O Governo do Estado de Sergipe, em cooperação com a Associação Sergipana de Kart, está construindo um estádio esportivo voltado para a velocidade, que trará para Sergipe, divisas e a formação de uma gama de profissionais ligados ao kartismo, ciclismo e a motovelocidade até 200cc. Isso tudo graças à construção do Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi.
Muito se fala que os esportes ligados a velocidade são "esportes de elites". Mas o que não se sabe ou não se quer saber, é que com bons administradores, um kartódromo do nível que está sendo construído em Aracajú, gera empregos, forma esportistas e ainda pode ser usado como berço de cursos profissionalizantes, como a formação de mecânicos. Além de trazer para a cidade, competições que elevam a receita do Município e do Estado, com a circulação de centenas de competidores de todas as partes do país e um público que é apaixonado pela velocidade. Público que não é pequeno.
Com cerca de 1.360 metros de extensão e oito de largura no seu principal circuito, a pista do Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi de Aracajú, já está com sua programação repleta de competições para o segundo semestre. Além do campeonato Sergipano de Kart, uma das etapas da Seletiva Petrobras já está marcada para acontecer na nova pista nos dias 01 e 02 de outubro. A torcida nordestina agora é para que aconteça na capital sergipana em 2006, a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. O que não é absurdo.
Na pista acontecerão corridas de karts, motos de até 200cc, provas de ciclismo, e além de cursos preparatórios para pilotos de todas as categorias, está prevista a construção de uma sala de conferência para até quarenta pessoas.
A inauguração será no segundo semestre, com parte das construções realizadas, 37 box fechados e a secretaria com dependências prontas, ambulatório medico, sala de mecânico, almoxarifado para até 200 pneus, cantina, sala de imprensa, torre de cronometragem. Em uma segunda etapa serão construídos os box abertos e a arquibancada, assim como um mini shopping.