Uma novidade promete agitar ainda mais as disputas dentro das pistas no kartismo brasileiro. Sob a tutela do sobrenome Carcasci – leia-se Seletiva Petrobras e muito respeito dentro do esporte no Brasil – foi lançado na semana passada o Ranking Nacional de Pilotos.
A iniciativa tem o patrocínio da Dolly e da Revista Auto Market e é apoiada pela Fireball, Apex Racewear, Seletiva Petrobras e CBA e tem o “simples” objetivo de responder a pergunta mais latente no automobilismo: quem é o melhor piloto?
Para isso os pilotos foram divididos entre as categorias Mirim, Cadete, Júnior (para Júnior Menor e Júnior), Graduado (14 a 18 anos), Pró GP (18 a 29 anos), Sênior (acima de 29) e Parakart e somarão pontos para o Ranking ao participar de campeonatos previamente determinados, desde que devidamente “donos” de uma Cédula Desportiva da CBA válida para 2009.
O vencedor de uma corrida acumulará 20 pontos, o segundo 18, o terceiro 16, o quarto 15, o quinto 14 e assim sucessivamente até o 18º, que ganhará um ponto. No Brasileiro esta pontuação será sempre multiplicada pelo índice 1,1, enquanto que nos Estaduais, Copa Brasil, GP Brasil, Sul-Americano, Pan-Americano, Sul-Brasileiro e Open o índice a ser aplicado será o de 1,0.
Sabendo que uma vitória se torna ainda mais difícil em um grid mais numeroso, o Ranking aplicará índices maiores para grids maiores. Então em provas com 12 pilotos na pista o índice será de 1,0. Este número aumenta para 1,1 se na pista competirem até 16 pilotos. Caso a prova seja disputada por até 20 pilotos o índice será 1,2 e chegará até 1,3 em caso de mais de 20 pilotos.
“Ainda não está definida qual será a premiação, mas eu gostaria de fazer algo parecido como o ano passado, quando levei um piloto para correr no Florida Winter Tour, gratuitamente”, diz Paulo Carcasci, multi-campeão no kartismo e idealizador do Ranking. “Ou ainda melhor, dar um prêmio em dinheiro, como fazemos na Seletiva Petrobras. Vamos ver o que conseguimos até o final do ano”, completa Carcasci, sempre lembrando que este é o primeiro ano do Ranking.
Para saber mais e conhecer quem lidera em cada categoria, acesse www.rankingnacionaldepilotos.com.br.