publicidade
21/05/2009 12:26

Igor Melo comemora primeira vitória. E a segunda também

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Igor Melo


Uma premiada campanha comercial veiculada cerca de vinte anos atrás tinha uma frase inesquecível: “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”. Com cenas belíssimas a agência W/Brasil, criadora da campanha, não apenas anunciou as virtudes do produto, mas transmitiu um conceito de forma tão eficiente que acabou se incorporando à linguagem cotidiana de um país, afinal, liberta do sutiã, a frase se incorporou ao repertório cultural moderno.

Aos nove anos de idade, recém completados e em sua primeira temporada no kartismo de competição, o piloto paulista Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) conseguiu ao longo das provas disputadas despertar a atenção do público e da mídia especializada, bem como o respeito de seus concorrentes, pela qualidade de sua pilotagem, que quase sempre redundavam em bons resultados. Freqüentador habitual do pódio nos certames regionais paulistas que disputa, Igor ainda não tinha sentido o “gostinho” da vitória, embora suas consistentes apresentações fizessem antever que esta não tardaria.

E realmente não tardou.
No ultimo final de semana (16 e 17/5) Igor Melo disputou as provas válidas pela quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart – no Kartódromo Aldeia da Serra – e terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart, esta no Kartódromo Arena Schincariol em Itu. Duas provas extremamente emocionantes, disputadíssimas e nas quais o desfecho não se deu por ter mais “sorte” no sorteio dos motores fornecidos pelos organizadores dos dois certames, mas sim em razão de um kart extremamente bem ajustado e, claro, pela qualidade da pilotagem.

No sábado (16) o equilíbrio de performance entre os motores fornecidos pela RBC Preparações para a Copa São Paulo Light de Kart ficou patente na tomada de tempos classificatórios, já que pouco mais de quatro décimos de segundo separavam o pole position do ultimo colocado no grid de largada. Com a marca de 52s987, Igor Melo estabeleceu a pole position para a prova da categoria Mirim.

Na largada, Igor foi surpreendido por João Pedro Guim, que assumiu a dianteira da corrida, caindo para a quarta colocação, mas ainda na volta inicial partiu para o ataque e ao final da reta principal do kartódromo já era o segundo colocado, na “bota” de Raikkönen Sakzenian, novo líder da prova.

Três voltas depois, Igor conseguiu assumir a ponta da corrida, mas na seguinte voltou a ser ultrapassado pelo compacto pelotão de liderança, retornando ao quarto posto da volta inicial. Sem desanimar manteve o “pé na tábua” e em mais uma passagem já ocupava a terceira posição. Outra volta e já era mais uma vez o vice-líder da corrida e quatro passagens adiante, após estabelecer a volta mais rápida da prova, Igor reassumiu a primeira colocação.

A troca de posições entre os seis primeiro colocados era constante e quatro voltas depois de assumir a dianteira, foi ultrapassado por João Pedro Guim. Mais duas voltas de corrida e a liderança voltou para as mãos de Igor Melo, mas Guim não se dava por batido e no “S” da Variante do Poste, Guim colocou “por dentro”, tentando a ultrapassagem. Igor não aliviou o pé, contornou ladeando pelo lado externo da curva, mas na “preferência” de tangencia da “perna” final da variante. Os karts se tocaram, mas Igor manteve a dianteira, para poucas centenas de metros depois cruzar a linha de chegada comemorando a sua primeira vitória.

Não foi uma vitória qualquer. Foi um perfeito hat trick – pole, volta mais rápida e vitória que será para Igor Melo uma conquista inesquecível, pois lapidada ao longo de árduos meses de aprendizado, de incansável trabalho no desenvolvimento dos ajustes de seu kart e de amadurecimento com a frustração pelas vezes em que quase chegou lá.

Na campanha publicitária da W/Brasil a jovem protagonista tornava inesquecível sua passagem de menina para mulher ao receber seu primeiro sutiã. Ao erguer nas pequenas mãos o troféu no alto do pódio, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) tornou inesquecível o instante de sua passagem de mais uma jovem promessa, para o seleto rol dos pilotos vencedores. Afinal, o primeiro, a gente nunca esquece.

