O kartismo brasileiro está em luto. Faleceu hoje pela manhã, no Rio de Janeiro, Henrique Sérgio Ribas, pai de Guga Ribas, o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de kart.
Segundo kartistas cariocas, Henrique Ribas foi o maior organizador de provas e campeonatos em toda a história do kartismo do Rio de Janeiro. Era uma pessoa sempre presente e dotado de enorme dose de entusiasmo e sentido coletivo, visando sempre o desenvolvimento e a grandeza do esporte.
Dentre as muitas funções que exerceu, Ribas foi presidente da Comissão Nacional de Kart e do Clube Fluminense de Kart e remodelou o Kartódromo Maqui Mundi e finalizou o kartódromo localizado no Autódromo de Jacarepaguá.
Segundo Djalma Neves, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Henrique Ribas “significou a melhor fase que o kartismo carioca viveu nos últimos 30 anos. Ele foi o mentor e o idealizador de uma fase em que os cariocas viviam em igualdade na quantidade e qualidade de pilotos com o kartismo paulista”.
O dirigente foi mais além: “Perdemos um grande apaixonado pelo esporte, é uma perda lamentável, como esportista e incentivador e como pessoa. Me orgulho imensamente de ter tido sua amizade e ter sido amigo dele. Era um grande batalhador pelo kartismo e fazia tudo sempre com um sorriso nos lábios”, completou Djalma.
Seu filho, Augusto Ribas, foi o primeiro brasileiro que conquistou um Mundial, em 1996, em Jacksonville, nos Estados Unidos.
O Kart Gaúcho solidariza-se com a família e com os kartistas cariocas pela perda de tão importante pessoa.