Valorizar cidadãos que são orgulho à cidade. Esse foi o pano de fundo da cerimônia oficial de abertura da Semana da Pátria na última quinta-feira (01/09). A chuva fina, que logo deu trégua, não atrapalhou a solenidade iniciada pontualmente às 9h. Como programado, na esquina do Esporte Clube Pelotas, o piloto Gabriel Souza Robe, oito anos, uniu-se ao grupo de atletas que conduzia o Fogo Simbólico e, ao volante de seu kart, dirigiu-se até o Altar da Pátria, ao som da música conhecida como a trilha da vitória de Ayrton Senna.
E, antes que houvesse o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Pelotas, o campeão nacional de Kart na categoria Mirim recebeu a chama das mãos da fundista e maratonista Marli Matias, subiu a escada aos olhos atentos das autoridades civis e militares e acendeu a pira, que permanecerá como símbolo da Pátria até o final da tarde do dia 7.
Motivo de emoção à mãe Etiene Robe, 28, que procurava o melhor ângulo para fotografá-lo: "Fico muito grata pela homenagem", resumiu a professora de Ciências. Torcida em comunidades na Internet, três patrocinadores confirmados (SavarSul, LagoaSul e Fleischmann) e apoio dos professores da Escola União, onde Gabriel estuda a 2ª série, servem de incentivo à família: "Este tipo de reconhecimento é muito importante", reforçou Etiene.
Motivo de orgulho à Liga de Defesa Nacional: "Queremos reverenciar os heróis do passado e do presente", enfatizou o diretor de Comunicação, Gilberto Demari Alves. "Que jovens como esses que homenageamos hoje possam deixar o exemplo de como deve agir o cidadão para se orgulhar e ser o orgulho", reforçou. Além de Marli e Gabriel, ainda foram destacados ontem Nelson Mesquita Filho e Juliano Fernandes, do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIMtz), e o fundista e maratonista Giovane Vieira Baptistone.