Aos oito anos o pequenino Henrique Vieira é um dos representantes do kartismo do Rio Grande do Sul que mais ganhou títulos na atual temporada. Ousado dentro das pistas – e fora delas, porque não? – este gauchinho de Porto Alegre tem mostrado serviço na categoria Mirim.
Depois de um início de temporada tímido, ele começou a participar das competições nacionais disputando a abertura do Sul-Brasileiro em Caçador (SC). Lá, sob os cuidados do preparador Laco, ele terminou em 2º e deu início a uma campanha que o levaria a vitória e ao vice-campeonato na última etapa, conquistado em setembro em Farroupilha (RS), agora na equipe Speed Kart, comandada pelo preparador Paulo Sodré.
A participação positiva em Farroupilha serviu para finalizar os acertos do equipamento para a Copa Brasil, que Henrique Vieira conquistou de forma invicta, vencendo as duas baterias. Embalado pela conquista de seu primeiro título nacional, o pequenino foi à Florianópolis, onde no início de novembro arrebatou também o Campeonato Catarinense e, na sequência, confirmou a liderança e sagrou-se campeão também do Gaúcho, desta feita em Passo Fundo.
Conquistado seu primeiro nacional e dois estaduais, Vieira fechou a disputa do Regional da Serra – maior campeonato do kartismo gaúcho – vencendo e conquistando mais um título, agora na Cadete, que reunia pilotos desta categoria e da Mirim.
Por fim, na última semana em Vespasiano (MG), Henrique Vieira confirmou seu talento e a capacidade de sua equipe finalizando a Copa das Federações com o vice-campeonato após um início com alguns problemas.
“O Henrique é rápido e abusado, no bom sentido. Quando ultrapassado ele logo trata de retomar a posição com uma manobra surpreendente. É um belo piloto, ainda muito jovem, claro, e tem um talento incrível. Ele ainda vai nos dar muitas alegrias”, elogia Paulo Sodré, preparador de Henrique Vieira.