publicidade
13/08/2009 11:37

Luto: Morreu Henrique Ribas, pai do primeiro brasileiro campeão mundial de kart e grande dirigente do kartismo carioca

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


O kartismo brasileiro está em luto. Faleceu hoje pela manhã, no Rio de Janeiro, Henrique Sérgio Ribas, pai de Guga Ribas, o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de kart.

Segundo kartistas cariocas, Henrique Ribas foi o maior organizador de provas e campeonatos em toda a história do kartismo do Rio de Janeiro. Era uma pessoa sempre presente e dotado de enorme dose de entusiasmo e sentido coletivo, visando sempre o desenvolvimento e a grandeza do esporte.

Dentre as muitas funções que exerceu, Ribas foi presidente da Comissão Nacional de Kart e do Clube Fluminense de Kart e remodelou o Kartódromo Maqui Mundi e finalizou o kartódromo localizado no Autódromo de Jacarepaguá.

Segundo Djalma Neves, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Henrique Ribas “significou a melhor fase que o kartismo carioca viveu nos últimos 30 anos. Ele foi o mentor e o idealizador de uma fase em que os cariocas viviam em igualdade na quantidade e qualidade de pilotos com o kartismo paulista”.

O dirigente foi mais além: “Perdemos um grande apaixonado pelo esporte, é uma perda lamentável, como esportista e incentivador e como pessoa. Me orgulho imensamente de ter tido sua amizade e ter sido amigo dele. Era um grande batalhador pelo kartismo e fazia tudo sempre com um sorriso nos lábios”, completou Djalma.

Seu filho, Augusto Ribas, foi o primeiro brasileiro que conquistou um Mundial, em 1996, em Jacksonville, nos Estados Unidos.

O Kart Gaúcho solidariza-se com a família e com os kartistas cariocas pela perda de tão importante pessoa.

  • 13/08/2009 19:41 Rennan Lobo

    Não poderíamos receber pior notícia para os apaixonados como o seu Ribas do esporte. Ele como ninguém abriu mão de familia, empresa e tudo mais para se dedicar ao esporte que praticamos. Infelizmente não podemos mais contar com sua presença nas pistas e agora sua família também perde esse patriarca respeitado e amado por todos.Seu Ribas pode ter certeza que sua marca jamais será superada, pois pessoas como o senhor simplesmente não surgem mais.Eu como piloto e amante do esporte agradeço tudo que o senhor conquistou para nós e aproveito para mandar um forte abraço para o seus netos Pedro e Thiago!!!Talvez os nossos Dirigentes tenham uma oportunidade impar de homenageá-lo quando acontecer a inauguração do novo kartódromo de Volta Redonda.Vá com Deus, jamais esqueceremos tudo que o senhor fez por nós.... até breve....

  • 13/08/2009 23:49 Marcelo Oliveira

    É com muito respeito que venho aqui prestar minhas homenagens Seu Ribas . Nós perdemos (kartitas) uma pessoa impar , que com seu intusiasmo , elevou o nome do kartismo carioca e brasileiro em um nivel muito alto.Eu quero registrar a minha satisfaçao de ter assistido e participado da era do Seu Ribas no Kart . Ao Guga e sua familia , ficam meus sentimentos e com todo meu respeito , o meu muito obrigado !!!