Ainda em início de carreira, o jovem kartista gaúcho Lucas Alves já começa a se destacar na categoria Graduados. Seu início foi em 2009, em uma categoria um pouco diferente da atual, a Pró 400, que utiliza motores Honda 4 tempos, e naquele ano – e no seguinte – ele foi campeão do Citadino de Pelotas.
Empolgado pelos bons resultados obtidos, Lucas resolveu tentar andar em categorias de 125c, mais velozes e com um “acelerador mais sensível”. Isto foi no final de 2010 e, logo em sua estreia na equipe comandada pelo preparador Neco Fornari, a Kartsul, Lucas Alves obteve a pole na Velopark Cup e acabou por sagrar-se campeão.
O ano ainda se encerraria com outra bela conquista: mesmo com pouca experiência, Lucas Alves disputou o Campeonato Gaúcho e voltou para Pelotas, sua cidade, com o título de campeão.
Agora promovido à categoria Graduados, Lucas Alves estreou em 2011 competindo no Super Kart Brasil, em Interlagos, e enfrentou pilotos do quilate de Ruben Carrapatoso, Felipe Fraga, André Nicastro, Sérgio Jimenez e Nelsinho Piquet. Sem treinos prévios em Interlagos, Alves teve à sua disposição apenas os horários previstos na programação oficial para conhecer o novo traçado.
Quatro baterias depois, Lucas Alves retornava ao Rio Grande do Sul com ótimas atuações e a quarta melhor volta da corrida, apenas dois décimos mais lento que a volta mais rápida.
Na abertura do Campeonato Sul-Brasileiro no Raceland, Lucas Alves largou em terceiro na Graduados, mas foi envolvido em um acidente e caiu para último. Buscando recuperação, ele marcou a segunda melhor volta da corrida, 3 milésimos de segundo mais lento que a volta mais rápida. Na segunda bateria, largando em 11º – sua posição de chegada na prova anterior – Lucas sofreu outra batida e caiu para último. Com boa recuperação, terminou em 5º e outra vez com a segunda melhor volta da prova.
“Estou bastante animado com meu desempenho. A Graduados é uma categoria muito difícil, que reúne os principais pilotos do kartismo brasileiro, e acho que estou indo bem, apesar da minha inexperiência. Dentro da Graduados a maioria dos pilotos tem muitos anos de kart”, lembra Lucas. “Agora estou me dedicando aos treinos para a segunda etapa do Sul-Brasileiro, que será na próxima semana no Velopark e espero poder lutar por uma das vagas na final da Seletiva Petrobras”, finaliza o piloto.