O brasileiro Sérgio Jimenez cumpriu nesta segunda-feira (6) o dia de testes com o carro da Fórmula GP2 que ganhou da Racing Engineering como reconhecimento pelo trabalho realizado no Campeonato Espanhol de Fórmula 3 – torneio no qual o paulista defende a equipe. Realizada na pista de Jerez de
“Era o momento em que a pista ainda estava suja e o carro escorregava demais”, conta Jimenez. “Na GP2, todos são obrigados a entrar na pista no começo do treino de pneus novos. Então, a equipe ficou muito entusiasmada com nosso desempenho nesta fase, quando ainda não havia um trilho emborrachado”, explicou o paulista, que, assim, mostrou serviço logo no início da prática. Outro brasileiro foi destaque no dia: o ex-piloto de F-1 Antonio Pizzonia, da equipe FMS, cravou a melhor volta (veja tempos abaixo).
No restante do treino da manhã, Jimenez tratou de conhecer melhor o carro: “As maiores dificuldades eram descobrir os pontos certos de freada e de reaceleração, pois o freio e o motor são muito superiores aos usados no F-3 com o qual estou habituado a competir”, explicou o piloto. O plano da equipe Racing Engineering era que Jimenez tentasse cravar sua melhor volta no final do treino, à tardezinha. No entanto, quando Jimenez colocou o segundo jogo de pneus novos – para então andar realmente rápido –, seu Dallara/Renault começou a “fumar”, soltando uma fumaça branca. “Fui chamado ao box e constataram que o diferencial havia quebrado: ‘Falta apenas uma hora para o fim do treino e não há tempo para consertar isso hoje’, me disseram. Foi uma pena, pois esta quebra me impediu de aproveitar tudo o que aprendi sobre o carro e de mostrar o que posso fazer”, comentou Jimenez, que terminou o dia apenas em 20º.
Os técnicos da Racing Engineering elogiaram a atuação de Sérgio e lamentaram muito a quebra do diferencial – algo inédito nos dois anos que a equipe compete na GP2. “Acho que as pessoas que acompanharam de perto este treino viram que eu estou preparado para categorias de carros bem potentes. Por isso, sei que ainda vou pilotar um carro desses durante uma temporada inteira. Agradeço à equipe o reconhecimento ao me oferecer este teste. E vou continuar a me esforçar para merecer votos de confiança como este no futuro”.
Os tempos de ontem foram estes:
1 – Antonio Pizzonia (Brasil), FMS, 1min27s184
2 – Franck Perera (França), Durango, 1min27s893
3 – Giorgio Pantano (Itália), Campos Racing, 1min28s163
4 – Mike Conway (Inglaterra), iSport, 1min28s228
5 – Jose Maria Lopez (Argentina), BCN Competición, 1min28s299
6 – Kazuki Nakajima (Japão), DAMS, 1min28s630
7 – Nicolas Lapierre (França), DAMS, 1min28s664
8 – Lucas di Grassi (Brasil), iSport, 1min28s722
9 – Pastor Maldonado (Venezuela), BCN Competición, 1min28s796
10 – Xandinho Negrão (Brasil), Piquet Sports, 1min28s974
13 – Luiz Razia (Brasil), Racing Engineering, 1min28s990
17 – Bruno Senna (Brasil), ART Grand Prix, 1min29s241
19 – Alberto Valério (Brasil), Arden International, 1min29s429
20 - Sérgio Jimenez (Brasil), Racing Engineering, 1min29s456