No próximo domingo, Campina Grande (PB) receberá a 1ª etapa do Campeonato Paraibano de Kart. Este ano todas as provas da temporada serão realizadas em circuito de rua, já que a Paraíba perdeu no ano passado o único kartódromo do Estado. A pista era construída em terreno particular, que foi vendido. Para a abertura do paraibano o traçado será montado nas vias próximas ao Parque da Criança. Além da categoria Rd 135, haverá também a Força Livre, formada por pilotos com kart de 125 cilindradas. Kartistas de Pernambuco já confirmaram a participação na prova.
Entre os pilotos paraibanos, um dos grandes nomes é o de Matheus Borges (Ello Distribuidora de Combustíveis), atual Campeão Paraibano de kart 125cc. Este ano Matheus irá competir na força livre, categoria que será limitada pelo peso (kart/piloto) e não pela idade do piloto e certamente irá encontrar pela frente alguns nomes importantes do automobilismo paraibano.
"Não tem outro jeito. Nós não temos pilotos suficientes em minha categoria, a Júnior. Mas é bom, pois eu posso aprender cada vez mais com pilotos experientes como Fechine", comentou Matheus, se referindo à Fabrício Fechine, um dos mais experientes pilotos da Paraíba, radicado em Pernambuco.
Neste sábado, Matheus viaja para Campina Grande, onde à noite receberá o Prêmio pela conquista do título estadual de 2005. Os treinos livres e o treino de classificação só serão realizados no domingo pela manhã. Quando as ruas destinadas para a corrida estarão interditadas.
“Este é um dos problemas do circuito de rua, os pilotos não tem como treinar e conhecer o traçado antes, mas é uma dificuldade para todos. Continuamos sonhando em ter um kartódromo na Paraíba”, disse Fernando Pereira, pai de Matheus e chefe da equipe do piloto paraibano.