O piloto Luis Henrique Kachan, de apenas 9 anos, comemora no mês de janeiro seis anos de plena dedicação ao kartismo. O piloto, nascido aos 24 dias de setembro de 1996, já conquistou títulos e é nome conhecido no mundo do kart nacional. Kachan iniciou no esporte aos 3 anos e 3 meses de idade, e desde lá mantém-se fiel à paixão que veio do berço.
Na temporada passada LuKachan sagrou-se Vice-Campeão Brasileiro de Kart, Campeão da Copa RBC no Paulista Light, e Vice na Copa SP. Além disso, conquistou a quarta colocação no Paulista de Kart, foi pole-position na Copa Brasil - onde 33 karts alinharam para a largada - vencendo a primeira bateria com folga e concluindo a Copa na terceira colocação geral.
Toda essa história rendeu ao piloto a promessa de patrocínio até o final do ano de 2006, ano o qual participaria de todos os campeonatos importantes do país. Porém, a promessa não se cumpriu, e o piloto está a beira de abandonar o kart.
"Meus pais não estão em condições de me apoiar por enfrentarem dificuldades. Eles sempre fizeram o máximo que puderam para me manter no esporte que eu tanto adoro. Quando fiquei sabendo que correria todos os campeonatos desse ano dei um monte de cambalhotas na cama. Naquele dia fiquei muito feliz, mas agora estou muito chateado. O que me resta é torcer para encontrar alguém que possa me ajudar para que eu não precise abandonar o que mais amo fazer na vida, que é correr", concluiu o piloto fazendo um apelo às pessoas que o conhecem e que sabem de seu potencial.
Considerando as dificuldades financeiras, LuKachan abandonou a idéia em se manter na categoria cadete e participar de todos os campeonatos. O piloto e os pais, decidiram por promovê-lo para a categoria Junior Menor, que congrega pilotos entre 10 e 13 anos de idade, para disputar o campeonato exclusivamente o campeonato Paulista Light - RBC. "Estamos num dilema. O fato de termos sido privados de ajuda para essa temporada nos fez repensar tudo. A saída é aproveitar o que rege o RNK 2006, que prevê que o piloto que completa a idade mínima exigida para a categoria, no ano da disputa, pode ser promovido. O Luis Henrique faz 10 anos em setembro, então ele poderá ser promovido para a Junior Menor", explica o pai do piloto que aproveita para fazer um agradecimento e ao mesmo tempo um apelo: "Gostaríamos de agradecer todo o apoio que o LuKachan recebeu nos 4 últimos meses do ano passado. Poderíamos dizer que foi uma sobrevida que deram a ele no esporte. Mas, faço um apelo à todos os patrocinadores e candidatos a tal, que não prometam o que não irão cumprir, sob pena de destruir uma carreira promissora, estancar a busca por apoio e paralisar projetos em busca de viabilizar a participação do atleta. Principalmente em se tratando de uma criança".
A participação do piloto LuKachan no Campeonato Paulista Light - RBC, ainda depende de conseguir um apoio financeiro de pelo menos 50% das despesas que terá. O Light se inicia em 11 de Fevereiro e o piloto precisa começar a se preparar para a temporada. Caso não consiga tal apoio, infelizmente, teremos mais um caso triste no esporte, onde se perde um talento por falta de uma política de incentivos, por falta de um patrocinador.
Confira abaixo as conquistas de LuKachan durante a carreira.
2000 - 3 anos
Dedicado aos treinos
2001 - 4 anos
Vice-Campeão Schincariol
2002 - 5 anos
Campeão Paulista da LIA
Campeão Schincariol
Vice-Campeão Brasileiro da LIA
Vice-Campeão Copa Verão
2003 - 6 anos
5º colocado Copa São Paulo
3º colocado Paulista do interior
3º colocado Serrano de Kart
3º colocado Copa Cidade de Atibaia
3º colocado Regional de Kart
2004 - 7 anos
Campeão Copa Nova Schin
Vice-Campeão Troféu Volante de ouro
2005 - 8 anos
Campeão Copa RBC
Vice-Campeão Brasileiro
Vice-Campeão Copa SP RBC
3º colocado Copa Brasil
3º colocado Copa Paulista RBC