A morte de Paulo Freitas, um grande incentivador do kartismo brasileiro – em especial do 4 tempos – pegou a todos de surpresa e causou uma enorme tristeza em todos nós. Muitos de seus amigos se manifestaram e a notícia bateu recordes de visitação no Kart Gaúcho, recorde este causado pela necessidade de saber que eram apenas boatos e que estes não se confirmassem.
Infelizmente, não eram boatos e o triste recorde foi mais um exemplo de como Paulo Freitas era querido por todos.
Confira abaixo a manifestação de alguns de seus muitos amigos.
Caro Paulo
Não cheguei a conviver muito contigo, até por morarmos em lugares diferentes, mas nas poucas vezes em que conversamos, tive a certeza da paixão que tinhas pelo kart. Era uma paixão contagiante e verdadeira, realmente sempre querendo criar coisas para que as pessoas curtissem este esporte apaixonante, sempre pensando em tornar uma corrida uma festa para toda a família. Sem dúvida o kartismo sentirá muito a tua falta. Fica com Deus !!!!!
JHONNY BONILLA – TURMA DO KARTÓDROMO DE TARUMÃ
A homenagem e o reconhecimento dos KARTISTAS PARANAENSES a Paulo Freitas, que nos deixa precocemente, abrindo uma lacuna no esporte PARANAENSE E BRASILEIRO, por tudo o que fez e estava fazendo para o crescimento deste esporte.
O PARANÁ deve muito a este idealista que acreditou ser possível realizar os seus sonhos. Na fundação da ASSOCIAÇÃO DOS PILOTOS PARANAENSE DE KART (APPK) deu condições para que se consolidasse o kartismo paranaense como sendo um dos maiores pólos formadores de pilotos do Brasil.
Os sentimentos aos familiares de Paulo Freitas de todas as pessoas ligadas ao kartismo paranaense, PILOTOS, MECÂNICOS, DIRETORES E BANDEIRINHAS e em especial de Ivo e Fernando Scotti, Fernando Gonzaga, Lenca, Maga, Moro.
IVO JOSÉ SCOTTI E FAMÍLIA
Tive o prazer de conhecer o Paulo há alguns anos atrás.
Desde o primeiro momento fiquei impressionado com seu entusiasmo e dedicação ao kartismo, que incluíam palestras sobre o tema para platéias que não conheciam o esporte.
Pessoa de alma boa, teve parte de suas virtudes corretamente retratadas por aqueles que escreveram as notas acima.
Deixa saudades e um exemplo a ser seguido, de quem teve a felicidade de poder se dedicar a fazer o que amava.
Anos a fio, montou equipes para disputar as
WÁLTER DIAS JÚNIOR
Amigos do kart, hoje infelizmente o maior amigo do kart nos deixou, Paulo Freitas um apaixonado pelo kart como ninguém. Quem conviveu com o Paulo sabe da empolgação que ele demonstrava antes de qualquer evento, em especial nestes últimos dias ao conversar com ele. Mesmo internado falava o tempo todo sobre a prova
NÉLSON AMARAL
Numa noite de 4ª feira eu tive o prazer de conhecer o amigo Paulo. Quando muitos não acreditavam do que eu poderia ser capaz, você meu amigo acreditou em mim, e disse: “Sérgio junte-se a nós e venha participar de nossas corridas”. Para quem não me conhece. sou paraplégico e resolvi pilotar karts. Naquela 4ª feira, mesmo apresentou-me João Jorge, Josimar, Zaniollo, Enéas entre outros, e fomos para a pista. Digo que com ele e a turma de 4as. feiras aprendi a pilotar. Muitas foram as vezes que disputamos e nos divertimos muito mesmo, posso dizer que hoje sou feliz por tê-los conhecido naquele dia!!! Nosso sonho de pilotar foi crescendo e se avolumando até que um dia resolvemos comprar um motor de 8HP, e lá estava o Paulo Freitas, junto com todos os que acima citei e mais um Nelson Amaral. Naquele dia dei 2 voltas com o kart na pista e o motor quebrou. Lá saíram Paulo e Nelson correndo com minha cadeira de rodas pra ajudar. Lá a nossa categoria começou. Os motores de quatro tempos chegaram ali para ficar, e hoje são a realidade que vemos nas pistas.
Este era o Paulo que conheci e vou guardar em minha memória para sempre, sempre solícito, um gentleman na pista, alguém que acreditava em nós mesmos, e um apaixonado por tudo que tivesse motor e quatro rodas. Este era ele o Paulo. Siga em frente e em Paz meu querido amigo. Sempre estaremos com você.
SÉRGIO ADRIANO VIDA
Eu ainda nem sei o que falar sobre a falta que o Paulão vai fazer para o kartismo... Ele estava sempre ligado, sabia que o fulano tava fazendo isso, que o beltrano tava fazendo aquilo, e que deveríamos fazer desse jeito pra fazer melhor...
Essa era a diferença...Sempre tínhamos que ser os melhores... e sempre tarado por velocidade...
Tão tarado que até a doença que ele escolheu era a mais rápida.. Tão rápida, tão estúpida, tão... rápida que em 4 horas conseguiu tirar ele do nosso convívio...
4 horas... um endurance.... endurancezinho pois o que ele gostava mesmo era de provas longas, 8 horas, 12 horas,
Enfim, Paulo nos deixou muitas lições de vida, muitas metas a serem perseguidas, muitos objetivos a alcançar...
Não sei se vou conseguir ajudar a cumprir tudo aquilo a que ele se propôs, mas vou dedicar o meu melhor para fazer aquilo a que nos propusemos com a MFK.
Estaremos em Joinvile, juntos, todos nós, fazendo aquilo a que nos comprometemos a fazer, e tenham certeza, que eu não vou deixar a peteca cair...
