-
24/01/2012 10:50
Thiago
Ótima decisãO da CNK, como piloto posso dizer que isso dara um novo animo para os novos talentos.
-
24/01/2012 11:19
Ussama
Diz a matéria: "os novos graduados enfrentem adversários do mesmo nível e sem a pressão de comparar ou enfrentar grandes estrelas"?!
Ora, o objetivo maior que rege todo esporte mundial não é ter uma estrela como referência para servir de balizamento na busca de equiparação e posteriormente ultrapassá-lo?
Ao revés do entendimento do presidente, a presença de pilotos com mais de 25 anos engrandece o esporte, serve sim de referência e, com maior ênfase, podemos aplaudir um piloto que ultrapassa esta marca e continua a correr com pilotos mais novos.
Se o Jean Todt decide copiar a idéia, o Barrichello nem precisa mais da vaga da Hispnania, bem como o Shumacher deverá pendurar as luvas.
Há no cenário esportivo do kartismo nacional enfoques mais importantes a serem tratados e cuidados para seu engrandecimento. Este assunto em nada acrescentará, com o devido respeito.
-
24/01/2012 11:55
Antonio Florêncio
Na vida devemos nos espelhar nos melhores pra dessa forma crescermos e superá-los. Essa medida só vai tornar essa geração ainda mais fraca e, me desculpe quem postou que dará novo animo para novos talentos, se fosse um talento de verdade não teria receio em confrontar-se com os "velhinhos". Péssima medida e o que deveria ser revisto, isto sim é a idade para o piloto caso queira competir na Senior A, que no meu modo de entender já deveria ser a partir dos 23 anos.
-
24/01/2012 11:59
Manoel De Queiroz Neto
A CBA, através do Sr. Rubens Gatti, está impedindo os pilotos profissionais de competirem com os Graduados, categoria composta por pilotos que também pretendem se tornar profissionais, empurrando-os para a Sênior A, que agrega principalmente pilotos não profissionais, que tem o kartismo apenas como esporte.
Qual a lógica disso? Facilitar o caminho dos meninos que estão entrando na Graduados? Dar-lhes uma chance maior de algum título?
Tenho certeza que os pilotos mais jovens da Graduados sabem que precisam se acostumar a competir contra os melhores desde já, aprender com eles e tentar derrotá-los, pois é isso que terão que fazer por toda a sua carreira no automobilismo.
Concordo com o Ussama, existem assuntos muito mais importantes para a CBA se preocupar.
-
24/01/2012 12:07
Dennis Pombal
OLA, NÃO ACHO UMA BOA IDEIA GRADUADO É GRADUADO, QUANDO FOR ANDAR FORA DO PAIS VAI PEGAR PEDREIRA , PORQUE ENTÃO JÁ COMEÇAR POR AQUI, VI MUITAS VEZES VITOR FRANZONE ANDAR DE IGUAL PARA IGUAL COM AS ESTRELAS E MUITAS VEZES GANHAR CORRIDAS EM CIMA DELES, O QUE ACONTECE E QUE GAROTOS ESTÃO QUERENDO PULAR ETAPAS E CHEGAR RÁPIDO A GRADUADOS E QUANDO CHEGAM LÁ TEM QUE REMAR MUITO PARA ACOMPANHAR OS MAIS EXPERIENTES POR NÃO ESTAREM BEM PREPARADOS, ANTIGAMENTE NA MINHA ÉPOCA A NOVATOS VIRAVA QUASE IGUAL A GRADUADO QUANDO VOCÊ SUBIA ACOMPANHAVA A TURMA E OLHA QUE NA MINHA OPINIÃO A GRADUADOS ERA MUITO MAIS MUITO MAIS FORTE QUE A DE HOJE EM DIA , POR QUE ENTÃO NÃO CRIAR A GRADUADOS B DE NOVO E DEIXAR A SUDAM PARA TODOS ANDAREM JUNTOS E MOSTRAR QUAL E O NÍVEL DE TODOS, SE PREPARANDO PARA UM NÍVEL INTERNACIONAL.. LA VOCÊ ANDA COM PILOTOS MAIS VELHOS E EXPERIENTES.. ISSO PARA MIM E PRESSÃO DE PAI QUE SÓ QUER VER O FILHO TER TÍTULOS E NÃO PEGAR PEDREIRA...VAMOS OLHAR PARA TRAZ E VER COMO ERAM AS CORRIDAS E A GRADUADO DE ANTIGAMENTE..AQUILO SIM ERA GRADUADO .. SE ESTES PILOTOS NOVOS QUE SE DIZEM GRADUADOS PEGASSEM AQUELA ÉPOCA IAM PASTAR MUITO PARA ACOMPANHAR A TURMA...
