publicidade
20/07/2007 13:15

Giancarlo Vilarinho encerrou preparação para o BMW Scholarship

Fonte: Dinho Leme Comunicação - Tiago Mendonça


Foto: Divulgação

Giancarlo Vilarinho


Foram mais de cem voltas pelo circuito de Putnam Park, na região de Indianápolis, alternando entre pista seca e molhada. As condições e o nível de exigência do último teste antes do embarque para a Europa, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), ajudaram o piloto Giancarlo Vilarinho a ajustar o que faltava para sua participação no BMW Scholarship. O programa, que treina pilotos para a próxima temporada, serve também para que sejam definidos os jovens que receberão apoio oficial da montadora alemã e começará a ser disputado nos próximos dias 23 e 24 de julho, em Valência, na Espanha.

Nos dois dias de ensaios, tudo o que Giancarlo Vilarinho fez foi se concentrar ao máximo no que os instrutores, transformados em olheiros, costumam exigir dos participantes. Entre os detalhes, sem entrar nos itens analisados fora da pista, estão o trabalho com o câmbio, o uso do freio, a trajetória, o contorno das curvas e, principalmente, o punta-taco (a técnica de frear e acelerar ao mesmo tempo nas trocas de marcha). “Era uma das minhas maiores dificuldades nesta fase de adaptação e tiramos este último treino para praticar ao máximo. Houve uma grande melhora que me deixou confiante”, disse Giancarlo Vilarinho.

Ele contou com a sorte em relação às condições climáticas para seu último teste. Em toda a região de Indianápolis, desabou o mundo, com fortes pancadas de chuva, mas no autódromo (que fica cerca de uma hora distante do Indianápolis Motor Speedway) caiu pouca água. “Os momentos de pista molhada também foram bons, porque foi a primeira vez que pude guiar o carro sob chuva e nada impede que a situação em Valência também esteja assim. É uma técnica diferente, que me surpreendeu um pouco no início, mas logo depois já estava pegando o jeito”, analisou.

O próximo compromisso é fazer as malas. O piloto embarca neste sábado (21) para a cidade espanhola e aguarda com ansiedade este primeiro contato com pilotos do mundo inteiro. Se agradar os olheiros da BMW, voltará a Valência em outubro, para mais uma bateria de testes, concorrendo ao contrato de competidor oficial da montadora. Suas atividades serão monitoradas dentro e fora da pista por uma equipe de observadores, que tem como chefe o alemão Jorg Muller, ex-piloto de testes da Arrows, Sauber e Williams na Fórmula 1. Giancarlo Vilarinho será piloto da Fórmula BMW Norte-Americana em 2008.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!