Depois de largar da sétima posição, o catarinense Alisson Paulinelli (Virtual Panorâmico/ Dragão Motorsport) venceu neste domingo (04/3), no Autódromo de Interlagos (SP), a segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo, com a vantagem de 3s855 sobre o amazonense Márcio Pasaneli (Proview/ Gov. Amazonas/ Alpie Competições), que assumiu a liderança do certame com 27 pontos, apenas três a frente do piloto de Lages e quatro de folga sobre o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/ Flash Power/ Alpie Competições), vencedor da prova de abertura da temporada, que agora terminou apenas em oitavo. “Continuei com os mesmo problemas de falhação dos treinos, e corri só para pontuar e descartar este resultado”, declarou o representante de Alfenas, Sul de Minas gerais, visivelmente chateado.
O paulista Rafael Suzuki (Shutt/ Phebem) não aproveitou bem a pole position que conquistou nos treinos classificatórios e foi superado na primeira curva por Márcio Pasaneli, que ainda levou um toque na traseira. Com o bico quebrado, o nissei foi caindo de posições, enquanto que o manauara sustentava a ponta e Alisson Paulinelli ia realizando ultrapassagens, até assumir a liderança faltando cinco voltas para o encerramento. Victor Corrêa partiu em quinto e após largar muito bem, saiu do Esse do Senna
Com o desaparecimento da Fórmula Renault, a Fórmula São Paulo passa a ser a única categoria de monopostos do Brasil, preparatória para as modalidades internacionais, como a Fórmula 3, e por isso está reunindo pilotos de sete estados diferentes no total.
Todos os carros utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.
FÓRMULA SÃO PAULO EXPORTA TALENTOS PARA EUA
Três dos cinco primeiros colocados do campeonato da Fórmula São Paulo vão correr nos Estados Unidos em 2007. O campeão Fábio Orsolon (RJ) assegurou uma vaga no campeonato nacional de Fórmula Barber, enquanto que Ricardo Zappelini (SC), quarto colocado, assinou com a forte Gelles Racing, e participará do Campeonato Norte-Americano de Fórmula BMW. O quinto na temporada passada, Rodrigo Barbosa (SP), disputará um dos certames regionais de Fórmula Atlantic. O vice-campeão Leonardo Otero (RJ) está treinando de Fórmula Renault no Brasil, enquanto que Allisson Paulinely Silva (SC), terceiro, optou por continuar na Fórmula São Paulo pelo terceiro ano.
O resultado da segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo foi:
1) Alisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 18 voltas em 32min18s678;
2) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, a 3s855;
3) Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, a 14s581;
4) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, a 14s798;
5) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, a 15s190;
6) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, a 18s705;
7) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, a 29s816;
8) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, a 1min02s774;
9) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/GTM2, a 1min02s859;
10) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, a 3 voltas.
A classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após duas etapas está assim:
1) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 27
2) Alisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 24
3) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 23 pontos
4) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 21
5) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 18
6) Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, 12;
7) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 10;
8) Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, 8
9) Paulo Meyer (SP), Interkart, 6
10) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/GTM2, 4
10) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, 4;
12) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/GTM2, 3
113) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, 2