Com mais duas vitórias “no pote”, conquistadas no ultimo final de semana, Igor Melo (Ligeirinho Express/ Roger Motorsport) terá em Goiânia neste sábado (27) seu último compromisso desportivo antes de debutar no Campeonato Brasileiro de Kart.
Três corridas: duas vitórias e um segundo lugar. Esse é um “score” nada desprezível no mundo da velocidade, ainda mais em se tratando de provas em dois dos mais competitivos certames regionais da modalidade no Brasil. Mas para o kartista paulista Igor Melo são apenas motivo para se dedicar ainda mais no longo aprendizado nessa “escola de velocidade” que é o kart.
Essa dedicação de Igor, da equipe Roger Motorsport e até de sua família é tanta que até “aposentou” precocemente a carreira de sue pai, o piloto Senior Wagner Reboreda. “O kart sempre foi meu esporte de paixão, mas descobri que fico realizado com mais intensidade vendo, acompanhando e incentivando a carreira do Igor. Como não dá mais tempo para meus treinos e corridas, vendi meu kart e assumi esse posto difícil e sofrido de ser um ‘paitrocinador’ em tempo integral”, esclarece Reboreda. “No começo eu tentava transmitir um pouco da minha experiência nas pistas para o Igor, passando informações do que tinha aprendido e buscando orientá-lo, mas o divertido é que agora é ele quem me traz novas informações e está me ensinando. Pode?”, concluiu, de forma divertida, o empresário do ramo de entregas rápidas, Wagner Reboreda.
No sábado (20) Igor Melo disputou, em Interlagos, a quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, realizada em regime de rodada dupla. Na tomada de tempos classificatórios Melo garantiu a quarta posição do grid de largada para a primeira bateria de sua classe, mas estava confiante, já que no “warm-up” matinal havia conseguido os melhores tempos de volta no veloz traçado adotado.
Com uma largada magistral, Igor “pulou” para a segunda posição e passou a acossar Nathan William, que seguia na primeira colocação. Em poucas voltas formou-se um veloz primeiro pelotão, com William na liderança, Melo em segundo e João Pedro Guim, João Pedro Custódio e Raikkönen Sakzenian nas posições seguintes, todos lutando muito pela vitória e andando muito próximos.
Na décima passagem Igor Conseguiu superar William, assumindo a ponta da corrida, mas na volta seguinte Guim conseguiu a ultrapassagem, deixando Igor Melo novamente na vice-liderança. Na passagem seguinte Nathan William também superou Igor, que ficou com o terceiro posto e em mais uma volta já era o quarto, com Raikkönen Sakzenian fazendo a ultrapassagem.
Todavia, no curso da volta seguinte, Igor recuperou a terceira posição, ultrapassando William e no final da reta dos boxes conseguiu chegar emparelhado com Raikkönen e Guim, já disputado a freada pela liderança da corrida. Os bólidos se tocaram, com Guim rodando na entrada do “hair-pin”, Raikkönen perdendo terreno para os lideres e William reassumindo a dianteira da corrida, com Igor em segundo e Custódio na terceira posição. Outra volta e Igor dava o “bote” final, ultrapassando novamente Nathan William, para manter a liderança nas quatro voltas finais e cruzar a linha de chegada concretizando sua primeira vitória em Interlagos.
A vitória garantiu a pole position para a segunda bateria da etapa, que o piloto da equipe Ligeirinho Express/ Roger Motorsport liderou praticamente de ponta a ponta. Porém, na ultima volta da corrida, João Pedro Guim surpreendeu Igor no final da Reta do Boxes, fazendo a ultrapassagem e levando a vitória da prova, com Igor Melo completando a carrera na segunda colocação.
O bis em Itu
No dia seguinte (domingo, 21) a equipe Ligeirinho Express/ Roger Motorsport e Igor Melo seguiram para o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), para as disputas da quarta etapa do Campeonato Nova Schin de Kart, certame que tem como ponto alto o extremo equilíbrio entre os motores sorteados, fornecidos pela empresa paulista de preparação de motores Moa Kart Motor.
No treino classificatório, Melo estabeleceu a marca de 1m05s541 em sua melhor passagem, conquistando a terceira posição do grid de largada. A prova foi extremamente disputada, catalisando as atenções do publico presente, principalmente para o quarteto que disputava acirradamente a primeira posição.
Na bandeira a quadros, Igor Melo bisou a vitória no certame e, novamente, garantiu sua participação na próxima rodada com “custo zero” de inscrição, já que paralelamente ao certame regional é disputada o Troféu Krones de Mirim e Cadetes, que premia os melhores classificados em cada prova com a devolução integral do valor de inscrição. Nichollas Peixoto ficou com a segunda posição e Raikkonen Sakzenian com o terceiro posto.
O “mix” do Open com o Centro-Oeste
Neste final de semana (27 e 28) Igor Melo cumpre seu ultimo compromisso desportivo antes da edição 2009 do Campeonato Brasileiro de Kart. Tendo como palco o Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia (GO) - o mesmo circuito que será utilizado para o certame máximo nacional -, o Campeonato Centro-Oeste de Kart realiza sua quarta rodada, válida também com “Open” do Campeonato Brasileiro.
Mais do que decidido em buscar mais um bom resultado nas duas provas que compõem a etapa, Igor quer familiarizar-se bem com o traçado goiano e encontrar os melhores ajustes em seu kart, já com vistas à sua participação no Brasileiro.
“Os pilotos de Goiás e de Brasília já conhecem bem os segredos desta pista e a maior parte das equipes de outros estados já esteve aqui treinando e desenvolvendo os ajustes em seus karts. Mas, mesmo com apenas três treinos, o Igor já ‘pegou a mão da pista’ e está competitivo, o que nos deixa com boas expectativas para as corridas, embora esse não seja o nosso objetivo imediato, pois nossa intenção é de desenvolver o equipamento para o Brasileiro e deixar o Igor familiarizado com o traçado”, detalhou Wagner Reboreda, pai do kartista paulista e experiente piloto da modalidade.
O mecânico “Da Lua” continua tendo razão: Esse piloto é um absurdo!