publicidade
12/09/2005 10:53

"Kartismo vive problemas sérios. O que fazer?", por Eugênio Ribeiro

Fonte: Texto de Eugênio Ribeiro - Pai, Patrocinador e Chefe de Equipe


Com tantos problemas que envolvem o kartismo brasileiro, FAU´s de mãos amarradas por falta de recursos, custos absurdos, cancelamentos de provas, pilotos indignados, fabricantes abusando nos preços, monopólios, notícias e depoimentos dramáticos de pais e patrocinadores em todos os sites sobre kart de todo Brasil, equipes falindo, preparadores exigindo cinco mil reais por etapa em São Paulo, kartódromos abandonados, estados do Norte do país sem corridas até agora em 2005, catarinense sem grid em todas as categorias, gaúchos desesperados com os custos de chassis e motores, mineiros sem patrocínio, cariocas sem kartódromo, e mais, o campeonato paulista, com etapas canceladas menos de 48 horas antes da largada,  sendo assim, prejuízos de toda ordem, está na hora de uma atitude.

 

O primeiro passo, seria a conscientização das autoridades. Admitir a crise. Jamais seguir os passos do LULA quando diz que “...não sabia...” ou que isso é coisa das “elites”. Os presidentes e diretores das FAU´s, deveriam aproveitar a realização da Copa do Brasil, em Curitiba (PR), onde tudo é pago pelos pilotos, e forçarem um encontro com a CNK e a CBA, buscando definitivamente uma solução coerente e inteligente para o impasse, inclusive dando oportunidade a opiniões de Chefes de Equipe, patrocinadores, pilotos e pais.

 

Todas as atividades profissionais realizam Congressos e Simpósios, Encontros e Jornadas para debaterem seus problemas e crescimento, análises e estudos que desenvolvam suas funções, porque só a CBA assim não o faz? Estão explodindo por todos os cantos brasileiros raivas e indignações bem fundamentadas!

 

É certo, que a revista MotorSport, conceituada e de qualidade, mais uma vez, na próxima edição não irá colocar na capa um piloto de kart, mesmo que tenha sido Campeão em Campo Grande ou Ipatinga. É sempre ás Formulas ou Stock. A editoria da revista vai encher de fotos e pequenas matérias sobre o brasileiro de kart, mostrando apenas o lado “fachada” do evento. Não irá abordar os problemas do kartismo, que alguns, por interesses pessoais, insistem em não querer aceitar. A MotorSport, tem circulação mensal para todos os pilotos, poderia oportunizar, fazendo leitura de todos os sites de kart, consultando as críticas, entrevistando pessoas do meio, e trazendo à tona a realidade.

 

Não adianta dizer que o Brasileiro de Kart foi um sucesso, todos sabemos que foi, o trabalho do Senhor Pedro Sereno e sua equipe teve méritos, mas é sabido que esta competição está resumida a uma minoria, que não retrata o caos do kart em todos os estados.

 

Basta um e-mail da CNK/CBA para todos os presidentes de FAU´s, convocando para esta EMERGÊNCIA, a data pode ser Curitiba-Copa do Brasil, assim ocorrendo, já podemos voltar a confiar em nossos comandantes.
  • 12/09/2005 11:53 Luiz Pinheiro

    Parabens aos que tiveram coragem de trazer a tona, a verdade sobre o kartismo nacional.
    O Rio de Janeiro passa no momento por grandes dificuldades mais os amantes do kartismo estão sempre procurando encontrar o melhor caminho, pelo menos tentam.
    Sou criador do site www.velocidadetotal.com.br e do Jornal Velocidade Total e sinto a dificuldade em ter informações sobre os eventos pelo Brasil.
    As confederações não divulgam nada, e nos que vivemos o dia a dia do esporte, procurando levar informações aos nossos leitores, temos que ficar o dia inteiro procurando em sites o que vai acontecer.
    Quanto notícias de pilotos, quase ninguém escreve, a não ser os que tenham assessoria.
    Você piloto que precesa de mídia, escreva sobre sua carreira e em que evento parrticipa e envie para os sites e jornais, nos vivemos de notícias.

