publicidade
13/02/2009 15:55

Experiência adquirida em 2008 é trunfo de Enzo Agostinelli para títulos este ano

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Enzo Agostinelli


Surgindo como uma das jovens promessas da categoria que representa a porta de entrada do kartismo nacional, a Mirim, classe reservada aos minipilotos com idade entre seis e oito anos, o kartista paulista Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) pretende utilizar em 2009 a experiência adquirida nos treinos e provas realizados no decorrer da ultima temporada para ingressar no top five de sua categoria e lutar diretamente por vitórias e títulos.

 

Filho do ex-piloto de motovelocidade e de carros de Turismo, Rodrigo Rodrigues, e tendo herdado o gene da velocidade, o garoto do ABC paulista não poderia ter outro caminho a não ser o de ser piloto. Seguindo o exemplo do pai, iniciou a carreira com uma moto Mini R1 de 50cc e mais tarde substituiu-a por um kart de competição. Depois de algumas aulas na escolinha de pilotagem que o multi-campeão de kart quatro tempos Beto Nini mantém no kartodromo Kart-In, Enzo Agostinelli estava preparado para sua primeira corrida. A pista escolhida para sua estréia foi a do Kartódromo Internacional Granja Viana, palco de seletas provas entre estrelas do mundo da velocidade, como Rubens Barrichello e Tony Kanaan, bem como do maior certame regional da modalidade no Brasil, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que reúne mais de duzentos pilotos a cada rodada.

 

Apesar desse bom trabalho de preparação, Enzo atingiu a idade mínima para poder participar de competições apenas na metade do ano, tornando-se o “caçulinha” dentre todos os sete mil pilotos filiados à CBA. Assim, atrasado no desenvolvimento desportivo em relação aos demais concorrentes, que já aceleravam forte desde o inicio da temporada 2008 – alguns, ainda, desde 2007 -, Agostinelli definiu como meta para o ano de 2008 apenas amealhar o máximo de aprendizado possível nas provas da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, da Copa São Paulo Light de Kart e no GP Brasil de Kart, quando fez sua estréia em certames nacionais.

 

Em sua primeira competição, apesar de contar com a experiência de apenas dois meses de treinos, o piloto conquistou a oitava colocação ao final da prova e na etapa seguinte, depois de muita dedicação sua e da equipe, já desbancava pilotos mais experientes, garantindo o quinto lugar e subindo ao pódio em sua primeira prova disputada em condições de chuva.  “Aquela era apenas a segunda corrida do Enzo e a primeira que realizava em pista molhada, mas esteve sempre entre os mais rápidos na pista. Essa performance em condições adversas acabou surpreendendo a equipe, principalmente porque foi progredindo rapidamente e andando em tempos de volta muito próximos aos tempos obtidos pelos principais pilotos da categoria”, relembrou entusiasmado o preparador de kart Wesley Silva, chefe da equipe Enigma e responsável pelos ajustes no bólido do pequeno kartista.

 

Mas não é só conquistando bons resultados que se forjam os grandes pilotos. Aliás, é justamente nas adversidades enfrentadas que se adquire as grandes lições e a experiência necessária para alicerçar as vitórias e os títulos e, para Enzo Agostinelli, a historia não foi diferente. Recém chegado na modalidade, optou por estrear em um novo circuito e campeonato, partindo para as disputas da Copa São Paulo Light de Kart onde buscou “acelerar” o processo de aprendizado em batalhas com alguns dos mais destacados pilotos do Brasil na Mirim.

 

Face ao seu total desconhecimento dos segredos do circuito, Agostinelli classificou seu kart entre os últimos do pelotão de largada, mas bastou surgir a luz verde que autorizou o inicio da corrida para Enzo partir em busca de melhores posições.

 

Todavia, no momento em que realizava uma forte freada em uma das curvas do veloz circuito, o freio de seu bólido ficou parcialmente preso, reduzindo sensivelmente o desempenho do micromonoposto e Enzo, nitidamente prejudicado pela falha mecânica, nada mais pôde fazer na competição, a não ser amargar a ultima colocação como resultado final.

 

No final do mês de agosto era vez do II GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA que teve vez no Kartódromo Arena Schincariol, na cidade paulista de Itu. Para “aumentar sua quilometragem” em condição de corrida e, conseqüentemente, seu aprendizado na arte de pilotar, Enzo partiu para fazer sua primeira participação em um certame nacional, enfrentando suas primeiras experiências em meio a pilotos oriundos de diversas partes do Brasil. Foram importantes lições adquiridas nesse convívio, cujo reflexo foi nítido em seu desempenho, posto que ao voltar ao “campeonato granjeiro”, Enzo conseguiu passar a fazer parte do seleto grupo de pilotos qualificados para o play-off da categoria Mirim e, melhor ainda, melhorando exponencialmente seus tempos de volta em relação aos demais pilotos.

 

Com a experiência adquirida em 2008, as expectativas para a temporada que vai se iniciar são muito boas e é hora de aproveitar as experiências adquiridas para passar a integrar o “pelotão de elite” da categoria Mirim. O foco do Enzo ainda será o estudo, ele ainda é muito novo e estudo é prioridade no momento. O Enzo é apaixonado por velocidade e se pudesse passaria todos os dias andando de kart, por isso vamos continuar usando o kart como um incentivo, um esporte e como um meio de diversão, pelo que ele não tem nenhuma obrigação de conquista de resultados”, lembrou seu pai Rodrigo Rodrigues, mostrando que a prioridade é, sempre, o futuro escolar do jovem piloto.

 

Neste ano o piloto da equipe paulista Enigma permanece na categoria Mirim, com seu chassis Birel, e deverá participar regularmente da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, além de disputar os certames nacionais. A primeira etapa do certame está marcada para o dia 14 de março no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP). Com tudo pronto Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) será um dos fortes concorrentes e presença certa nos pódios.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!