-
24/01/2012 12:24
Decio Freire
Excelente medida,vamos incentivar e oferecer condições para os novos pilotos aparecerem nas provas e campeonatos. Os pilotos mais experientes podem perfeitamente disputar outras categorias de prestígio, como a senior,Shifter,etc.Parabéns CBA.
-
24/01/2012 12:31
Antonio Carlos Da Silva .
Que me desculpem os "GERSONS" mas concordo com o Gatti .Pilotos jovens são rápidos tanto quanto um desses exemplos acima citados , mas um jovem com 15 anos imcompletos jamais terá a experiencia na hora de dividir curvas com os mais velhos , aí sim entra a desigualdade . Isso facilita também para que os jovens talentos sejam motivo de investimento pelas escuderias , e que os outros fiquem apenas para desenvolver os Karts para as fábricas . O que se vê hoje são as fábricas pagarem para que os sem futuro fiquem correndo com suas marcas . Vamos investir no futuro e não em fim de carreira . Que montem fábricas de equipamento , que sejam Colts , etc.. e que divirtam com os sêniors .
-
24/01/2012 13:09
Alcindo Campos Teixeira
Qdo do fim da graduados B os mais experientes frizavam q isso aconteceria, agora proibir os profissionais de trabalhares poderá ser motivo de ação na justiça do trabalho, e empurra-los para a senior A será esvaziar mais uma categoria, seguimos os exemplos da Europa q são padrão de conhecimento, cada dia mais dificil......
-
24/01/2012 14:04
Sérgio Guerra
Mais uma decisão acertadissima da CBA.
A Graduados para as gurizada até 25 anos (o que já é mauito). A Sudam passa a ser a categoria para as grandes estrelas (até 95 anos) e também para os graduados que se sentirem bem entre as ESTRELAS. Portanto falar em cercear o trabalho das estrelas é piada. Parem de fazer terrorismo. Pelo que se sabe, a SUDAM terá liberação de carburadores, filtro, escape .. ect = será a nossa KF1... muito boa a decisâo da CBA. Outra coisa, é claro que as ESTRELAS nâo vão andar de Senior - vão andar de SUDAM. Nota 10 para a CBA.
-
24/01/2012 15:26
André Freitas
Muito bom Sr. Gatti. Decisão acertada, mais uma vez.
Os Graduados poderão andar também com os bambambans, se quizerem e se acharem em condições. Teremos uma Sudam BOCA LIVRE, só para quem se achar BALUDO. Os pilotos de fábrica acima de 25 serão vão andar lá.
Muita gente aí acima falou muita bobagem e não entenderam o que realmente vai acontecer. Os caras acertaram na VEIA!!!
-
24/01/2012 15:54
Flávio Damaceno
Bahhhh... tem muita gente dizendo "M". Cara, graduado piá, anda com piá, por regulamento. Graduado PROFISSIONAL (os tais 7 MAIS) andam não podem andar com os graduados PIÁ, tem que ser na SUDAM. Graduado PIÁ pode andar com os PROFISSIONAIS na SUDAM. DECISÃO BRILHANTE e INTELIGENTE. O kart vai ganhar muito com isto e os tais PROFISSIONAIS não vão perder nada. E torço para que os graduados PIÁ que forem também andar na SUDAM deem um CORO nos profissionais. PARABENS CBA, não se entimidem com as paravras daqueles que acima se expressaram sem entender direito a coisa ou por estarem defendendo OUTROS INTERESSES....
-
24/01/2012 16:55
Edison Caliman
A CBA e CNK
Acredito que toda a idéia de melhorar qualquer esporte em qualquer pais do mundo,é claro, que é o melhor que se faz para o pais, e para os jovens, que em qualquer modalidade que for praticar, só assim o jovem e o pais se destaca nas competiçòes, e mais do que isso, surgem talentos, que mais tarde vão servir de refêrencia para os que estão chegando, isso tanto competindo ou já ausente das competições.
O comum é ouvir falar que os novos graduados que estão chegando são rápidos, isso é de contestar, pois se for realmente levar a sério o kartismo, e o que o regulamento técnico pede, não pode ser tão discarado o que acontece na graduados, falando em motor e chassis, e os tempos de pista de um piloto para outro, se for o que reza, que todos os motores não podem ser preparados, enfim, só quem acredita em PAPAI NOEL, imagina que tudo é perfeito.
