Hoje vivemos uma data muito especial, o Dia Nacional do Piloto. Na Argentina. O dia 24 de junho marcou o nascimento – em 1911, em Buenos Aires – do maior piloto argentino de todos os tempos, o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio.
A consagração de Fangio começou na Turismo Carretera na década de 40 e a partir daí vieram os cinco títulos mundiais na Fórmula 1. Por esta razão foi criado o Dia Nacional do Piloto, em homenagem a um homem que transcendeu as fronteiras da Argentina, foi admirado nos cinco continentes e segue sendo cultuado pelo automobilismo mundial.
O estabelecimento do dia 24 de junho como o Dia Nacional do Piloto aconteceu em 2007, quando a Asociación Corredores de Turismo Carretera (ACTC), juntamente com as autoridades do Automóvil Club Argentino (ACA), decidiram homenagear Fangio e também a todos os pilotos argentinos.
Fica a pergunta: quando teremos homenagens semelhantes no automobilismo brasileiro, lembrando Ayrton Senna ou Nelson Piquet ou Emerson Fittipaldi, para citar nossos três maiores pilotos? E ficam também nossos parabéns aos argentinos, sempre tão à frente do Brasil quando se fala em automobilismo.