Neste final de semana tivemos dois eventos grandiosos no mundo do automobilismo. No Brasil, o espanhol Fernando Alonso sagrou-se o primeiro espanhol a conquistar um título na Fórmula 1. E em Portugal, foi realizada mais uma edição do Campeonato Mundial de Kart.
O que estes dois eventos têm em comum? Muito, já que Fernando Alonso, como praticamente todos os campeões na Fórmula 1 da “era moderna”, é um piloto que originou-se do kart.
A pergunta é: será que a mídia “especializada” em automobilismo lembra disso?
Temos tido uma grande omissão das revistas, jornais e televisões no assunto kart. Eles esquecem que, via de regra, o automobilismo acontece hoje por que ontem os pilotos começaram a correr de kart e este esquecimento faz com que simplesmente não se fale nada nos jornais e revistas e nem se tenha nenhuma imagem na TV das provas de kart, que giram uma enorme soma de dinheiro a cada prova. Eles esquecem que os pilotos que hoje vendem suas publicações já pagaram antigamente para sair em suas revistas, jornais e televisões.
Será porque o kart não dá dinheiro para os meios de comunicação? A primeira coisa que as revistas especializadas em automobilismo fazem quando acaba um Campeonato Brasileiro de Kart é procurar os pais dos campeões para que eles paguem uma página inteira (muito dinheiro) para que seus filhos tenham seus feitos divulgados.
Ora, se a revista é “especializada” também em kart, não seria obrigação dela, se não gastar uma página inteira com este piloto, pelo menos fazer uma boa matéria a respeito dele? Por que nós kartistas ainda compramos estas revistas? Deveríamos parar de comprar, já que não se fala nada das corridas das quais participamos. A grosso modo, por que comprar a revista que fala das coisas do campo, por exemplo, se nós não plantamos ou criamos nada?
Os patrocinadores no kart gastam uma fortuna a cada ano para apoiar seus pilotos e não conseguem ver seus nomes nos jornais, nas revistas e na televisão.
O único meio de comunicação que fala de kart atualmente é a internet e mesmo assim existem alguns sites de automobilismo que pararam de tocar no assunto kartismo.
No último domingo conhecemos um novo Campeão Mundial de Kart e neste evento tivemos a participação de sete pilotos brasileiros. Vocês leram alguma coisa nos jornais, revistas ou viram algo à respeito na televisão?
E provavelmente também não verão nada da bela participação de Gabriel Dias, que em sua primeira participação em provas na Europa, se classificou como o 14o melhor piloto do mundo. Nem do belo desempenho de Sérgio Jimenez, que a exemplo de Gabriel Dias, classificou-se para disputar as finais entre os 34 melhores pilotos do mundo. Nós kartistas sabemos que isto foi um feito muito importante, mas a mídia “especializada” sabe?
Os brasileiros que não se classificaram para as finais, se não se incluíram entre os 34 melhores do mundo, tiveram que ter credenciais para poder participar do Mundial. Todos enfrentaram dificuldades, que não lhes permitiram disputar as finais. Mas será que alguém na mídia “especializada” vai falar deles?
Por enquanto, contente-se em ler à respeito no Kart Gaúcho, no Allkart, no Planet Kart e em alguns sites de automobilismo que também preocupam-se em divulgar o kart, porque sabem que ele é o berço de todos os pilotos que um dia vão ser a atração em corridas pelos autódromos do mundo e que nenhum esporte sobrevive sem divulgação.
É uma pena, mas às vezes temos que usar o que temos nas mãos para divulgar o esporte para poder reclamar das Globos, Racings, Zero Horas, Estadões, Folhas e Bands da vida. Um dia eles vão falar do kart. Ou não?
Ah, desculpem, esqueci. Eles já falam. Quando o Montoya, o Rubinho, o Massa, o Dan Wheldon vêm para o Brasil correr as 500 Milhas da Granja Viana. E depois não falam mais, porque já gastaram muito tempo e espaço com o nosso esportezinho...