Podemos ver alguns casos, onde campeonatos foram vencidos por pilotos de até 30 anos, 25 anos, 26 anos, na Graduados, campeonato vencido com boa margem de pontos e vitórias, então fica a pergunta, onde é que os novos estão tão rápidos assim?. Que me desculpe a CBA e a CNK, sem esses pilotos que não vou citar nomes,com mais idade, não estiverem na pista como refêrencia para os mais jovens, como vai ser o aprendizado, onde está o meio de aprender levar o kart até aquele ponto de freiada, carburar na pista, calibrar pneus, como vemos os experientes fazendo constantemente antes dos treinos e provas, e isso na nova geração do kartismo Brasileiro, não existe mais, mostra o quanto estamos indo ao erro de criar novos pilotos, queria citar uma informaçào, na Europa tem pais que o SENIOR é a partir dos 33 anos, e quando assistimos corridas, podemos ver pilotos com 33 anos ganhando corrida de igual para igual com pilotos bem mais jovens, PERDOA-ME CBA e CNK, tem muito mais o que fazer pelo KARTISMO BRASILEIRO, onde regulamentos tanto técnicos como desportivo, estão como DEUS dará, com brechas que só facilitam os espertinhos de plantão, onde alguns campeonatos sào trampolim para pilotos que gastam fortunas para se destacar, e ter o nome na midia, e não dão valor para quem realmente luta pelo KARTISMO SÉRIO, e perdem um tempo que nunca mais vai voltar, e esse piloto, como vários que estão aí, nem sequer são levados a sério.
Acredito que uma graduado B SERIA O IDEAL, sem contar que um garoto que vem com pouca idade para a GRADUADOS, não tem o tempo de velocidade que o kart da GRADUADOS desenvolve, é onde na hora de ultrapassar, em muitas as vezes, provoca o acidente, prejudicando o concorrente na pista, isso por falta de experiencia de pista, isso não significa que esse piloto que provocou o acidente não possa ser um ótimo piloto, claro que vai ser, mas vai ter que aprender com alguem mais velho na pista, olhando os atalhos e pilotagem, e dizer com toda a energia, AINDA VOU SER IGUAL A ESSE PILOTO, mas proibir um piloto de mais 25 anos correr, na GRADUADOS, é uma prova de que tem alguma coisa errada, como regra, ou a categoria SENIOR ESTÁ SEM PILOTOS PARA 2012?
Desculpem, mas o que já ví no KARTISMO BRASILEIRO, creio que dá para ter idéia de muitas coisas, já ví piloto SENIOR ganhar corrida de SHIFTER, e disputando com jovens de bem menos idade que êle, já ví corrida de GRADUADOS/SUDAN com vitória de piloto com 29 anos, e olha que foi com mais de 5 segundos de diferença, e já ví SENIOR no Paulista Light, ter parcial mais rápida que SPRINTER A, então se o problema é a idade, infelizmente temos um problema sério no KARTISMO BRASILEIRO,e precisa ser revisto, ou é o jeito errado de formar pilotos, e tirar a idéia de que precisamos URGENTE, ter um representante na FÓRMULA 1, se for assim só com muito DINHEIRO, aí sim, vai andar mesmo!
Bom, acredito que vai ser bem interessante o assunto, mas tirem como exemplo o SKB esse campeonato é formado pelos melhores pilotos de kart do Brasil, e olha que ví eles ganharem o campeoanto, alguns na sua respectiva categoria, no meio da garotada, então?.
Bom, chega, acredito que se aos meus 25 anos de idade, me falam que sou senior, meu DEUS, então já foi toda a minha juventude para o ESPAÇO, RIDICULO o que estão fazendo com o kart e pilotos que já estão a tanto tempo lutando pelo que amam, O KART, o problema do kart não é a idade de adequação e sim as formulas mirabulantes de CIFRÕES, que envolve o esporte, aonde alguem pode mais outros não podem, aí vem a idéia de que só a formula 1 existe, e estão esquecendo de formar HOMENS que mais tarde, se o esporte não deu certo, ele está apto a viver de forma digna em todos os sentidos, pois o esporte proporciona tudo, desde a derrota até a glória, e isso dá o caminho da vida, onde esse joven de hoje, lá na frente vai lembrar de que os momentos mais dificeis que ele passou e superou, VALEU.
Um grande abraço
Edison Caliman
-
24/01/2012 17:16
Ramon Matias
Acredito que a decisão da CBA foi correta. Só não entendo porque o nome de "GRADUADO" vai ficar numa categoria de quem não tem experiência. Na lógica o nome já diz "GRADUADO", para quem tem experiência!
Penso também que deveriam criar uma categoria para kartistas de 20 a 30 anos e deixar a sênior de 30 para cima.
-
24/01/2012 17:36
Rodrigo
QUANDO VAI SER DIVULGADO O RNK 2012 ?
ALGUÉM SABE ?
