Com tantos problemas que envolvem o kartismo brasileiro, FAU´s de mãos amarradas por falta de recursos, custos absurdos, cancelamentos de provas, pilotos indignados, fabricantes abusando nos preços, monopólios, notícias e depoimentos dramáticos de pais e patrocinadores em todos os sites sobre kart de todo Brasil, equipes falindo, preparadores exigindo cinco mil reais por etapa em São Paulo, kartódromos abandonados, estados do Norte do país sem corridas até agora em 2005, catarinense sem grid em todas as categorias, gaúchos desesperados com os custos de chassis e motores, mineiros sem patrocínio, cariocas sem kartódromo, e mais, o campeonato paulista, com etapas canceladas menos de 48 horas antes da largada, sendo assim, prejuízos de toda ordem, está na hora de uma atitude.
O primeiro passo, seria a conscientização das autoridades. Admitir a crise. Jamais seguir os passos do LULA quando diz que “...não sabia...” ou que isso é coisa das “elites”. Os presidentes e diretores das FAU´s, deveriam aproveitar a realização da Copa do Brasil, em Curitiba (PR), onde tudo é pago pelos pilotos, e forçarem um encontro com a CNK e a CBA, buscando definitivamente uma solução coerente e inteligente para o impasse, inclusive dando oportunidade a opiniões de Chefes de Equipe, patrocinadores, pilotos e pais.
Todas as atividades profissionais realizam Congressos e Simpósios, Encontros e Jornadas para debaterem seus problemas e crescimento, análises e estudos que desenvolvam suas funções, porque só a CBA assim não o faz? Estão explodindo por todos os cantos brasileiros raivas e indignações bem fundamentadas!
É certo, que a revista MotorSport, conceituada e de qualidade, mais uma vez, na próxima edição não irá colocar na capa um piloto de kart, mesmo que tenha sido Campeão em Campo Grande ou Ipatinga. É sempre ás Formulas ou Stock. A editoria da revista vai encher de fotos e pequenas matérias sobre o brasileiro de kart, mostrando apenas o lado “fachada” do evento. Não irá abordar os problemas do kartismo, que alguns, por interesses pessoais, insistem em não querer aceitar. A MotorSport, tem circulação mensal para todos os pilotos, poderia oportunizar, fazendo leitura de todos os sites de kart, consultando as críticas, entrevistando pessoas do meio, e trazendo à tona a realidade.
Não adianta dizer que o Brasileiro de Kart foi um sucesso, todos sabemos que foi, o trabalho do Senhor Pedro Sereno e sua equipe teve méritos, mas é sabido que esta competição está resumida a uma minoria, que não retrata o caos do kart em todos os estados.