Consolidada como a principal categoria de base do automobilismo nacional para os pilotos que pretendem seguir carreira em monopostos – especialmente depois da indefinição sobre o futuro da Fórmula Renault, que deve mesmo deixar de existir –, a Fórmula São Paulo começa sua temporada de 2007 neste domingo (11/2), no Autódromo de Interlagos, em conjunto com a primeira etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo.
No domingo pela manhã, a partir das 9h00, serão disputados os primeiros pontos de um campeonato de 11 etapas, que se estende até o dia 2 de dezembro e terá todas as suas provas realizadas no circuito da capital paulista. Por ser a única categoria de base remanescente do automobilismo brasileiro – a Fórmula 3 é considerada um degrau superior na preparação dos pilotos –, a Fórmula São Paulo ganhou status neste ano e passou a ser mais valorizada pelos ex-kartistas.
“Eu sempre achei a Fórmula São Paulo a melhor opção para quem está começando no automobilismo, mesmo quando a Fórmula Renault ainda era disputada, e por isso já planejava minha entrada na categoria desde o ano passado”, declarou o paulista Gabriel Tojal (Agecom), bicampeão paulista de kart que está entre as novas estrelas da categoria. “Mas como neste ano a Fórmula São Paulo tornou-se a única opção para quem sai do kart e não dispõe de todo o orçamento para a Fórmula 3, a expectativa é de grids maiores e de muita competitividade”, completou.
Gabriel Tojal fará sua estréia no automobilismo pela equipe GTM2 Racing, ao lado de Tiago Massa, primo do piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. Os dois participaram de diversos treinos de adaptação ao monoposto da categoria no Autódromo de Interlagos, e retomaram a rotina de preparação nesta quarta-feira (7). “Treinamos bastante e teremos outra sessão livre nesta quinta-feira, e mais duas na sexta, além da classificação de sábado. Um dos pontos positivos da Fórmula São Paulo é a grande quantidade de treinos, e por isso ela pode ser considerada uma ótima escola para quem sai do kart”, acrescentou Tojal.
A categoria – que utiliza chassis Techspeed de fabricação nacional e motor AP 1.8 de 132 hp –, possibilita aos pilotos velocidades de até 220 km/h no circuito paulista. Uma das vantagens do campeonato é a adoção de câmbio Hewland, de fabricação inglesa, semelhante ao empregado nos carros de Fórmula 3. “Esse tipo de câmbio, não seqüencial, exige muito mais técnica do piloto e facilita a passagem para outras categorias. Acho o pacote da Fórmula São Paulo bastante interessante e, por isso, a categoria tende a crescer ainda mais neste ano”, finalizou Tojal.
O calendário de 2007 da Fórmula São Paulo é o seguinte:
1ª etapa - 11 de fevereiro
2ª etapa - 04 de março
3ª etapa - 08 de abril
4ª etapa - 06 de maio
5ª etapa - 27 de maio
6ª etapa - 24 de junho
7ª etapa - 29 de julho
8ª etapa - 26 de agosto
9ª etapa - 04 de novembro
10ª etapa - 02 de dezembro