publicidade
28/05/2009 13:05

Nasce o Ranking Nacional de Pilotos. Iniciativa é da família Carcasci

Fonte: Erno Drehmer



Uma novidade promete agitar ainda mais as disputas dentro das pistas no kartismo brasileiro. Sob a tutela do sobrenome Carcasci – leia-se Seletiva Petrobras e muito respeito dentro do esporte no Brasil – foi lançado na semana passada o Ranking Nacional de Pilotos.

A iniciativa tem o patrocínio da Dolly e da Revista Auto Market e é apoiada pela Fireball, Apex Racewear, Seletiva Petrobras e CBA e tem o “simples” objetivo de responder a pergunta mais latente no automobilismo: quem é o melhor piloto?

Para isso os pilotos foram divididos entre as categorias Mirim, Cadete, Júnior (para Júnior Menor e Júnior), Graduado (14 a 18 anos), Pró GP (18 a 29 anos), Sênior (acima de 29) e Parakart e somarão pontos para o Ranking ao participar de campeonatos previamente determinados, desde que devidamente “donos” de uma Cédula Desportiva da CBA válida para 2009.

O vencedor de uma corrida acumulará 20 pontos, o segundo 18, o terceiro 16, o quarto 15, o quinto 14 e assim sucessivamente até o 18º, que ganhará um ponto. No Brasileiro esta pontuação será sempre multiplicada pelo índice 1,1, enquanto que nos Estaduais, Copa Brasil, GP Brasil, Sul-Americano, Pan-Americano, Sul-Brasileiro e Open o índice a ser aplicado será o de 1,0.

Sabendo que uma vitória se torna ainda mais difícil em um grid mais numeroso, o Ranking aplicará índices maiores para grids maiores. Então em provas com 12 pilotos na pista o índice será de 1,0. Este número aumenta para 1,1 se na pista competirem até 16 pilotos. Caso a prova seja disputada por até 20 pilotos o índice será 1,2 e chegará até 1,3 em caso de mais de 20 pilotos.

“Ainda não está definida qual será a premiação, mas eu gostaria de fazer algo parecido como o ano passado, quando levei um piloto para correr no Florida Winter Tour, gratuitamente”, diz Paulo Carcasci, multi-campeão no kartismo e idealizador do Ranking. “Ou ainda melhor, dar um prêmio em dinheiro, como fazemos na Seletiva Petrobras. Vamos ver o que conseguimos até o final do ano”, completa Carcasci, sempre lembrando que este é o primeiro ano do Ranking.

Para saber mais e conhecer quem lidera em cada categoria, acesse www.rankingnacionaldepilotos.com.br.

  • 28/05/2009 14:40 Anderson Moraes

    Simplesmente sensacional essa iniciativa! Aí vai uma idéia... Da forma como foi planejado, Vcs não beneficiarão pilotos que competem somente em campeonatos regionais e acho que isso poderia ser bacana. Imagine saber que determinado piloto é o primeiro no Ranking do seu estado. Legal, não? Da forma como está, aquele piloto que virar "arroz de festa" participando de todos os certames, acabará tendor uma colocação melhor do que aquele que não tem condições de fazer o mesmo. Por isso acredito que devesse ser computado apenas os resultados em apenas um regional (caso o piloto participe de mais de um deles, ele teria optar por apenas um. Assim fica bacana.Imagine num brasileiro... O melhor rankeado do Paraná X o melhor Rankeado do RS X o Melhor Rankeado Brasileiro... Haveria uma pulverização de rankeamento que poderia ser bastante útil principalmente para os pequenos que precisam conseguir um patrocinador.Abraço.

  • 29/05/2009 09:45 Max Lutjens

    Parabéns ao Paulo e o Binho que sempre se empenham pelo nosso esporte, mas também sem esquecer o patrocínio da Dolly que ajudou a viabilizar o projeto.Parabéns a todos!!Max

  • 29/05/2009 20:25 Caue

    Concordo com o Anderson,é uma bela iniciativa porém vai ser outro capacete de ouro ,leva quem participar mais,não desmerecendo ninguém,pois nem todos podem competir em tudo por vários motivos. Legal,mas precisa de ajustes.

  • 30/05/2009 06:28 Geovane Gonçalves

    O RANKING DE MANEIRA NENHUMA DEVE NIVELAR POR BAIXO.OBVIAMENTE CRITERIOS JUSTOS ,QUE PROPORCIONEM UMA DISPUTA ENTRE ALGUNS PILOTOS É O IDEAL.OS CAMPEONATOS EXISTENTES E AINDA COM FORMATAçÂO VALIDA ,CLARAMENTE DEFINIDOS EM SUA IMPORTANCIA ,DEVEM TER SEUS PESOS BEM DEFINIDOS.AQUELES QUE FAZEM ALGUMAS CORRIDAS DEVEM SE CONTENTAR COM OS TROFEUS CONQUISTADOS ,É A PREMIAÇÃO DEVIDA.RANKING TEM QUE VALORIZAR PARTICIPAÇÃO NO ESPORTE E QUEM DEFINITIVAMENTE PARTICIPA COM TRANSPARENCIA E DEDICAÇÃO.

  • 01/06/2009 11:50 Paulo Carcasci

    Para efeito de pontuação no Ranking Nacional de Pilotos, só são considerados os 2 melhores campeonatos de cada piloto.Assim fica possível para qualquer piloto que participe, por ex: em seu estadual e o Brasileiro, ou outro regional ter a mesma pontuação que os pilotos que correm mais provas.Por favor visitem o site www.rankingnacionaldepilotos.com.br e façam mais comentários.A diferença para o capacete de ouro e que o piloto não depende dos votos de jornalistas para vencer.

  • 11/06/2009 19:59 Beto Rossi

    Paulo , Parabens pela Ideia !Quanto à Pontuaçao Acho Estar Correta , Deve Ter Sido Amplamente Estudada por Voces . Nunca Vai Ser Totalmente Legal Para Todos . No Meu Caso Por Exemplo , A Idade de Senior é de 26 Anos Ne , eu Só Tenho 55 Anos , Mais Estou Ai Brigando Toda Prova da Stock 125 Para Para Acumular Mais Pontos . Abraços

  • 15/12/2010 16:52 Marquinhos Competiçoes

    parabens pelo kanking de piloto queria saber se ja esta atualisado e quando vamos saber quem e o piloto da junior muito obrigado e parabens