Desde setembro de 2008 até o início do mês de março passado os irmãos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans/ Anexar Surf/ Versailles/ Locco), da categoria Júnior Menor, contavam com um grande aliado nas pistas, o piloto Rafael Suzuki.
Vencedor da Seletiva de Kart Petrobras, terceiro colocado no Campeonato Asiático de F-3 e um dos principais kartistas da nova geração, Suzuki iniciou o trabalho com os gêmeos no Open da Copa Brasil de Kart do ano passado. Sua função principal foi orientar os jovens talentos, em seu ano de estréia nos karts 125cc, de como proceder ajustes, andar rápido e, principalmente, disputar posições e realizar ultrapassagens. Rafael foi, desde então, um verdadeiro “Personal Driver” para Yago e Yuri.
Até hoje o crescimento no desempenho dos representantes da equipe MZ Racing foi inconteste e, dentre várias lições passadas por Rafael, a mais impressionante ficou no âmbito das tomadas de tempo. Desde o início de seu trabalho até o final de fevereiro, em todas as competições disputadas, um dos gêmeos conseguiu a pole-position.
Mas, apesar do sucesso alcançado com esta parceria, Suzuki também tinha seus objetivos a serem alcançados e, em meados do mês de março, mudou-se para a Inglaterra. Neste ano, pela segunda temporada consecutiva, o piloto partirá em busca do título da F-3 Alemã, pela equipe Performance Racing, que tem sua sede no Autódromo de Silverstone.
“Nossa equipe só tem a agradecer ao Rafael por tudo de bom que ele fez por nossos dois pilotos. Ele ajudou demais no desenvolvimento de pista dos meninos e, porque não dizer, até mesmo no pessoal. Sempre de alto astral o ‘japonês’ trazia sua experiência e tranqüilidade orientais para nosso box onde, juntos, aprendemos bastante e demos boas risadas. Desejamos muita sorte ao Suzuki nesta nova empreitada de sua carreira e, temos certeza, que talento de sobre ele tem para chegar aonde quiser no automobilismo”, finalizou o empresário e pai dos garotos, Elon Cesário.
André Nicastro chega para reforçar o time
Após o anúncio da saída de Suzuki a equipe MZ Racing, juntamente com Elon e os pilotos, voltou suas atenções para tentar preencher a lacuna de “professor” deixada por Rafael.
Neste espírito os pilotos de Goiânia chegaram ao nome de André Nicastro. O multi-campeão de kart e atualmente piloto da Stock-Car desenvolve também este tipo de trabalho e tem conseguido bastante sucesso.
Dentre os pilotos que ele orienta vários obtiveram excelentes resultados na temporada 2008 como Gabriel Navarrete e Luir Miranda (Campeões Brasileiro e da Copa São Paulo Light); Guilherme Silva (Campeão da Copa Brasil); Luiz Felipe Branquinho (Campeão da Copa São Paulo Light), dentre vários outros.
O trabalho de Nicastro começou no último sábado, na segunda etapa do Light. Mas, diante de uma corrida sob chuva torrencial, não foi possível apresentar todo o potencial de sua atividade, que, desta forma, ficará para ser demonstrado na terceira etapa do campeonato.