-
24/01/2012 20:20
Fabio Maia
Me parece que está havendo um sentimento de inferiorização dos "graduados experientes/velhos" com essa alteração nas categorias. Ao mesmo tempo que falam que os pilotos até 25 anos não teriam experiência pra andar como a graduados. Gente, são inumeros os pilotos com menos de 18 anos que dão um show na pista de pilotagem, temos pilotos que estão na fórmula futuro com grande destaque e são integrantes desse grupo chamado por alguns de graduados menos experientes, o que é isso??? Vamos pensar nas colocações que estão fazendo. Não acredito e não concordo quando dizem que a graduados perdeu em qualidade. Em contrapartida, entendo que a Sudam ganha um estatus de "Super categoria" digna de super pilotos e se os "graduados inesperientes" se aventurarem a andar poderam continuar aprendendo. Resumindo, por incrivel que pareça acho que dessa vez a CBA acertou.
-
24/01/2012 22:37
Fernandes Competiçoes
Náo vejo problema algum nisso so acho que os pilotos citados acima sáo pilotos de fabrica vcs lembrão do nicastro na senior a. ? Era imbativel agora são 3 acho que a senior vai perde muito tenho 1 pilotos que este ano vai ser senior A acho dificil ele andar junto com esses pilotos de fabrica...mas...
-
25/01/2012 00:22
Sérgio Câmara
Parabens ao CNK pela decisão tomada,isso ira preserva os pilotos mais velhos(acima de 25 anos) que deram muitas alegrias ao kartismo brasileiro no passado recente.A mulecada de hoje estão muito mais preparadas do que muita gente desinformada imagina,basta ver os resultado dos ultimos Brasileiros na categoria graduado em Florianopols e Vespasiano.Os guri anda muito....
-
25/01/2012 12:51
Antonio Florêncio
Além de ter sido uma medida, novamente autoritária, sem consulta aos maiores interessados, que são os pilotos, ela foge da principal finalidade que é o da formação. Voce somente será bom se estiver competindo com os melhores. Se um rapaz de 16, 17 anos não tem condição no kart de competir com quem tem mais de 25, vai querer fazer o que no automobilismo ? Para quem ainda não entendeu, vai uma dica: Assista ao DVD sobre a vida de Ayrton Senna ! A referência que marcou sua vida foi um piloto de kart, muito mais velho, que serviu de inspiração, por toda a sua vida !! Se não entender na 1ª vez, assista 2, 3 vezes e voce entenderá o contra-senso desta medida da CBA. Pergunte ao Vitor Franzoni se ele prefere defrontar-se com os "monstros", com os quais pode aprimorar sua técnica, ou simplesmente colecionar vitórias sem glória.
-
25/01/2012 19:12
Corredor X
Verdade, pra bem da verdade agora as fabricas serão obrigadas a apostar em novos talentos, arriscar e nao apenas se alto garantir, usando pilotos testados que estao a 15 ou 20 anos na mesma categoria, a meninada é rapida e vai demostrar isso na pista. sangue novo, talento novo, equipamentos novos, chega de piloto que tem trocentos milhoes de titulos....SKB SOU KARTISTA BONZÃO cartao de visita nao paga a conta do supermercado e muito menos garante o futuro, tem algun muitos dos ditos BONZÃO, experientes que já tiveram chances de andar de formula ou turismo e tomaram uma surra.... do cronometro...do fulano do beltrano...... esse pilotos nao foram homologados para a proxima temporada de 2012..... tudo novo, passou o tempo, kart é base é formcão.......
-
26/01/2012 08:44
Wanderley Wormsbecker
ACHO QUE NUNCA DEVERIAM TER UNIFICADO GRADUADOS B COM A.SE DIVIDIREM AS DUAS OS "EXPERIENTES"(JIMENEZ,CARRAPATOSO,NICASTRO) PODERAO PERMANECER NA GRADUADOS.
PILOTO QUE SAI DA NOVATOS NAO TEM O MINIMO DE CONHECIMENTO TECNICO E HABILIDADE,PARA PODER COMPETIR DIRETAMENTE COM OS"FERAS".
-
26/01/2012 16:25
Max Lutjens
Decisão politica...de que adianta ser graduado se não consegue andar mais rapido que um senior?
Nicastro, Dirani, Gimenez, são icones do kartismo que tem de ser derrotados nas pistas. Só criaremos grandes pilotos se tivermos grandes referências. De que adianta ganhar o regional de graduados e quando sair do pais levar pau pq nunca competiu contra um piloto de alta qualidade técnica? A CBA mais uma vez se curva ao interesse de meia duzia e abre mão do desenvolvimento do esporte! o certo seria os Graduados darem "pau" nos seriores não o contrário!
haja paciencia!