Depois de mais de dois meses sem provas no Campeonato Pernambucano de Kart, neste domingo (21/08) os pilotos voltaram a acelerar na pista do Kartódromo de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife (PE). Entre aqueles que buscam pontos importantes para chegar com chance de conquistar a temporada no final do ano, estava o paraibano Matheus Borges (ELLO – Combustíveis), da Categoria Sprinter. Ele que chegou para esta 4ª etapa da temporada, em 4º lugar e com a necessidade de subir na tabela de classificação.
Nos treinos de definição do grid de largada, Matheus estava com o carro bem acertado. Mas uma chuva que caiu momentos antes de sua entrada na pista atrapalhou a tomada de tempo do piloto paraibano, que acabou conseguindo apenas a 4ª colocação. “É uma pena que a pista ficou molhada exatamente na hora de Matheus entrar na pista. O carro estava muito bom e agora vamos torcer para termos pista seca no momento da largada.” Disse Fernando Pereira, pai de Matheus e chefe da equipe do piloto paraibano.
A pista secou sim, mas na largada o motor do kart do paraibano encharcou por causa de três largadas falsas. O que o obrigou a fazer uma corrida de recuperação depois de cair para o 6º lugar. E ele foi buscar. Passando um a um, Matheus conseguiu chegar na 3ª posição, mas já era tarde para tentar buscar o 2º colocado na prova. Com isso o paraibano se recuperou uma posição na classificação. Mas precisa de vitórias se quiser chegar ao título deste ano em Pernambuco. “Não deu para fazer muita coisa. Como a pista aqui é curta, não tinha como esticar a aceleração durante as voltas de apresentação. Vamos tentar fazer melhor na próxima”. Explicou Matheus logo após o término da prova.
A partir desta prova, a pontuação do Campeonato Pernambucano de Kart tem uma contagem diferente. O 1º colocado agora recebe 16 pontos na classificação e não 11 como até a etapa anterior. Para o 2º lugar são 13 pontos, 11 para o 3º, o 4º fica com 10 e assim regressivamente até o 10º receber 04 pontos. Neste momento Matheus se encontra 11 pontos atrás do 1º colocado na classificação. Isso significa que buscar o título não é impossível.
O piloto paraibano terá praticamente um mês para estudar com sua equipe uma nova estratégia e descobrir como vencer a 5ª etapa do campeonato. Esta prova está marcada para os dias 17 e 18 de setembro. Corrida que acontecerá no mesmo kartódromo, em Jaboatão dos Guararapes.
Matheus Borges é patrocinado pela Ello Distribuidora de combustíveis
Classificação Categoria Sprint (três primeiros após 4 etapas)
1º Eduardo Pontes – PE - 38 pontos
2º Jeferson Barbosa – PE - 36 pontos