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11/05/2013 11:45

Kartista gaúcho integra time de faculdade que representará o Brasil na Formula Sae West

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Existem alguns kartistas que não conseguem se afastar dos motores e do cheiro de combustível por muito tempo. Renan Busse é um deles. Distante do kart por algum tempo, por ter que se dedicar à faculdade de Engenharia Mecânica, o gaúcho passou a integrar a equipe Fórmula UFSM, formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O time trabalha no projeto e na fabricação de um protótipo monoposto, para participar de competições acadêmicas organizadas pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos). Essas competições, que são também conhecidas como competições de Formula SAE, são integradas por diversas equipes, das mais variadas universidades, que competem entre si, sendo avaliada em diversos quesitos como projeto, custos, aceleração, skidpad, enduro, entre outras.

Como é de praxe, no Brasil as equipes participam todos os anos da competição nacional da categoria, que ocorre em Piracicaba (SP), no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). No ano passado, terceira participação da Fórmula UFSM na competição, a equipe se sagrou vice-campeã nacional da categoria e adquiriu o direito de representar o Brasil na competição internacional Formula SAE West, que acontece este ano em Lincoln, nos Estados Unidos.

O protótipo da equipe, responsável pelo sucesso na competição nacional no ano passado, chama-se Artax. O monoposto, de cor rubro negra, com visual atraente, possui, como seu coração, um motor proveniente de uma CBR 600 RR, famoso modelo de moto da montadora Honda. O carro, que deve ser projetado e fabricado de acordo com as normas internacionais da competição, disponibilizadas pela SAE, possui 80cv de potência, mesmo com restrição no coletor de ar conforme regulamento, e alcança os 100 km/h em incríveis 4,5 segundos.

Além disso, o protótipo conta também com tecnologia de ponta, fazendo uso da ECU Motec M800, que disponibiliza controle de tração e controle de arrancada, entre outras ferramentas para aperfeiçoar o desempenho, que obtêm dados através de sensores que captam deslocamento da suspensão, esterçamento do volante, e dados gerais do motor que são enviados em tempo real por telemetria.

Você pode conferir mais sobre o assunto em http://www.facebook.com/FormulaUFSM e http://coral.ufsm.br/formulaufsm/.

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