Com os pontos auferidos nesta rodada, Igor Melo se sagrou Vice-campeão da categoria Mirim no primeiro turno da Copa São Paulo Light de Kart, conquista que lhe garante a segunda posição no grid de largada da primeira bateria da rodada dupla que marcará a quinta etapa do certame regional paulista, que abre a terceira fase do campeonato.

A segunda vez também não se esquece
No dia seguinte (domingo, 17), sem qualquer descanso para recuperar as energias exauridas na difícil prova do Light, os primeiros raios de sol já encontraram a equipe Roger Motorsport a postos no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, para a terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart.

Os motores sorteados, fornecidos pela empresa Moa Kart Motor, são reconhecidamente os de desempenho mais equilibrado do mercado, pelo que o pupilo do preparador Roger Muneratto sabia que tinha amplas condições de conquista de mais um bom resultado, já que a “receita” era a mesma que lhe garantira a vitória no dia anterior: um chassis equilibrado, um motor com rendimento idêntico aos dos demais e muita vontade de vencer.

Na prática classificatória que definiu o posicionamento dos micromonopostos no grid de largada, Igor garantiu a segunda posição da grelha, a mesma em que permaneceu nas cinco voltas iniciais. A liderança era de Gabriel Donsé, vencedor das duas etapas anteriores, com Igor acossando o ponteiro da prova, mas constantemente atacado por Raikkönen Sakzenian, que seguia na terceira colocação.

Na sexta passagem da prova Igor Melo assumiu a liderança da corrida, posto que não mais perdeu até a apresentação da bandeira a quadros, para conquistar sua segunda vitória na categoria e fechar o veloz final de semana com chave de ouro.

“Estamos trabalhando muito para conseguir vencer corridas e brigar pelo titulo nos campeonatos que disputamos, mas vencer não é fácil, pois a categoria é muito competitiva, com vários pilotos de ponta e qualquer pequeno detalhe pode fazer a diferença entre o alto do pódio e o final do pelotão. Sabíamos que nossa vez estava chegando e acredito que o ‘detalhezinho’ que faltava foi adquirido no Sul-Americano de Kart, que o Igor disputou como Cadete, em meio a 33 pilotos. Mesmo sendo piloto da Mirim, Igor deu trabalho para pilotos experientes da Cadete e chegou na final na 13ª colocação, o que não pode ser desprezado. O bom desempenho aumentou sua autoconfiança e o resultado ficou claro neste final de semana, no qual conquistou duas vitórias memoráveis”, detalhou, exultante, o preparador Roger Muneratto, responsável pelos ajustes no bólido e orientador de Igor Melo.

O aprendizado no Sul-Americano de Kart
Piloto da categoria Mirim, Igor Melo não teve alternativa senão a disputar pela categoria Cadete o Campeonato Sul-Americano de Kart, certame realizado no Kartódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, entre os dias 7 e 10 de maio. Afinal sua classe não fazia parte da programação do certame e sua idade já lhe permitia a participação na categoria que disputará na próxima temporada.

Estreante em certames internacionais e na categoria que adota motores mais potentes que os que utiliza, o objetivo do piloto da equipe Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport era apenas o de aprender o máximo possível com os “feras” sul-americanos da categoria e completar as provas sem incidentes.

Sem conhecer previamente o circuito, Igor realizou quatro treinos livres para aprender os segredos do circuito, adaptar-se ao desempenho diferente da “máquina”, ajustar o melhor possível seu micromonoposto e aprender a andar no “bolo” de trinta e três karts nas duas corridas programadas para o certame. Mesmo assim Igor não decepcionou, aumentando gradativamente seu ritmo e estabelecendo tempos de volta que o deixavam longe das ultimas posições e adiante de pilotos reconhecidamente velozes na categoria.

