publicidade
04/04/2011 08:53

Gustavo Sondermann: hoje choramos mais uma morte no automobilismo brasileiro

Fonte: Portal Kart Gaúcho / Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: Divulgação

Gustavo Sondermann, da forma que devemos lembrar dele, como pede João Gonçalves


O mundo do automobilismo acordou mais triste hoje, depois de acompanhar – praticamente ao vivo – a morte de Gustavo Sondermann na 1ª etapa da Copa Montana ontem em Interlagos.

Gustavo, como todos já devem saber, morreu após um grave acidente na Curva do Café, a mesma em que morreu Rafael Sperafico há três anos.

Uma morte no automobilismo sempre abala a todos nós e nossos dias começam com a vontade de “não sair da cama”, como bem disse Ruben Carrapatoso no twitter agora a pouco.

Como homenagem ao Gustavo, lembro de um fato acontecido na Copa Brasil de 2006, em Aldeia da Serra, na minha frente. Ele competiu na Biland GP, que naquele ano teve Henrique Lambert como campeão. Durante a disputa da segunda bateria, Gustavo e Lucas Finger se enroscaram e Finger levou a pior, capotando e ficando com o kart caído por cima dele. Gustavo tinha condições de retornar à pista, mas não voltou. Preferiu correr em direção a Finger e tirar ele mesmo o kart de cima do colega. Sondermann terminou o campeonato em 8º e eu o parabenizei por sua atitude de grande desportista. Ele me disse: “era o que tinha que ser feito”.

Mas, voltando aos fatos deste domingo, que vitimaram Gustavo Sondermann, o site da Globo tem hoje uma manifestação de uma pessoa que – espero que este consiga – pede mudanças em Interlagos, Galvão Bueno.

Em sua manifestação, Galvão diz que a trágica Curva do Café já o atormenta faz tempo, desde quando Webber e Alonso lá bateram e desde quando Sperafico lá faleceu. Veja o que ele diz, e pede:

“Interlagos é um dos melhores e mais seletivos circuitos do mundo. Sua história é rica e estou dentre aqueles que consideram seu solo sagrado”.

“Só que o tempo passa, as coisas mudam e devem mudar sempre, principalmente em nome da segurança. A ‘curva do café’ é hoje, sem dúvida, uma das mais perigosas do mundo. Não por seu traçado, longe disso, já que ela não tem muitos segredos e é um espetáculo ver os carros entrando na reta de motor cheio, tentando ‘achar’ o vácuo do carro da frente para decidir na freada do ‘S’ do Senna.”

“Mas é exatamente aí que está o perigo. Em qualquer categoria os carros a contornam de pé cravado, e qualquer problema, uma escorregada na chuva, um pneu furado, um toque e o destino é o muro, que joga o carro de volta para o meio da pista. Quantos já escaparam porque tiveram a sorte de não serem atingidos por ninguém.”

“Sorte que Gustavo Sonderman, um menino de 29 anos, não teve neste domingo.”

“Alguém em caráter de urgência tem que tomar uma decisão. A CBA tem que exigir mudanças. A prefeitura de São Paulo, proprietária do circuito, tem que viabilizar as mudanças.”

“Uma área de escape tem que ser criada ali, como recentemente foi criada no ‘Laranjinha’, sob o risco de chorarmos novos Speraficos e Sondermans...”

“Quem pede é um profissional que há 37 anos trabalha em corridas de automóveis e que ama o automobilismo.”

“Quem pede, em última instancia, é um pai que cedo vibrou com a vitória de um filho e os pontos importantes de outro na Stock Car e que mais tarde chorou junto com os Sonderman, que perderam o filho...”

  • 04/04/2011 09:26 Sergio Sargo Jp Salva

    Va com deus Gustavo!!! Nossos sentimentos a familia Sondermann , Sr Sergio e Sra Nanci força!!!

  • 04/04/2011 09:55 Mauricio Diegues

    Solidarizamos com todos os amantes do automobilismo e pais que sabem o quanto é tenso e nervoso acompanhar uma corrida de alta velocidade com a participação de seu filho. O piloto tem que se preparar, aprende os segredos da pilotagem desde o kart, lutam e sofrem para aprender, muita pressão por resultados e isso vai até o fim de sua carreira, esporte de competição é isso, mas os organizadores que LUCRAM com isso tem que ser mais responsabilizados pelas condições que oferecem para a pratica do esporte, fica muito cômodo colocar apenas as condições mínimas para organização de uma corrida e se preocupar apenas em ter uma ambulância para o caso de emergências, ninguém estuda traçado e nem se preocupa com a segurança dos pilotos, tem que responsabilizar quem oferece a pista para corrida, que cobra para que isso aconteça, ganhar dinheiro sem ter a responsabilidade e fácil, porém repugnante, isso não é comercio é sério são vidas que estão ali para proporcionar o espetáculos que os amantes da velocidade querem ver.
    Todos querem ver corrida, ultrapassagens e não mortes.
    Que a CBA, organizadores e orgãos públicos, sejam municipais, estaduais ou federais também sejam todos responsabilizados e punidos até mesmo com cadeia. Força e paz a familia do Gustavo Sondermann que Deus os abençoe e conforte seus corações, são os sentimentos de Mauricio Diegues e familia pais de piloto.

