O piloto Luir Miranda, natural de Nova Iguaçu (RJ), fechou a temporada 2011 do automobilismo brasileiro com mais um troféu. Ele esteve presente na noite da última segunda-feira (12), em São Paulo, na cerimônia de entrega do Capacete de Ouro 2011 - prêmio oferecido pela editora Motorpress Brasil através da Revista Racing.
Vice-campeão da Fórmula Futuro, Luir foi premiado com o Capacete de Prata da categoria ao lado de Guilherme Silva (Capacete de Ouro) e Jonathan Louis (Capacete de Bronze). Em sua primeira temporada no automobilismo depois de começar a carreira nas pistas de kart indoor e passar pelo kart de competição, Luir venceu duas corridas e se manteve entre os postulantes ao título até a última prova do campeonato.
"Receber esse prêmio da Revista Racing foi a melhor maneira de encerrar minha temporada. O ano de 2011 foi fantástico e inesquecível na minha carreira, primeiro pela oportunidade de correr na Fórmula Futuro e disputar o título, e agora por receber esse reconhecimento da imprensa através do Capacete de Prata. Tudo isso só aumenta minha expectativa e ansiedade para continuar trabalhando duro pela minha carreira em 2012", comentou o piloto. No Capacete de Ouro os pilotos são votados e premiados por um júri de jornalistas especializados em automobilismo.
Sonho realizado - Luir Miranda teve, ainda, a oportunidade de realizar outro sonho de sua carreira em 2011. No sábado que antecedeu a premiação do Capacete de Ouro ele integrou a equipe de Felipe Massa - piloto da Ferrari na F-1 - na 500 Milhas de Kart no Beto Carrero World, em Santa Catarina.
Luir pilotou o kart da equipe Massa/Shell V-Power ao lado de Massa, Guilherme Silva e Lucas di Grassi. No treino de classificação, disputado sob chuva na última sexta-feira, Miranda estabeleceu o melhor tempo entre os 49 karts inscritos na prova.
"Parece brincadeira, mas é verdade: desde que eu disputei minha primeira 500 Milhas, sempre tive vontade de fazer parte da equipe do Felipe Massa. E fiquei muito orgulhoso de realizar esse sonho em 2011 a convite do próprio Felipe", comentou Luir.
Na corrida, vencida pela equipe liderada por Christian Fittipaldi, a equipe de Felipe Massa e Luir Miranda sofreu com uma série de problemas no kart e terminou apenas na 36ª posição.
"Tivemos um problema de freio durante a corrida, logo na nossa primeira parada obrigatória de 15 minutos. Isso acabou jogando a gente muito para trás no pelotão e, apesar de estarmos rápidos na volta à pista, ficou difícil descontar a diferença para os líderes. Foi uma pena, porque nosso kart era muito rápido e consistente. Certamente brigaríamos pelo primeiro lugar", finalizou o piloto.