Vou tentar segurar a barra, com a ajuda de todos os amigos que sempre nos incentivaram e estiveram ao nosso lado.
Tudo o que eu queria agora era ter o PF aqui com a gente, ligando pra um, e pra dois, e pra 25 no mesmo dia, enfim ele agitava todo mundo... Até pouco antes de ir pra UTI, me ligou pra dizer que tinha que fazer isso e aquilo pra Joinvile...
Paulo, quero que você esteja presente com Irineu, Fejão e comigo em Joinvile, última prova da MFK...
ENÉAS MEINHARDT
É PAULÃO, estivemos juntos pela ultima vez em Interlagos, comemos, bebemos, brincamos e até falamos de kart, agora... sabe lá. Mas é assim mesmo, esta etapa foi cumprida. Agora fica uma sugestão: "
FÁBIO GIMENEZ
Meu amigo e incentivador Paulo Freitas. Este amigo fará muita falta para mim e para todos do mundo do kart. Este herói brigou contra tudo e contra todos a favor do kart. Pessoalmente foi meu maior incentivador. Tudo que sei de kart, o meu maior titulo, foi graças a este meu amigo. Você fará muita falta Paulo. Você sabia ser o verdadeiro AMIGO, Esteja onde tiver, lhe desejo muita paz .
Sua luta não foi em vão...Deus lhe abençoe.
JANDRE NUNES
O kartismo tem me proporcionado grandes emoções e grandes amigos. Poucas amizades tão especiais como o grande Paulo Freitas.
Pilotei para ele nas
Sou profundamente grato por tudo que aprendi com ele, por todas as competições que participamos juntos, por todas as risadas que tivemos o prazer de compartilhar.
Grande Paulo Freitas, dono de um coração ainda maior do que ele.
Vá em paz, meu bom amigo. Que seja belo e alto o seu vôo por entre as estrelas do céu.
MARCOS BREDA
“Para as pessoas que inventam suas próprias leis quando sabem ter razão / Para as que sentem um prazer especial em fazer coisas bem feitas nem que sejam só para elas / Para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem.”
Paulo, Que o seu vôo seja lindo como você.
Um beijo do Dedé.
ANDRÉ MATTOS
Sentiremos a tua falta para sempre e principalmente aquele grande ABRACO FRATERNAL.
TARGH 400
Paulo Freitas... Amigo de todos. Encontrava trazer o prazer de realizações a todos os kartistas, até mesmo aqueles diretamente ou indiretamente que eram ligados ao Kart profissional até mesmo do indoor. Paulo fez umas das mais pelas festas em Curitiba no ano passado, onde participaram Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande de Sul, Santa Catarina e o Paraná. Um encontro de indoor. Foi inesquecível. Por estes e outros eventos, que sempre fez com muito prazer alegria e satisfação, eu e minha família só temos a dizer que sentiremos muita saudades deste grande amigo...Você foi muito especial no início da Kart para Camila. Muito Obrigado. Teus sempre amigos Brockveld.
CARLOS BROCKVELD
Grande Paulo!
Como eu sempre falava nos nossos encontros pelos kartódromos, que tu fazias parte da nossa equipe, como participante honorário pela nossa amizade e respeito. Assim continuarás para sempre. Em cada corrida nossa estarás no nosso coração.
Fique
FERNANDO WORTMANN (TARGH 400)
Paulo, um amigo eterno com certeza. Você foi e sempre será uma pessoa iluminada, pena que nos deixou tão cedo, mas com certeza está organizando alguma corrida de kart por ai. Você só nos deixou lembranças maravilhosas, com esse seu jeito simples e determinado de realizar as coisas, sempre positivo. Sei que você estará conosco em Joinville no dia 1º, assistindo a prova de camarote e torcendo por todos nós, um grande abraço de seu amigo e admirador!
Obrigado por tudo!
LUIZ FERNANDO MAUL
Paulo.
Fomos pegos de surpresa com esta triste notícia, que nos deixou muito tristes. Lembramos de ti com muito carinho, desde o último Brasileiro de Endurance, em Curitiba, quando tu foi muito importante e decisivo para nossa participação. O kartismo brasileiro, em especial o 4 tempos, ficou órfão. Um grande abraço e fique com Deus.
NÉLSON E OTÁVIO BONDER
Em nome de todos os associados da APKA de São Paulo, quero deixar registrada nossa tristeza pela perda do grande incentivador da kartismo nacional. Que descanse em paz.
JORGE GRANGEIRO
Conheci o Paulo em 2004 no Kartódromo de Tarumã, quando tive a oportunidade de dirigir uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, que estava em seu primeiro ano e era composto de quatro etapas. Naquela ocasião, principalmente pela falta de tempo que uma Direção de Prova causa, o contato não foi muito extenso, o que se daria no ano seguinte, quando o Paulo me perguntou se eu, já focado apenas em tocar o site Kart Gaúcho, iria para Curitiba cobrir a prova de 12 Horas, que era novamente o Brasileiro de Endurance, mas desta vez uma única prova. Eu disse que provavelmente não iria, porque já tinha feito diversas viagens programadas com o site durante o ano e o orçamento já estava apertado. Paulo então me disse: “Você vem sim, mando a passagem para você”. E fui. Desta vez o contato foi maior e junto com o Enéas, fui muito bem recebido pelo Paulo. A partir daí pude acompanhar o trabalho dele e ver o quanto ele era querido e admirado por todos, que fatalmente se tornariam seus amigos, nos quais a partir de então passei a me incluir. Paulo, mais uma vez digo: fique com Deus e continue cuidando de nós, kartistas. Vamos continuar precisando do teu carinho e do teu trabalho.
ERNO DREHMER – SITE KART GAÚCHO