publicidade
21/07/2011 08:45

Líder da F-Futuro, Luir Miranda parte em busca do título Mundial de Indoor

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Carsten Horst

Luir Miranda


A cidade belga de Eupen recebe a 7ª edição do Campeonato Mundial de Kart Indoor entre os dias 24 e 29 de julho - e a delegação brasileira está entre as favoritas à vitória. Com três títulos na competição, o Brasil terá neste ano um reforço importante, o retorno do carioca Luir Miranda, atual líder da Fórmula Futuro Fiat e vencedor da última corrida da categoria em Londrina, no domingo passado.

O Campeonato Mundial de Kart Indoor começou em 2005 e foi criado pelo paulista Carlos Carneiro. Hoje em dia, a modalidade conta com três comissões internacionais, sendo uma responsável pela América do Norte, uma na América do Sul e outra na Europa. A competição também cresceu em relação aos participantes, já que hoje as equipes europeias contam com patrocínio, o que infelizmente não ocorre com a delegação brasileira. O único incentivo para os pilotos brasileiros partiu do circuito gaúcho Velopark, que promoveu uma seletiva em seu kartódromo dando um prêmio de R$12 mil para o vencedor custear sua viagem a Bélgica.

Miranda tem um carinho especial pelo kart indoor, pois foi ali que começou sua carreira no automobilismo. Depois veio a transição para o kart "profissional", onde o carioca conquistou dois títulos nacionais, e neste ano ocorreu a passagem para os monopostos.

"Faço questão de participar do Mundial de Kart Indoor, pois tenho muito orgulho de ter começado nos karts de aluguel e ter chegado onde cheguei. É uma competição muito dura, onde você tem que mostrar seu talento e também contar com a sorte para pegar um kart competitivo no momento decisivo. O kart indoor não é mais somente uma brincadeira, ele evoluiu ao ponto de servir como porta de entrada ao automobilismo, como foi o meu caso", conta Luir, que já participou de três edições do torneio.

Em 2007, Miranda se tornou, aos 13 anos de idade, o mais jovem piloto a vencer uma bateria da competição. Em 2008 e 2009 ele chegou à bateria final com chance de título, mas com um kart pouco competitivo não conseguiu lutar pelas primeiras posições. No ano passado, Miranda não participou, pois o Mundial de Kart Indoor coincidiu com o Campeonato Brasileiro.

O Mundial de Kart Indoor é composto de oito corridas, sendo que as seis primeiras serão classificatórias. Os 60 melhores pilotos participam da corrida semifinal, de onde saem os 30 melhores que farão a prova final. O traçado que será utilizado no Eupen Karting chegará a um quilômetro de extensão e utilizará alguns trechos ao céu aberto. Como esta é a época de chuva na região, o campeonato pode contar pela primeira vez com a interferência do clima.

Veja quem foram os campeões do Mundial de Kart Indoor:
2005 - Phoenix (EUA) - Werner Truegler (Austria)
2006 - Phoneix (EUA) - Alex Gumpenberger (Austria)
2007 - Phoneix (EUA) - Rodrigo Faulhaber (Brasil)
2008 - Kortrijk (Bélgica) - Gregory Laporte (Bélgica)
2009 - Macaé (Brasil) - Maxwell Jansley (Brasil-categoria Principal), André Lima (Brasil - categoria 50)
2010 - Phoenix (EUA) - Kenny Geldhof (Bélgica)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!