Na tomada de tempos classificatórios, Igor Melo garantiu a 18ª posição de largada, bem no meio do enorme grid da categoria. Preocupado em não se envolver em um acidente, Igor caiu para 23º assim que autorizada a largada da prova Préfinal, mas buscou dar combate e completou sua prova de estréia na 17ª colocação, a mesma em que largaria na manga Final.

Na Final, disputada no domingo (10), Igor largou bem, assumindo na volta inicial a 11ª colocação. Todavia, em razão de um grave acidente com um kart que capotara no circuito, a prova foi paralisada com apresentação da “red flag”, fato que determinou o realinhamento dos bólidos na ordem do grid original. Na nova largada Igor foi bem novamente, combatendo já pela 14ª posição e concluindo sua participação na décima terceira colocação final.

No próximo sábado (23), Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) volta às pistas. Desta vez para as disputas da quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart, que terá como palco o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos – na Zona Sul da capital paulista.

Confira o resultado da Mirim na quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart:
1.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), com 18 voltas em 15m54s916
2.- João Pedro Guim, a 0s377
3.- Raikkonen Sakzenian, a 1s489
4.- Gregory Diegues, a 1s922
5.- Heitor Felippe Murara, a 4s137
6.- João Pedro Custódio, a 5s675
7.- Yanni Oliveira, a 9s638
8.- Victor Uchôa, a 9s759
9.- Cameron Boedler, a 11s735
10.- Arthur Tobias Leist, a 12s062
Pole Position: Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), com 52s987
Melhor Volta: Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), com 51s930

Confira o resultado da Mirim na terceira etapa do Campeonato Schincariol de Kart:
1.- Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport), com 10 voltas em 11m01s212
2.- Gabriel Donsé, a 0s276
3.- Raikkönen Sakzenian, a 2s174
4.- Nicolas Andrade, a 18s0590
5.- Matheus Diogo, a 31s678
6.- João Vitor, a 32s513
7.- Frederico Bueno, a 43s429
8.- Cauan Vali, a 1 volta
Pole Position: Gabriel Donsé, com 1m04s917
Melhor Volta: Gabriel Donsé, com 1m04s353

Confira o resultado final da Cadete no Campeonato Sulamericano de Kart:
1) Yurik Carvalho (BR), 13 voltas, 15m28s686
2) Victor Matzenbacker (BR), a 0113
3) Vinícius Paparelli (BR), a 2s053
4) Gabriel Sereia (BR), a 3s097
5) Matheus Leist (BR), a 3s175
6) Renato Silveira Júnior (BR), a 3s269
7) Vitor Baptista (BR), a 6s206
8) Zaya Fontana (BR), a 8s650
9) Sérgio Sette Câmara (BR), a 9s744
10) Bruno dos Santos (BR), a 10s836
11) Fernando Bueno (BR), a 10s915
12) João Manuel (BR), a 14s148
13) Igor Melo (Ligeirinho Express/ Monte Carlo Distribuidora/ Roger Motorsport) – BR -, a 17s294
14) Gabriel Leão (BR), a 17s414
15) Luiz Branquinho (BR), a 18s647
16) Lucas Rauber (BR), a 25s015
17) Jorge Vitar (RA), a 25s366
18) João Pedro Guim (BR), a 25s487
19) Gabriel Romanello (BR), a 25s656
20) David Bellaver (BR), a 26s077
21) Matheus Klein (BR), a 36s034
22) Juan Saenz (EC), a 36s067
23) Giorgio Carrara (RA), a 40s813
24) Federico Moreira (ROU), a 43s151
25) José Enrique Brito (EC), a 46s170
26) Matias Fernandes (RA), a 49s815
27) Tomas Baracatt (BO), a 50s108
28) Yanni Fontana (BR), a 50s526
29) Fabrizio Benitez (RA), 1m03s307
30) João Vieira (BR), a 1 volta
31) Juan Corrêa (EC), a 2m03s409
32) Kevin Quevedo (RA), a 13 voltas
33) Vinícius Balbuena (BR) (Desc. Peso)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!