Foi um sucesso a 4ª Etapa do Campeonato de Kart do Distrito Federal disputada no Kartódromo Ayrton Senna, localizado na cidade satélite do Guará, no Distrito Federal, no final de semana. O evento, que tem a cooperação técnica da RBC, contou com trinta pilotos, que disputaram quatro provas presenciadas por um bom público.
A primeira foi prova destinada à categoria Master 400 que contou com a presença de oito participantes. Largando na pole-position, o piloto Cezar Aidar não deu chances aos demais participantes e liderou a competição do início ao fim, além de estabelecer a melhor volta com o tempo de 43s285. Aidar foi sempre escoltado por William Di Paula, que terminou a bateria a apenas 1s464 do vencedor e em terceiro ficou Luiz Antônio.
A segunda prova foi a mais disputada e a que despertou maior interesse ao público presente. Largando na pole-position Rogério Mesquita liderou quase até a metade da bateria até ser superado por Renato Mendes que havia largado na segunda posição. Entretanto, o maior destaque da prova foi Leonardo Aristides que largou na penúltima fila e foi galgando posições até terminar a bateria em segundo lugar, a apenas 1s220 do vencedor. Rogério Mesquita terminou em terceiro.
Na sexta volta ocorreu um choque entre os karts de Fábio Oliveira, Beatriz Bozz e Dudu Guerra na saída do miolo. Fábio acabou retornando à prova enquanto que Beatriz e Dudu tiveram que abandonar. Outro piloto que teve azar foi Rodrigo D’Orey que enfrentou problemas mecânicos na parte final da prova quando ocupava a 5ª colocação e foi obrigado a abandonar.
A prova mais esperada era a que foi disputada pelos karts da categoria 125 cc. Infelizmente apenas 5 karts compareceram sendo dois da categoria Júnior e três da Sênior. Se o número de participantes foi pequeno, o entusiasmo e a performance desse karts foi um bom atrativo para o público. O atual campeão brasileiro da categoria, Rodrigo Piquet, largou na pole-position e não teve dificuldades para liderar de ponta a ponta estabelecendo a melhor volta com o tempo de 37s400.
Um dos destaques da prova foi o piloto da categoria júnior, Thércio Brandão que largou em segundo, perdeu duas posições que foi recuperando rapidamente. Entretanto, numa dessas ultrapassagens acabou perdendo o “bico” do kart obrigando-o a parar para que o mesmo fosse recolocado. Retornou imprimindo um ritmo forte, mas acabou perdendo novamente o “bico” do seu kart tendo que parar no box. Retornou uma volta atrás dos dois primeiros. Mas, demonstrando que teria um melhor resultado se não fossem os problemas, acabou tirando a volta do kart nº 77 de Anderson Faita que terminou a prova na segunda colocação. O terceiro colocado foi Celestino Dias e o quarto Renato Gomes. Thercio terminou em quinto uma volta atrás de Rodrigo Piquet.
O evento foi encerrado com a corrida da categoria Cadete que contou apenas com três participantes. Mas, apesar do reduzido grid, a prova foi intensamente disputada e decidida na última curva da última volta. Felipe Fernandes conseguiu pequena vantagem enquanto que Victor Guimarães ultrapassou Ítalo Araújo na última curva, para terminar em segundo. Inconformado, Ítalo Araújo bateu propositadamente o seu kart na traseira do kart de Victor, dentro do parque fechado. Os comissários desportivos irão analisar a atitude do piloto Ítalo Araújo com vistas a uma possível penalidade a ser aplicada.
Resultados da 4ª etapa:
Master 400: 1º) Cezar Aidar; 2º) William Di Paula; 3º) Luiz Antônio; 4º) Clodoaldo Neto; 5º) Chico Viana; 6º) Ítalo Colares; 7º) Flávio Alencastro; 8º) Márcio Monteiro. Melhor Volta: Cezar Aidar, 42s285 na 13ª volta.
Sprinter 400: 1º) Renato Mendes; 2º) Leonardo Aristides; 3º) Rogério Mesquita; 4º) Luiz Cordeiro; 5º) Marcelo Perez; 6º) Diego Taques; 7º) Fábio Oliveira; 8º) Diogo Broka; 9º) Rodrigo Fragola; 10º) Rodrigo Villas Boas; 11º) Júnior Sabino; 12º) Rodrigo D’Orey; 13º) Beatriz Booz; 14º) Dudu Guerra. Melhor Volta: Marcelo Perez, 41m949 na 22ª volta.
125 cc: 1º) Rodrigo Piquet; 2º) Anderson Faita; 3º) Celestino Dias; 4º) Renato Gomes; 5º) Thércio Brandão. Melhor Volta: Rodrigo Piquet, 37s400 na 14ª volta.
Cadete: 1º) Felipe Fernandes; 2º) Victor Guimarães; 3º) Ítalo Araújo. Melhor Volta: Victor Guimarães, 43s625 na 13ª volta.