O brasileiro Giancarlo Vilarinho terá dois dias para simular no circuito de Putnam Park, nos Estados Unidos, o que vai encontrar na semana que vem na primeira fase do BMW Scholarship, em Valência, na Espanha. Nesta terça (17) e quarta-feira (18) ele vai completar algumas voltas no traçado em busca de três objetivos. Conseguir o melhor tempo possível rapidamente, treinar a comunicação em inglês e aprimorar a técnica do punta-taco (frear e acelerar ao mesmo tempo durante a redução de marchas).
Serão os detalhes observados pelos técnicos da BMW, que vão eleger os mais habilidosos para a disputa da final, em setembro, valendo um contrato de piloto oficial da montadora alemã para 2008. “Eu venho treinando desde o início do ano, mas ainda falta melhorar alguns aspectos e estamos trabalhando neste sentido nesta semana. A idéia é chegar a Valência pronto para garantir a classificação”, afirma Giancarlo Vilarinho. Ele integra o primeiro de três grupos nesta fase inicial do BMW Scholarship. Os outros treinarão em agosto.
Neste primeiro estágio, o cronômetro é deixado de lado e os responsáveis pelo teste analisam principalmente a postura e o comprometimento de cada participante, além do talento natural. Garotos do mundo todo estarão em Valência e Giancarlo Vilarinho será o representante brasileiro neste grupo que abre o evento (há outros dois inscritos para os grupos seguintes). “Contar com o apoio de uma montadora é algo muito importante para a carreira de qualquer piloto e minha meta é conquistar a BMW”, revela.
Para tanto, ele está se esforçando ao máximo nos treinos desta semana, que encerram sua preparação nos Estados Unidos. “Foram seis meses de bastante dedicação. Não só para chegar a Valência em boas condições, mas também pensando no futuro, já que disputarei a temporada completa da Fórmula BMW Norte-Americana em 2008”, conta Giancarlo Vilarinho, de 15 anos de idade, que treina pela EuroInternational nos Estados Unidos. A equipe é a atual campeã da categoria.