Depois de um ano de preparação, o piloto Giancarlo Vilarinho está pronto para sua estréia no automobilismo, aos 16 anos de idade, na Fórmula BMW Americana. Ainda faltam três meses, é verdade, mas a ansiedade e o frio na barriga já foram substituídos pela confiança de quem deseja ser o estreante do ano numa categoria que, de acordo com seus próprios organizadores, tem por princípio revelar pilotos. Quem confirma esta pretensão é Peter Argetsinger, ex-piloto de Fórmula 3 Inglesa e atual instrutor da F-BMW Americana, que avaliou Gian durante o BMW Scholarship em Valência.
“O que eu posso dizer sobre a F-BMW é que é uma categoria preparada para pilotos que almejam a Fórmula 1. É um carro pronto para ser uma das plataformas para categoria”, revela Pete, que em seus tempos de Fórmula Ford Inglesa, onde foi campeão, trabalhou diretamente com Rory Byrne, o projetista dos carros mágicos de Michael Schumacher na F-1, e Pat Symonds, que levou Fernando Alonso ao bicampeonato. “Já há alguns pilotos na Fórmula 1 que correram de Fórmula BMW e com os meninos que temos para os próximos anos tenho certeza que isto irá se repetir”.
O caminho há ser percorrido é longo. Tanto que tudo o que passa pela cabeça de Gian é apenas o próximo passo. Ele não quer nada mais do que ser o estreante do ano na Fórmula BMW Americana – o que automaticamente lhe garante apoio oficial da BMW para 2009. Para tanto, ganhou a confiança de Antonio Ferrari, dono da equipe bicampeã da categoria, a EuroInternational. “Estou num time muito competitivo e minha meta para 2008 é terminar como o melhor estreante da Fórmula BMW Americana”, afirma Gian, que vem treinando na categoria desde janeiro de 2007.
Treinar, aliás, é algo que ele fará com intensidade até o início da temporada, previsto para 18 de maio, em Laguna Seca, na Califórnia. Giancarlo Vilarinho tem duas sessões de testes particulares agendadas para março. Outra duas, já dentro da programação oficial da Fórmula BMW Americana, serão realizadas em abril. “Quero aproveitar os treinos para deixar tudo muito bem acertado com a equipe para que a estréia seja bem-sucedida em Laguna Seca. O campeonato é curto e acho importante começar bem”, comenta o piloto, que já está nos Estados Unidos.
Um dos principais atrativos da Fórmula BMW Americana é o calendário, que prevê duas etapas como preliminar da Fórmula 1, uma delas no Brasil. A outra será no Canadá. “É uma categoria que te dá a chance de viver a F-1 muito de perto. No ano passado, como piloto de testes, tive a oportunidade de visitar duas corridas e gostei muito. Tenho horizontes mais abertos, vejo com bons olhos o automobilismo norte-americano, mas é importante estar perto da principal categoria do esporte a motor no mundo, principalmente sob os olhares da BMW”, revela Gian.
Calendário da F-BMW Americana em 2008:
1ª e 2ª etapas, 17 e 18 de maio, Laguna Seca, Estados Unidos
3ª e 4ª etapas, 8 e 9 de junho, Montreal, Canadá (preliminar da Fórmula 1)
5ª e 6ª etapas, 21 e 22 de junho, Mid Ohio, Estados Unidos
7ª e 8ª etapas, 11 e 12 de julho, Lime Rock, Estados Unidos
9ª e 10ª etapas, 9 e 10 de agosto, Elkhart Lake, Estados Unidos
11ª e 12ª etapas, 27 e 28 de setembro, Thunderbolt, Estados Unidos
13ª e 14ª etapas, 1 e 2 de novembro, Interlagos, Brasil (preliminar da Fórmula 1)