Para um piloto que troca kartódromos por autódromos, o primeiro ano é repleto de estréias. Estréia com o próprio carro, estréia em uma nova equipe e uma estréia a cada prova, quando o piloto tem o primeiro contato com uma pista até então desconhecida.
É exatamente isto que o catarinense Marco Santos (New Line / Feel Free / Worldpan) tem enfrentado em seu primeiro ano no automobilismo internacional. Até o ano passado, o piloto de Blumenau competia no kartismo brasileiro, onde conquistou o título de Campeão Sul-Brasileiro da categoria Novatos, e a cada etapa do Norte-Americano de Fórmula BMW tem disputado provas em autódromos onde nunca havia treinado ou corrido. “É uma dificuldade que eu tenho sentido, mas que é normal, não tem como evitar”, conta Marco, que no último final de semana disputou a 5ª rodada dupla do campeonato no circuito de San Jose, na Califórnia.
“Era um circuito de rua, com cerca de
Mesmo com estas dificuldades, Marco conseguiu encontrar um bom acerto para seu carro nos treinos oficiais. Porém, como outras categorias também estavam disputando provas no mesmo final de semana, a pista mudou bastante até a hora das provas. “Tínhamos provas da Champ Car e da Fórmula Atlantic e borracha que ficou na pista após os carros destas categorias competirem acabou nos atrapalhando. Ficou ruim pra todo mundo, mas eu acabei me ressentindo bastante justamente por esta ter sido minha primeira prova em circuito de rua”, admitiu o piloto New Line / Feel Free / Worldpan.
Ao fim das duas provas, o balanço é de que tudo poderia ter sido melhor, já que Marco recebeu a bandeirada em 15º e 17º lugar, depois de largar em 22º nas duas. “Numa delas ainda fiquei prejudicado por uma batida na minha frente. Tive que parar o carro e cerca de cinco concorrentes me passaram. Mas ainda assim acho que foi bom, pois valeu como aprendizado para circuito de rua e o acerto do carro já vai servir para Denver”, finalizou Marco, referindo-se a penúltima rodada dupla do ano, que acontece de