEL PODERÁ SER O ALCOOL DOGLAS

  • 13/01/2010 15:54 Geovane Gonçalves

    SOBRE FLORIANÓPOLIS SEDIAR AS DUAS FAZES,INCLUSIVE COM A CERTEZA DE RECEBER DOIS GRANDES EVENTOS NO MÊS DE JULHO,O INVESTIMENTO NA FINALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS SERIA MAIS COMPENSADOR AOS PROPRIETÁRIOS DA ARENA SAPIENS E AI TERÍAMOS CONDIÇÕES DE EVENTO AINDA MELHOR E SOBRARIA MAIS UMA RESPEITÁVEL ARENA DO KARTISMO BRASILEIRO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE DE ESTRUTURA COM QUALQUER UMA OUTRA PISTA NO MUNDO.E TUDO ACERTADO E COLOCADO PELO CNK AINDA NO INICIO DESTE ANO, PODERÁ SER REALIZADO A TEMPO,SEM ATROPELOS DE ULTIMA HORA.QUESTIONEM A ARENA SAPIENS SOBRE O QUE VAI SER FEITO PARA A FAZE UM DO BRASILEIRO E PROPONHAM O QUE ACHAREM NECESSÁRIO PARA MELHORAR AINDA MAIS OQUE JÁ SERIA FEITO,.INCLUSIVE NUMA AMPLA CAMPANHA DE MARKETING LOCAL(MÍDIA ELETRÔNICA E ESCRITA).CHAMANDO O PUBLICO AOS EVENTOS,DANDO ASSIM A VISIBILIDADE EXIGIDA PELOS PATROCINADORES.

  • 13/01/2010 17:14 Manoel De Queiroz Neto

    Muito sensata a realização das duas etapas do Campeonato Brasileiro de Kart numa única sede, tanto em 2010, quanto nos próximos anos. Apoio totalmente a sugestão dos pilotos Canedo, Russo e Doglas sobre Florianópolis. As vantagens em relação à logística, acomodações, custos, promoção, estrutura e técnica são enormes. Aliás, esses critérios deveriam ser os fatores decisivos na escolha de qualquer sede para um Campeonato Brasileiro de Kart, por tudo que esse evento envolve e representa.Infelizmente, política e bom senso andam por vias bastante diversas. Abraço a todos, Manoel.

  • 13/01/2010 17:42 Nilton Dias

    Super cadete???Isso não diminuirá o ja pequeno grid da junior menor no sul brasileiro???Ou algum pai de piloto da cadete da temporada passada pode chegar no sul brasileiro pensando em um grid da super cadete bom e ter apenas ele participando.

  • 13/01/2010 19:00 Nicolas Gatto

    Parabens a CNK, por trazer os nossos pequeninos pilotos a florianópolis.(arena sapiens).Pois são eles o futuro do automobilismo brasileiro,tambem são merecedores de uma pista recem inaugurada que vai oferecer a segurança e estrutura que eles merecem e que faltam em outros lugares.estamos com o mesmo pensamento: sr° VANIO TOMASELLI,GEOVANI DINIZ E GLAUBER SENNA.E que DEUS abençoe a todosNICOLAS GATTO

  • 13/01/2010 19:05 Glauber Senna

    Sobre Super Cadete x Jr Menor a solução é acabar com a Jr Menor e passar estes pilotos direto para Junior, pois não dá para coloca-los dentro de um cadetinho, seria andar para trás. Sobre a super cadete dará certo sim , já é um sucesso na Granja Viana. Pena que o sul brasileiro deu conflito de datas com duas etapas do Light assim deixando a granja Viana mais interessante. Agora só falta definir quando poderemos usar a pista do Sapiens Park , pois desde o Desafio só carrinho de mão anda por lá,abraços

  • 14/01/2010 14:19 Jefferson Muccio

    Como disse o CAMPEAO Renato Russo mudanças sao otimas mas usar motores a gasolina o custo ira aumentar muito mais . Temos que rever esta mudança .Para o bem do kartismo brasileiro.

  • 17/01/2010 13:21 Roger Rieger

    Concordo e me alinho com o Russo, Canedo, Pierosan e o Manoel: É melhor Senior B com motor a água e a álcool! E ainda, todo o Brasileiro realizado em Florianópolis. Estrutura, força pela movimentação e concentração de pessoas e economia: ingredientes inteligentes para o sucesso deste evento.Atenção CNK: pense a respeito. O campeonato Brasileiro sempre devem preferir os kartódromos com estrutura e opção de hospedagem e alimentação! Assim, como negócio, o setor cresce e se desenvolve!Abraços Roger

  • 21/01/2010 01:56 Sidney Carvalho (alemão)

    a alguns anos estou fora das competiçoes da cba , mais lendo tudo isso aqui estou animado para participar com meus pilotos do proximo brasileiro, é sempre bom ver que pessoas decentes ainda existem, principalmente no nosso kartismo, parabens a todos os envolvidos nas mudanças, nosso kartismo agradeçe, ainda ontem estavamos quase mortos.....