Se o objetivo de Giancarlo Vilarinho era um aprendizado rápido para a estréia na Fórmula BMW Norte-Americana, os testes da semana passada no circuito Putnam Park, na região de Indianápolis, mostraram que ele está no caminho certo. Depois de três dias de atividades, completando mais de 250 voltas, o piloto registrou o novo recorde do traçado, com 1min15s8, deixando a equipe EuroInternational extremamente satisfeita com sua evolução. A marca foi estabelecida na quarta-feira (9), em perfeitas condições climáticas e de pista, e repetida na quinta-feira (10), quando a situação não era mais tão favorável.
“Além de quebrar o recorde do circuito, o que me deixou mais contente foi ter conseguido a mesma marca por dois dias consecutivos, sendo que no segundo as coisas estavam muito mais difíceis, com a temperatura elevada e o asfalto menos emborrachado, já que havia chovido pouco antes das atividades”, afirma Giancarlo Vilarinho, que desta forma atingiu o objetivo traçado antes do treino, de começar a andar no mesmo ritmo dos pilotos que participam da categoria. Ele andou sozinho, mas mostrou-se superior no comparativo com as marcas estabelecidas anteriormente (a melhor era de 1min16s1).
O manager do piloto, Paulo Carcasci, também gostou dos resultados alcançados. “No segundo dia de treinos, quando ele alcançou o recorde, as condições estavam muito favoráveis e era o que todos nós esperávamos que acontecesse mesmo. O que impressionou foi o fato dele repetir o desempenho no dia seguinte, quando a situação era bem mais complicada. Ele tem o bom habito de ouvir bastante e aprender rápido, o que vem acelerando o processo de adaptação ao carro e a preparação para a estréia”, elogiou. O próximo treino de Giancarlo Vilarinho, na mesma pista, será dia 20 de junho.
Na próxima oportunidade, ele terá um parâmetro ainda melhor, já que no dia anterior os pilotos que disputam a atual temporada estarão treinando em Putnam Park. Por enquanto, a categoria não permite a presença de Giancarlo Vilarinho nos treinos oficiais, então será a melhor chance para uma comparação direta. Ele vem treinando desde janeiro, preparando-se para a estréia na Fórmula BMW Norte-Americana, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. A meta é disputar o campeonato completo em 2008 com possibilidades de brigar pelo título.
Giancarlo Vilarinho permanece nos Estados Unidos para mais dois compromissos oficiais neste mês. Neste fim de semana, vai acompanhar a rodada dupla de abertura da Fórmula BMW Norte-Americana, no Miller Motorsports Park, ao lado da equipe EuroInternational (que tem o canadense Yannick Hofman e o colombiano Sebastian Saavedra como pilotos para 2007). Depois, no dia 27 de maio, volta a Indianápolis para assistir as 500 milhas da Fórmula Indy, uma das provas mais famosas do mundo e a mais importante do calendário da categoria.