Um enorme azar atrapalhou os planos do catarinense Marco Santos (New Line / Feel Free / Worldpan) no último final de semana, quando disputava a terceira rodada dupla do Campeonato Americano de Fórmula BMW, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no Canadá.
Válidas pela 5ª e 6ª etapa do torneio, as provas foram disputadas de forma preliminar ao Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, e por esta razão, a programação era um pouco “apertada”. Na sexta-feira, durante o único treino livre que os pilotos da Fórmula BMW tinham – e que seria o único contato com a pista antes da tomada de tempos – Marco Santos teve seu motor quebrado, logo na segunda volta. Como a tomada de tempos era logo em seguida, o tempo foi inimigo do piloto catarinense. A equipe não conseguiu trocar o motor a tempo e Marco acabou não podendo participar da classificação única, válida para as duas provas, que seriam disputadas no sábado e no domingo.
“Foi um azar muito grande. Além de não ter podido participar da tomada, dei apenas uma volta pelo circuito. Fui conhecer a pista mesmo durante a primeira prova”, lamentou Marco Santos, que assim foi obrigado a largar em último nas duas corridas.
Na primeira prova, largando em último, o máximo que o catarinense pôde fazer foi se manter na pista, já que, em condições totalmente desfavoráveis, estava tendo a primeira oportunidade de andar no circuito de Montreal, um tanto difícil, já que assemelha-se a uma pista de rua.
Mais adaptado, Marco Santos pôde fazer uma bela apresentação na segunda prova. Largando novamente em último, mais precisamente em 28º, ele fez uma grande prova, com boas ultrapassagens, que mostraram que se não fosse a quebra de motor nos treinos, teria atingido seu principal objetivo, o de terminar entre os dez primeiros colocados nas duas etapas. Na bandeirada, um 16º lugar foi bastante comemorado pelo piloto New Line / Feel Free / Worldpan, que compete pela Haberfeld & Walker Racing. “Fiz o que pude para tentar me recuperar e acho que consegui. Ainda fui atrapalhado por uma rodada na minha frente, que me fez perder três posições. Com tudo isso, acho que posso dizer que o saldo final foi muito bom, face aos problemas que tive”, finalizou Marco Santos.
O próximo compromisso do catarinense será já neste final de semana, em mais uma rodada dupla e novamente como preliminar de da Fórmula 1. Desta vez correndo “em casa”, Marco Santos competirá no templo sagrado do automobilismo americano, Indianápolis. “Será uma experiência fantástica. Só espero que desta vez eu possa fazer uma corrida sem problemas e assim chegar ao meu objetivo. Quero terminar entre os dez primeiros”, finalizou o piloto, que está em seu primeiro ano no automobilismo, depois de competir no kartismo brasileiro.