  • 04/04/2011 10:40 Glauber Senna

    Infelizmente perdemos um bom piloto. Que a família tenha força neste momento. O pior e ver a foto com os pneus do carro dele montados de forma errada(traseiro direito invertido), o pit wall do café que não funcionou e o estrutura de mais de 10 anos dos carros na Montana. Até quando?

  • 04/04/2011 11:55 Eduardo Kopanakis

    Os 30 anos de história da Stock Car foram marcados por cinco acidentes com morte, Em de 1985, também no autódromo de Interlagos, o piloto Zeca Gregoricinski ficou preso em seu carro, que pegou fogo, matando-o.
    O segundo piloto a perder a vida foi Laércio Justino. Em 2001, em Brasília, ele perdeu o controle do carro durante o treino classificatório, saiu da pista e se chocou com um guincho. Sofreu traumatismos craniano, encefálico, cervical, torácico e abdominal, morrendo ao chegar ao hospital.
    Dois anos mais tarde, a vítima foi o estudante de fotografia Raphael Lima Pereira. Posicionado fora da área de proteção, foi atingido pelo carro de Gualter Salles. Após a morte de Laércio Justino, os organizadores anunciaram mudanças, visando a dar segurança aos pilotos. O acidente com Rafael Sperafico fez retomar a discussão. Mais pareçe os fatos e não foram suficiente para novas atitudes, foi preciso novamente um píloto perder a vida, para as discuções virem novamente a tona... Até quando???

  • 04/04/2011 14:28 Andrei Fachini

    Deve-se pegar de exemplo o que aconeteceu mais uma vez em Interlagos e aproveitar para que os responsáveis pelos Autódromos e Kartódromos do Brasil revejam seus traçados e seus itens de segurança e que ouçam e dêem importância aos comentários e observações de pilotos e equipes, para cada vez mais melhorar a segurança para todos, evitando que outras famílias venham a chorar ... Lamentável como esse esporte é tratado hoje no Brasil, visando cada vez mais os lucros obtidos em cada etapa de qualquer categoria esportiva automobilística. Daqui a pouco teremos a SKB (Super Kart Brasil) no kartódromo de Interlagos e é imprescendível que os responsáveis pelo mesmo façam uma avaliação do que é preciso para que erros como esse não ocorram. Isso é um alerta para todos os pilotos profissionais e amadores que amam esse esporte independetemente a que tipo de categoria.A CBA e demais federações que nos ajudem a levar esse modalidade esportiva de forma profissional, pois isso é muito levado em consideração a todos os envolvidos que movem essas categorias a diante. Meus sentimentos a família Sonderman !!!

  • 04/04/2011 14:56 Glauco Alex

    Meus sentimentos a família do Gustavo!!! Tive a oportunidade de conviver com ele por alguns anos na mesma equipe de kart e, com certeza, um cara como este vai deixar saudades!!!
    Fique com Deus!!!

  • 04/04/2011 20:29 Johilton Pavlak (pai)

    Meus sentimentos pra familia de Gustavo, não conheci pessoalmente, mas me sencibiliso da mesma forma, sendo pai de piloto, não tem palavras nem atitudes que mude o acontecido, mas devemos pensar no futuro e evitar que outras familias venham a chorar por algum ocorrido do genero, vamos olhar mais pra segurança do automobilismo. Força pra familia Sonderman.

  • 04/04/2011 20:30 Tigrao

    Perdemos um grande piloto,um grande amigo e um grande caráter. Eu como pai de piloto não consigo imaginar tal perda. Que DEUS traga o conforto necessário para sua família.

  • 05/04/2011 06:23 Fernando Sakzenian

    A familia Sonderman minhas profundas `Condolencias´ . com relaçao´`a materia escrita pelo icone do esporte e apresentador de programas esportivos tenho que soli-risar com ele. peço em nome dos pilotos9(uma classe sem uniao fora das pistas) em meu nome piloto e avó de uma das maiores promessas do kartismo nacional ( Raikkonen do BRASIL) a C B A a FASP ao secretario de esporte ou seja aos orgaos COMPETENTES tomem as medidas necessárias e urgentes para que evitem mais outras mortes no autodromo de Interlagos. POR RESPONSABILIDADE DEVERIAM IMPEDIR A SEQUENCIA DOS VARIOS CAMPEONATOS ATE QUE AS REFORMASSEJAM FEITAS NA FAMIGERADA CURVA DO CAFE .(AUTORIDADES ARREGASSEM AS MANGAS E TOMEM AS PROVIDENCIAS NECESSARIAS)

  • 06/04/2011 11:06 Sérgio Câmara

    Meus sentimentos a familia e amigos de Gustavo.