Vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2017, Gaetano di
Mauro segue defendendo as cores da Academia Shell Racing em 2018. Mas ele agora
vai pilotar os carros de corrida mais produzidos no planeta. Di Mauro, 20, é o
mais novo integrante do grid da Porsche Cup em 2018. Ele vai assumir o carro
#11 na Carrera Cup 3.8.
A migração do talentoso piloto paulista para a principal
categoria de Gran Turismo latino-americana se deve ao novo projeto de
desenvolvimento de talentos da Porsche Cup. A partir de 2018, competidores
regulares da categoria sul-americana em sua faixa etária podem ser habilitados
para a fase global do “Porsche Motorsport Junior Programme”.
A plataforma de formação de talentos da marca alemã existe
desde 1997 e já revelou nomes como os vencedores das 24 Horas de Le Mans Timo
Bernhard e Earl Bamber. A seletiva brasileira, batizada de “Carrera Cup Junior
Program”, foi lançada neste ano e vai premiar outros três jovens pilotos com
subsídios para disputar a temporada da Carrera Cup 3.8 – numa mostra de que o
representante da Shell Racing terá concorrência acirrada nas pistas.
Em sua nova rota de carreira, Di Mauro almeja um dia ser
piloto oficial de fábrica da Porsche, competindo nos principais eventos
internacionais onde a marca está presente.
A temporada de sprint da Porsche Carrera Cup 3.8 tem início
em Curitiba nos dias 23 e 24 de março. O calendário passa por Interlagos,
Goiânia, Termas de Río Hondo (Argentina) e Velo Città, antes de retornar à
capital paulista para a rodada dupla de encerramento da temporada na preliminar
do GP Brasil de F1, em novembro.
As jornadas de sprint da Porsche Cup têm duas corridas de 25
minutos mais uma volta. A primeira bateria tem o grid definido pelo treino
qualificatório, enquanto a segunda tem inversão de grid (o número de posições a
serem invertidas é sorteado pelo vencedor da corrida 1, no pódio).
Os carros usados na categoria que Di Mauro vai correr são
modelo 911 GT3 Cup, da geração “991-I”. Eles têm motor de 460 HP e câmbio com
sistema de paddle shift (“borboleta” atrás do volante), tendo estreado no
Brasil em 2014.
Diferentemente de outras categorias de turismo em que o
piloto competiu no Brasil, na Porsche Cup todos os carros são preparados por
uma equipe única, a Dener Motorsport. Ao mesmo tempo em que isso assegura
igualdade de equipamento, há restrições na gama de setups liberados para os
competidores – basicamente, os pilotos e seus engenheiros são autorizados a
regular o ângulo da asa, rigidez das barras estabilizadoras e balanço de freio
apenas, com os demais ajustes do carro padronizados para todo o grid (incluindo
a pressão dos pneus Michelin).
Vice-campeão do Brasileiro de Turismo em 2017 e vice-campeão
da Sprint Race em 2013, o representante da Academia Shell Racing é tetracampeão
brasileiro de kart, com os títulos dos dois últimos anos na classe Shifter.
Além de outros troféus obtidos no kartismo internacional, Gaetano também
acelerou de carro na Europa, vencendo corrida e cravando pole-position pela F4
Britânica em 2014.
Produto premium da marca, a gasolina Shell V-Power Racing é
o combustível oficial da Porsche Cup desde abril de 2016. A marca está presente
também no carro do campeão de 2016, Lico Kaesemodel, e tem Dennis Dirani como
piloto de testes e ações promocionais na categoria.
“Estou muito motivado
em disputar a Porsche Carrera Cup. No ano passado estive nas provas de
endurance da categoria para acompanhar o trabalho dos estrategistas e pilotos
da Shell Racing. Tive a oportunidade de acelerar o carro para algumas voltas
promocionais levando convidados e fiquei encantado. O campeonato está mais
profissional a cada ano que passa e realmente é uma alternativa viável para
quem pretende viver de acelerar carro de competição no Brasil. Em 2017 chegamos
muito perto do título com a Shell Racing e vamos trabalhar duro para tentar ser
melhor ainda em 2018. É um projeto novo para mim, muito promissor, e agradeço à
Shell por confiar em meu nome para levar sua marca por mais um ano”, disse
Gaetano Di Mauro.
“Nossa meta de carreira
para o Gaetano neste ano era outra. Mas quando tomamos conhecimento da
abrangência da nova plataforma de desenvolvimento de talentos da Porsche em
2018, não titubeamos em trazê-lo para a categoria. Os conceitos e valores do
Junior Programme estão em plena sintonia com aquilo em que acreditamos na
Academia Shell Racing e estamos muito motivados em franquear ao Gaetano um
caminho que pode fazer dele um piloto de fábrica da Porsche no futuro”,
declarou Vicente Sfeir, gerente de
motorsport e patrocínio da Raízen.