O início das avaliações do Junior Program da Porsche Carrera
Cup mostrou para os 11 finalistas que o trabalho fora do carro ajuda, e muito,
a formar um grande competidor. Nos dois primeiros dias da programação os jovens
suaram a camisa e receberam diversas informações sobre a categoria e o
automobilismo brasileiro.
A primeira parte das avaliações do Junior Program aconteceu
no SportsLab Clinic, na segunda-feira. Os pilotos passaram por uma bateria de
testes de VO2 para terem conhecimento de suas condições cardiorrespiratórias e
terminaram com uma sequência de atividades de resistência muscular, com
diversos exercícios.
“Todo mundo teve um
desempenho legal, todos deram o máximo de esforço. Isso é importante para
colocarmos como um componente de cada piloto. Conseguimos ter uma ideia real da
condição física de cada um”, comentou Vanderlei Pereira, avaliador físico
do Junior Program.
“A avaliação física
foi um marco importante dentro da análise dos pilotos, com o teste de esforço
físico máximo. Com a observação do consumo máximo de oxigênio, a gente consegue
determinar o potencial atlético e a atual condição física deles. Por meio
desses dados, conseguimos avaliar limiares de treinamento e fornecer dados
importantes para um programa de treinamento, além de trabalhar de forma
específica para cada um dos pilotos escolhidos”, explicou o médico Rogério
Neves.
No dia seguinte, os candidatos tiveram de se manter
empenhados. Já na sede da Porsche Carrera Cup, passaram por novas avaliações,
dessa vez com testes cognitivos, de reação e de visão em profundidade. Ainda
tiveram algumas palestras, inclusive com o presidente da CBA, Waldner Bernardo,
o Dadai.
Para terminar, ainda ouviram um briefing sobre os carros da
categoria e os testes de pista. Como prêmio, puderam ver os carros, sentar
dentro deles e começar a sentir o que terão pela frente nos dois próximos dias
de atividades, agora na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
O Junior Program da Porsche Carrera Cup no Brasil vai
selecionar três pilotos (de um total de 11 candidatos na segunda fase) para
participar a temporada de Sprint. Serão distribuídos R$ 780 mil em bolsas para
os três primeiros colocados, sendo metade dessa soma ao vencedor. Os finalistas
têm entre 16 e 24 anos de idade, com os mais variados perfis: pilotos com
passagem em carro de fórmula, outros em categorias de turismo e uma grande
quantidade vinda do kart.
Junior Program - cronograma de pista
Quarta, 21/02
- Testes na pista
- Três sessões de teste na pista, simulando o primeiro dia de um fim de semana
de corrida
- Coletiva de imprensa simulada a partir das 17h
Quinta, 22/02
- Testes de pista
- Simulação de classificação e simulação de corrida