Depois de divulgado o RNK 2010 – e até mesmo antes, quando entrevistamos Rubens Gatti, presidente da CNK – ficou evidente que a categoria Sênior B seria a única a utilizar os motores ainda refrigerados à ar, enquanto que a Novatos, Graduados, Sênior A e Super Sênior já correriam com os refrigerados à água em 2010.
Quer dizer, não tão evidente, já que – fazendo um mea culpa – acabamos não explorando mais este assunto, que se tornou um pouco polêmico. E graças às reclamações de nossos leitores e internautas, tratamos de buscar os motivos que levaram a CNK a não definir os “água” para a Sênior B, assim como determinou para as demais categorias.
E agora, em mais uma conversa com Rubens Gatti, a segunda de hoje, ele nos esclareceu o fato, dizendo que, evidentemente, "ainda existem muitos motores a ar no Brasil e a CNK optou por dar uma sobrevida a eles", disse Gatti.
“A CNK optou pela Sênior B como a categoria que deveria usá-los, assim como poderíamos ter escolhido qualquer outra categoria”, diz Gatti. “Foi aleatório”, emenda.
Gatti diz ainda mais: "Em 2011 todos os motores serão à água".