Após diversos títulos nacionais, entre eles o de Campeão Brasileiro de Kart, e também com passagens pela Fórmula Futuro, Fórmula 4 e Fórmula 3, o paranaense André Pedralli fixou seu nome na história do automobilismo nacional. Além das conquistas, Pedralli sempre teve uma particularidade: sua técnica apurada. Com isso, o piloto inaugurou há pouco mais de dois anos o Centro de Formação de Pilotos André Pedralli, em Cascavel, no Paraná. Por suas mãos, já passaram diversos pilotos, que buscam aprimorar suas técnicas de pilotagem.
Sempre muito competitivo, Pedralli canalizou seu aprendizado e passou a oferecer cursos a pilotos. “Eu sempre gostei de ensinar os amigos e até mesmo os próprios pilotos na época que eu corria regularmente. Quando deixei de competir em todos os campeonatos, busquei alternativas para continuar contribuindo com o esporte e vi a oportunidade de criar o CFP para passar experiência a jovens pilotos”, contou Pedralli, que recebeu dezenas de alunos desde a abertura da escola. “Desde os tempos da Cadete, eu procurava estudar bastante e entender todo o equipamento e suas reações. Isso contribuiu muito em todas as conquistas que tivemos”, completou o piloto, que foi Campeão Brasileiro em 2009, quando competia na categoria Júnior.
Em dois anos, a nova empreitada do piloto deu certo e Pedralli é procurado por pilotos do Brasil inteiro. Em abril, Yhury Sipauba veio do Maranhão para ter aulas com Pedralli. “O Yhury tem apenas quatro meses de kart e buscou algumas alternativas de escola de pilotagem. Ele veio de São Luiz e passou três dias aqui em Cascavel. Abordamos todas as situações com ele. Fizemos um intensivo visando aprimorar sua pilotagem”, conta Pedralli. “Cada aluno deve ser tratado de forma exclusiva. Nenhum piloto é igual ao outro. Cabe a mim analisar o piloto e desenvolvê-lo da melhor forma. Muitas vezes, aqueles décimos que ele não ‘acha’, pode estar em um detalhe que passa despercebido”, completou o piloto.
Para Yhury, o curso com Pedralli foi fundamental e o auxiliou muito. “Foi muito produtivo. Em apenas três dias de curso, eu consigo andar de igual para igual com pilotos graduados, muito mais experientes. Isso me motivou para disputar competições maiores. O suporte que eles me deram foi sensacional”, contou o aluno, de 28 anos.
Além das atividades em pista, Pedralli se preocupou em cuidar de outros detalhes de seus alunos que vem de fora de Cascavel. “Quando o piloto vem ter um curso desses, o foco dele deve ser 100% na pista. Com isso, damos todo o suporte para o aluno, inclusive com a compra de passagens, reserva de hotéis, alimentação. Enfim, o aluno tem que vir para ter as aulas e apenas isso. Todo o equipamento utilizado é o nosso também”, contou.
Apesar do foco estar em seu novo projeto, Pedralli garante que não abandonou as pistas. “Sempre que posso, estou competindo. Ano passado, fiz duas corridas de Fórmula 4 Sul-Americana e, nesse ano, devo fazer mais algumas corridas de kart. O importante é estar ativo para continuar me aprimorando”, disse o piloto.
Para entrar em contato com o piloto e saber mais sobre o CFP, basta ligar para o número (45) 9943-0970. Acesse também a fan-page no facebook (www.facebook.com/cfp.apedralli).