  • 12/09/2005 12:02 Carlos Kachan

    Sem querer alongar o assunto, já que é sabido o tamanho da dificuldade que o kartismo atravessa, pego como exemplo o comentário do colunista Eugênio Ribeiro.
    Se a própria revista motorsport - da CBA - não concede ao piloto de kart um lugar de destaque, o que dirá as demais ( ou seria uma só ?? ) que edição- após- edição, inisiste em PODAR o kart de suas páginas.
    Se o espaço ao kartismo continuar sendo limitado à 1/4 de página, e quando o é, em breve as revistas poderão baixar as portas e mudar o foco, pois não existirão mais pilotos em nenhuma outra categoria...ou se esquecem de que a GRANDE MAIORIA DESPONTA NO KART ?
    É uma pena que a ÚNICA revista REALMENTE dedicada ao kart esteja em "standby" no aguardo de recursos financeiros e anunciantes. Pela vontade de seu idealizador, certamente, a mesma seria veiculada semanalmente.

  • 12/09/2005 14:35 A.becker

    Observei no comentário do Sr. E.Ribeiro sobre os problemas do kart, que é possível se fazer entender sem usar agressões ou ofensas. Usou termos e fatos com clareza e inteligência, atingindo diretamente a quem cabe as responsabilidades para que haja de imediato soluções. Este comentário deveria ser enviado a CNK ou ser publicado na revista citada.Ás vezes, leia na Veja ou Isto É, cartas de leitores que envia correspodências criticando de forma construtiva as revistas. Este ponto de vista do Sr. Ribeiro deveria ser absorvido pela MotorSport e publicado, já seria um avanço. Mas soube que a revista é editada, publicada e dirigida pela CBA...aí fica difícil..
    Becker SMO

  • 12/09/2005 14:40 Matheus Mgr

    Se eu fosse o Pedro Sereno, mandava colocar o texto inteiro do aflito Eugênio Ribeiro na Revista MotorSport e embaixo fazia uma observação: "Na qualidade de Presidente da CNK, concordo em genero e grau e convoco todas as Federações filiadas para o encontro em Curitiba na data da Copa do Brasil"
    Valeu Ribeiro!

  • 12/09/2005 15:27 Luiz Fernando Maul

    Pessoal temos que nos unir para ver se esta reunião sai, mas para isso temos que nos agilizar, temos que entupir a caixa de e-mail da CBA/CNK, como por exemplo a matéria do Sr.Eugênio, mandar esta matéria para todos os pilotos nossos conhecidos e pedir para este mandarem e-mails para as Faus e CBA/CNK e pedirem uma reunião na Copa do Brasil, se não sair, continuamos a mandar e-mails para eles, uma hora eles terão que nos ouvir pessoal, acho que se cada um fazer a sua parte, podemos conseguir alguma coisa, vamos lá, mãos à obra!!!
    Luiz

  • 12/09/2005 15:39 Cleber Furtado

    Grande idéia, já mandei o e-mail do cara esperto acima. Vamos, vamos, todo mundo mandando o mesmo e-mail prá CBA. Eu ajudo é : cnk@cba.org.br
    Cleber (Piloto parado em 2005 por falta de grana)

  • 13/09/2005 11:36 Adriano Ipatinga


    É triste ver a categoria inicial do automobilismo não ter a importância que merece, pela maioria dos organizadores, dirigentes e políticos deste nosso Brasil
    Sei que poucos pilotos conhecem o Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga, na cidade de Ipatinga - MG, mas acho que o motivo que conseguimos continuar com o kartismo em nossa região é o fato de toda a Diretoria do clube ser voluntária. Isto é, tem amor pelo esporte, temos o apoio total da Prefeitura Municipal, de empresas da região, mas infelizmente só podemos contar com os pilotos regionais. Tenho certeza que se os pilotos a nivel nacional tivessem interesse de participar das provas em Ipatinga, conseguiriamos diminuir ainda mais os custos.
    Temos apoio da Prefeitura Municipal, radios AM e FM, TV Cultura, TV Leste (Rede Globo), e ainda : Qualquer corrida que realizamos, por menos que seja a divulgação, temos um publico mínimo de 1.500 pessoas que tem acesso totalmente gratuito.
    Então senhores pilotos e equipes aqui vai uma sugestão, por que não deixamos de lado os grandes centros que só se preocupam em tirar o dinheiro das equipes e pilotos e não damos atenção as pista do interior?
    Um grande abraço a todos