A sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart – realizada no último sábado (04) na Granja Viana – entra para a história do esporte no país como um marco das fortes mudanças que o mercado nacional vive principalmente no que diz respeito aos fabricantes de chassis.
Pela primeira vez no torneio a Birel Sudam (empresa que tem o aval da italiana Birel SpA para produzir os chassis no Brasil) colocou mais karts na pista que a velha conhecida Kart-Mini, que dominou o mercado durante vários anos. Foram 39 karts da Birel nas sete categorias, contra 31 da Kart-Mini.
A diferença não foi apenas no número de inscritos. Os resultados mostram uma superioridade da fábrica italiana neste momento. Foram quatro vitórias – sendo três delas com dobradinha – quatro poles e sete melhores voltas. A Mini conseguiu vencer apenas na Graduados B, com o paranaense Gabriel Dias, mesma categoria na qual colocou dois karts na primeira fila do grid (Dias e Rodolpho Santos), enquanto Eduardo Leite garantiu a primeira fila para a fábrica na Graduados A largando em segundo.
Muitos pilotos não hesitaram em trocar de chassis nessa etapa. Um deles foi o brasiliense Felipe Guimarães, que venceu o Pan-Americano deste ano usando os chassis da Kart-Mini. “Minha equipe preferiu fazer um teste com o Birel nessa etapa do Paulista, é realmente muito rápido, mas pessoalmente eu ainda prefiro o Mini”, comentou o piloto da categoria Júnior, onde nove dos 11 concorrentes usavam Birel.
Em conversa com o Allkart.net o proprietário da Kart-Mini, Mário de Carvalho - conhecido nos kartódromos como ‘Sêo’ Mário - disse que seus chassis enfrentam um sério problemas com os novos pneus homologados pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo. “Não tivemos como testar com esses pneus durante o desenvolvimento do chassi”, falou. “Nosso kart estava preparado para os pneus da outra homologação e agora estamos trabalhando para corrigir esse problema, explicou a respeito dos novos compostos, que têm formato e material diferentes nessa homologação.
Por outro lado, Marcelo Petriccione, representante da Birel Sudam acredita que a evolução da sua marca se deve ao trabalho realizado nos últimos anos. “Não acredito que os pneus tiveram papel fundamental no crescimento da Birel este ano”, arriscou. “Tudo isso é fruto de muito trabalho nosso, dos preparadores e pilotos que usam o chassi”, disse, confiante.
Essa guerra dos chassis é mais um aditivo para o Campeonato Brasileiro de Kart, que começa em pouco mais de um mês. A Kart-Mini pretende chegar em Campo Grande (MS) e Ipatinga (MG) – sedes da competição nacional este ano – com a mesma força que tinha até o ano passado. “Estamos trabalhando em todas as possibilidades de acerto que nosso chassi permite e acredito que em duas corridas estaremos de volta na frente”, profetizou Mário de Carvalho.
Sobre contratações de pilotos para o nacional, nenhuma das duas fábricas se manifestou. Há pouco tempo, a Birel contratou Sérgio Jimenez, um tetracampeão brasileiro que defendia a fábrica da Mini oficialmente desde 2003. Além de contar com Rafael Suzuki, que já tem grande experiência internacional no kart, e o vice-campeão brasileiro de Graduados B em 2004, Felipe Polehtto. Na equipe oficial de Mário de Carvalho ficaram, Eduardo Leite e Dennis Dirani (dois pilotos da Graduados A), que têm a missão de desenvolver o equipamento para colocá-lo de novo na frente. “Estamos testando tudo que é possível, trabalhando duro mesmo para voltar a vencer”, comentou Dennis.
Do lado da Birel, Jimenez demonstra tranqüilidade depois de cinco vitórias consecutivas desde que passou para os chassis vermelhos. “O kart é muito bom, tem algumas diferenças em relação ao Mini, mas é tudo questão de acerto”, disse na sua estréia pela Birel, no dia 7 de maio.
Correndo por fora aparecem ainda as fábricas Mega-Kart e Techspeed. A primeira teve grande destaque no Festival Brasileiro de RD, em Bauru nos dias 28 e 29 de maio, quando conquistou os títulos das três categorias e venceu as três últimas provas do Paulista na Novatos, com o carioca Willyans Suhr. Já a Techspeed tem a preferência de grande parte dos pilotos da Cadete. Na sexta etapa do Paulista foram 10, dos 15 inscritos na categoria, usando a marca.
Antes do Campeonato Brasileiro, os principais pilotos do país encaram ainda três corridas (uma do Paulista Light RBC, dia 11; o Open Minas de Kart, dia 19 e o Paulista de Kart no dia 25). Serão provas que vão servir de termômetro para a briga dos chassis no Brasileirão. A guerra está declarada.