A temporada da Fórmula BMW Americana começa neste fim de semana, em Laguna Seca, na Califórnia, com duas disputas paralelas. A primeira e mais importante, claro, é pelo título. Mas há uma outra igualmente valorizada: a briga que vai definir o estreante do ano da categoria, que garante automaticamente um ano de contrato como piloto oficial da BMW, para participar do programa de desenvolvimento de talentos da montadora alemã. É em busca desta conquista que o brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, parte a partir desta sexta-feira (16), com o início dos treinos livres.
Para ele, mais do que o começo de um trabalho, é o complemento de outro, iniciado em janeiro de 2007. “No bom sentido, estou bastante ansioso para a corrida. Foi um ano inteiro de treinos para chegar bem preparado à Fórmula BMW Americana. Os resultados desta dedicação começaram a aparecer nos testes, onde consegui ficar sempre entre os três melhores, mas vou enfrentar pilotos que já estão no segundo ano na categoria, então a melhor coisa a fazer é me concentrar na briga para ser o melhor estreante”, afirma Giancarlo Vilarinho, que terá cinco rivais nesta disputa paralela.
Para ganhar experiência visando a primeira corrida, ele esteve recentemente no circuito de Laguna Seca, onde completou algumas voltas com um carro de passeio para conhecer o traçado. “É diferente das pistas onde treinei, muito maior e mais larga, mas as voltas que completei me ajudaram a ter uma noção importante do contorno das curvas, o que pode acelerar o processo de adaptação, já que os treinos são sempre muito curtos no fim de semana”, revela Giancarlo Vilarinho, que fará a temporada pela equipe EuroInternational, atual bicampeã da Fórmula BMW Americana.
Nos últimos testes de pré-temporada, o mais rápido foi o companheiro de equipe dele, Alexander Rossi, um